Emissão de passaporte ficará mais fácil até o fim de dezembro

Atualizada em:

Uma medida para facilitar a emissão do passaporte acaba de ser anunciada pela Casa Civil em Brasília

Depois de um ano conturbado, onde aconteceu suspensão de novos passaportes pela Polícia Federal, finalmente uma boa notícia para quem vai viajar para o exterior e precisa emitir um novo passaporte. A proposta estimada para o final de dezembro, busca deixar todos os processos para emissão menos burocráticos.

O programa que faz parte do Brasil Eficiente, dispensa a apresentação dos documentos que comprovam a certidão de quitação eleitoral, do serviço militar e o viajante também não necessitará levar o comprovante de recolhimento das taxas. Os únicos documentos necessários para solicitação do passaporte serão os de praxe, apenas identidade, CPF e passaporte anterior, se houver. A fotografia e registro das digitais continuarão sendo feitos na hora.

Essa mudança funcionará gradualmente: começando em dezembro deste ano em alguns postos, sem data definida para inicializar e deverá estar em vigor em todo o Brasil até dezembro de 2018. Quando for emitir o seu novo documento, oriente-se na sede da polícia federal da sua região.

Passaporte com urgência

Em alguns casos onde a viagem já está com data fechada, fica difícil conseguir garantir um prazo rápido na emissão dos passaportes, pois a fila de espera pode variar conforme cada unidade e época. Para quem precisa desse serviço com maior agilidade detalhamos mais na publicação: emitir passaporte com urgência.

Paulo Lopes/iStock

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima