Atualizada em:
Cancún é um dos destinos mais famosos do México e um dos mais buscados por brasileiros no país. Recentemente houve algumas alterações nas exigências de imigração que podem confundir quem quer visitá-lo, então vamos mostrar quais são os documentos obrigatórios para viajar a Cancún, inclusive a necessidade de visto, e tirar todas as dúvidas em torno do tema
Cancún, banhada pelas águas cristalinas do Caribe Mexicano e abençoada com praias de areia branca, é um dos destinos mais deslumbrantes do mundo para quem busca sol, relaxamento e aventura.
Entretanto, antes de mergulhar nas maravilhas desta cidade paradisíaca, é essencial entender os requisitos necessários para a sua entrada no México, especialmente se você é brasileiro.
Desde ajustes recentes nas políticas de imigração até os requisitos específicos de documentação, viajar para Cancún exige uma preparação meticulosa. Saber se você precisa ou não de um visto, quais documentos são obrigatórios e como solicitá-los são passos fundamentais para evitar surpresas desagradáveis.
Este texto não só explora as exigências atuais, mas também fornece dicas práticas para facilitar o processo, garantindo que sua experiência seja tão linda quanto as praias de areia macia e águas azuis-turquesa que aguardam por você em Cancún.
Visto eletrônico para brasileiros que vão a Cancún
Na última vez que falamos sobre a necessidade de visto para brasileiros entrarem no México, contamos que a governadora de Quintana Roo, Mara Lezama, anunciou em suas redes sociais que o visto eletrônico voltaria a valer para os brasileiros em maio de 2024.
Porém, depois disso, nem tudo se desenrolou como esperado. No início de maio, informações publicadas pelo portal mexicano Novedades Quintana Roo afirmou que pressões diplomáticas frearam a implementação do visto.
Dessa vez, quem confirmou a informação foi o presidente do Conselho Hoteleiro do Caribe Mexicano, Jesús Almaguer Salazar. Sobre o visto, o secretário de Turismo de Quintana Roo, Bernardo Cueto Riestra, disse que estão promovendo estratégias para atrair visitantes brasileiros através do visto dos EUA e aguardam definições do governo federal para concretizar o visto eletrônico.
Exceções do visto – documentos para viajar a Cancún
Abaixo, confira as exceções para a exigência do visto mexicano:
- Visto de outros países: não será necessário visto mexicano para cidadãos que possuem visto válido e vigente para Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, ou qualquer país do Espaço Schengen;
- Residência permanente: portadores de documento que comprove residência permanente nos países mencionados acima também estão isentos da necessidade de visto mexicano;
- Turistas por Mar: turistas que chegam ao México por navios de cruzeiro podem permanecer até 7 dias sem visto no porto de chegada.
Documentos obrigatórios para viajar a Cancún
Para todos os viajantes, independentemente da necessidade de visto, alguns documentos são essenciais para a entrada no México e, consequentemente, em Cancún:
- Passaporte: deve ter validade mínima de seis meses a partir da data de entrada no México;
- Comprovante de retorno: confirmação da passagem de retorno ao Brasil ou para outro destino;
- Comprovante de recursos financeiros: extratos bancários recentes, cartões de crédito internacionais ou dinheiro em espécie que demonstrem capacidade financeira para a estadia;
- Formulário migratório múltiplo (FMM): preenchido no voo ou na chegada ao México e mantido até a saída do país. Pode ser preenchido online para maior conveniência;
- Cumprir com algum dos seguintes critérios: recursos financeiros, arraigo ou viajante:
– Recursos financeiros: comprovar vínculo empregatício com pelo menos três meses ou extrato bancário do mesmo período com valor mínimo de R$ 16,800.
– Comprovação do vínculo com o Brasil: original de constância de emprego ou original e cópia da escritura que comprove que possui bens imóveis em seu nome pelos últimos dois anos.
– Comprovação do status de viajante frequente: apresentar copia de vistos e/ou carimbos de entrada de no mínimo três países estampados nos últimos 365 dias no passaporte vigente que estiver apresentando, não inclusos países limítrofes ao Brasil.
Para se certificar de cada um dos documentos necessários e qual formulário preencher acesse o site da Secretaria das Relações Exteriores do México e busque o visto de sua preferência.
A taxa para emissão do visto é de U$53 (R$ 285,00*), pago via pix. A chave será entregue no momento do trâmite. Lembre-se que o pagamento do trâmite não garante a aprovação do visto.
* Valor apurado em junho/2024
Como solicitar o visto mexicano para viajar para Cancún
Solicitar o visto para viajar a Cancún envolve um processo relativamente simples, porém requer atenção aos detalhes já que é o principal item da lista de documentos obrigatórios para viajar ao país.
Os brasileiros podem solicitar o visto nos consulados mexicanos em São Paulo ou Rio de Janeiro, ou na embaixada do país em Brasília. É necessário agendar previamente e comparecer ao local para a entrega dos documentos e para a entrevista.
Veja o passo a passo:
- Acessar o site do consulado;
- Preencher o formulário online;
- Agendar uma entrevista;
- Reunir a documentação exigida;
- Efetuar o pagamento da taxa;
- Comparecer à entrevista.
Duração do visto mexicano
A validade do visto mexicano pode variar de acordo com o tipo solicitado e a análise consular. Turistas geralmente recebem vistos de curto prazo, válidos por até seis meses, enquanto vistos de longo prazo podem ter validade de até 10 anos, dependendo das circunstâncias individuais.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]