Se você tem o sonho de morar fora do país, esse artigo pode te ajudar a dar os primeiros passos em direção à realização dele. Isso porque nós vamos te explicar como é possível trabalhar durante um ano na França, mesmo sem ter cidadania com o visto Férias-Trabalho.

Talvez você não saiba, mas brasileiros podem morar na França sem cidadania, assim como franceses podem morar e trabalhar no Brasil com o visto Férias-Trabalho. Esse visto permite que brasileiros e franceses façam esse intercâmbio cultural nos dois países. E é sobre isso que vamos falar neste artigo explicando como os brasileiros podem trabalhar na France.

O que é o Programa Férias-Trabalho na França?

trabalhar na França

Trabalhar na frança sem cidadania. Foto: Camille Brodard / Unsplash

Em 2018, o Governo lançou o Programa Férias-Trabalho. Esse programa, permite que brasileiros de 18 a 30 anos passem até um ano trabalhando na França. O mesmo programa vale para jovens franceses que possuem interesse em morar no Brasil.

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Como o visto de turista tem um período de tempo limitado, com essa nova modalidade, os jovens poderão conhecer a cultura de cada país e se manter financeiramente, por um período maior.

Esse programa ainda é pouco conhecido no Brasil, mas pode ser um incentivo para jovens que querem ter uma experiência de intercâmbio no exterior. Além disso, o país também possui parcerias parecidas com outros países além da França. Ou seja, com esse formato de visto de trabalho para quem não tem cidadania, também está disponível na Alemanha, Canadá, Nova Zelândia e Austrália.

Anualmente, esses países liberam uma quantidade específica de vistos de trabalho para jovens brasileiros, no formato férias-trabalho (Work and Holidays). Apesar disso, ainda não foi divulgada a quantidade de vagas disponíveis para este programa, que pode variar conforme cada destino.

Sobre o visto de trabalho na França, mesmo para quem não tem cidadania, algumas considerações precisam ser feitas. Antes de mais nada, o Governo francês deseja que os jovens brasileiros vivam essa experiência com qualidade, por isso algumas exigências são feitas antes mesmo de embarcar.

De qualquer forma, apesar do visto da França ser gratuito, eles também exigem um comprovante de recursos financeiros que são fundamentais para conseguir o visto.

Como conseguir o visto Férias-Trabalho na França?

morar na frança e trabalhar

Foto: John Tower / Unsplash

Existem alguns itens obrigatórios para estar apto a participar do programa. Dentre elas, ter entre 18 e 30 anos e comprovar ter cerca de 2,5 mil euros ou o equivalente em reais. Além disso, também é necessário comprar a passagem aérea de ida e volta e alguns outros documentos. Veja quais:

Documentos necessários para solicitar o visto Férias-Trabalho

  • 2 fotos 3 x 4;
  • Formulário do visto de longa duração;
  • Passaporte com validade mínima de 1 ano e 3 meses;
  • Comprovantes financeiros pessoais e extratos bancários comprovando 2,5mil euros;
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Cópia da identidade;
  • Carta de motivação;
  • Currículo;
  • Atestado médico alegando boa saúde;
  • Antecedentes criminais.

Quanto tempo posso ficar na França?

visto de trabalho frança

Photo: Anthony DELANOIX / Unsplash

O visto Férias-Trabalho permite que o jovem viva durante um ano na França. Por isso você deve se organizar para sair do país logo após esse período.

Sob nenhuma hipótese é permitido se manter no país após o período de um ano ou solicitar a renovação. Bem como, não é possível solicitar qualquer outro tipo de visto de trabalho diretamente na França, com exceção do visto de união estável ou depois de comprovar um vínculo de 3 anos em território Francês, solicitado por via judicial. Caso deseje morar na França, é recomendado que você solicite o visto de trabalho direto.

Quanto custa tirar esse visto Férias- Trabalho?

trabalhar na frança

Photo: Joe deSousa / Unsplash

Não é necessário pagar nenhuma taxa para solicitar o visto Férias-Trabalho.

Você só precisa agendar a visita no consulado, pela internet, e levar os documentos solicitados e o formulário de solicitação preenchido e assinado no dia pré-determinado. As solicitações podem ser feitas nos consulados franceses nas unidades do Rio de Janeiro, São Paulo e no Recife.

É obrigatório ser fluente em francês?

Não é obrigatório ter francês fluente para solicitar o visto Férias-Trabalho. Contudo, este pode ser um diferencial. Portanto, se você possui algum curso que certifique seus conhecimentos da língua, deve incluí-lo em seu currículo, com um comprovante anexado.

Dicas para quem vai trabalhar no exterior com o visto Férias-Trabalho

Se você já se decidiu e deseja mesmo trabalhar no exterior, separamos algumas dicas indispensáveis que vão te ajudar a fazer essa transição de forma mais tranquila. Dá só uma olhada:

Não esqueça de contratar o Seguro Viagem obrigatório para Europa

Ao tomar a decisão de morar em outro país, você precisa ter em mente que algumas coisas lá fora, são completamente diferentes daqui do Brasil.

Como, por exemplo, os atendimentos médicos. Enquanto aqui, conseguimos encontrar atendimento médico gratuitamente, lá fora não é tão simples assim.

Por isso, antes de mais nada, você precisa contratar um plano de seguro viagem internacional. Esse plano vai te garantir atendimento médico, suporte caso suas malas sejam extraviadas, entre outros benefícios.

Pesquise como funciona o mercado de trabalho 

A realidade de cada setor muda bastante de país para país. Por isso é importante entender como funciona o mercado de trabalho na França na área em que você deseja atuar. Utilize grupos em redes sociais para tirar dúvidas e buscar oportunidades.

Construa uma rede de apoio

A princípio, um dos maiores desafios de morar fora do país, é a solidão que pode gerar em alguns imigrantes que estão longe de casa, da família e dos amigos.

Por isso, é importante buscar outros brasileiros que residam próximo de onde você estará para construir uma rede de apoio, que pode ser muito útil em diversos momentos. E ótimas companhias sempre fazem as viagens ficarem ainda melhor.

Você pode participar de grupos e até buscar pessoas que compartilham a vida fora nas redes sociais. Acompanhar o dia a dia deles pode te dar mais segurança sobre sua decisão como resultado, você vai entender melhor quais desafios te esperam!

Contrate um serviço de chip para celular

Assim como o Seguro Viagem, ter um chip de viagem internacional, é fundamental para não ficar incomunicável assim que pisar fora do avião.

Esse tipo de chip pode ser adquirido ainda no Brasil e vai te ajudar a manter a comunicação com sua família, bem como se locomover através de aplicativos e contatar seus anfitriões na França. Caso não dê tempo de contratar um antes de viajar, é possível encontrar lojas em diferentes aeroportos que vendem esses chips internacionais. O ideal é comprar um no seu país de destino.

Planeje a sua viagem com antecedência

Em alguns casos, por mais que nos preparemos o bastante, podem ocorrer imprevistos. E nessas horas é fundamental se organizar melhor e com antecedência. Por exemplo, é importante já ter todos os documentos exigidos para solicitar o visto alguns dias antes do agendamento, assim você consegue ter um tempo maior caso falte algum.

Também é recomendado que você viaje com um plano B na manga (só para o caso das coisas não saírem como planejado inicialmente). Cada país possui regras diferentes, ou seja, sempre é possível encontrar um com o seu perfil.

Por isso, você pode levar um dinheiro extra (além daquele obrigatório), informações atualizadas sobre o seu destino, reserva para os primeiros dias, aplicativos de tradução, além de buscar um domínio básico do idioma. Veja todas as informações no site oficial do consulado da França.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os best destinations do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes places to visit in Brazil e no exterior. São milhares de travel tips com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotels, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Subscribe to our channel:
 

Plan your Trip


14 praias no Brasil que deixam o Caribe no chinelo

Previous article

7 parques naturais incríveis para visitar entre SP, RJ e MG

Next article

You may also like