Programando uma viagem para o interior de Goiás? Descubra o que fazer em Pirenópolis neste guia com as 18 atrações turísticas imperdíveis desse destino incrível do ecoturismo

Pesquisando o que fazer em Pirenópolis? Esta cidade do interior de Goiás é um destino incrível para se conhecer. E, para te ajudar a saber o que ver por lá, preparamos este guia com 18 atrações turísticas imperdíveis em Perinópolis, como é carinhosamente conhecida.

Pirenópolis está localizada em uma região privilegiada do cerrado brasileiro, cheia de rios,  lindas quedas d’água e paisagens surpreendentes. Além disso, abriga construções históricas que ajudam a contar como ocorreu a formação do estado.

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

E o melhor: é um destino acessível, tanto quando o assunto é o valor das hospedagens em passeios, quando falamos em facilidade de acesso aos seus pontos turísticos, principalmente as cachoeiras. É muito simples circular pela região e você não terá problemas para chegar em nenhuma das atrações.

Então, vamos ao que interessa? Descubra, a seguir, o que fazer em Pirenópolis neste guia com as 18 atrações turísticas imperdíveis desse destino.

O que fazer em Pirenópolis

De lindas cachoeiras a cenários históricos importantes de Goiás, há muito o que fazer em Pirenópolis. Você vai descobrir muitas surpresas que, com certeza, vão te conquistar. Por isso, vale muito a pena programar uma viagem para este destino incrível do ecoturismo.

Confira, a seguir, quais são as 18 atrações turísticas imperdíveis de Pirenópolis:

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

pyrenopolis

Photo: Wikimedia Commons

Considerado o maior e mais antigo monumento de Goiás, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário é o ponto de partida para o tour pelo centro histórico de Pirenópolis. Ela foi construída entre 1728 e 1732 e fica aberta à visitação de quinta a segunda.

Santuário de Vida Silvestre Vagafogo

pirenópolis

Photo: Disclosure

THE Santuário de Vida Silvestre Vagafogo é uma reserva particular que fica próxima ao centro de Pirenópolis e promove a educação ambiental. O local conta com uma trilha de 1.500 metros, na qual é possível observar a fauna e a flora da região. Além disso, tem várias opções de lazer, como rapel, arvorismo e banho em uma piscina natural, com uma pequena queda d’água.

Our Lord of Bonfim Church

o que fazer em pirenopolis

Photo: Disclosure

A bela construção colonial da Igreja Nosso Senhor do Bonfim é um dos principais prédios históricos de Pirenópolis. Além disso, é utilizada pela comunidade para a realização de festas tradicionais, como as Cavalhadas e a Folia do Divino. Para visitá-la é necessário o pagamento de uma pequena taxa. A igreja fica aberta de quarta a segunda, das 12 às 18h.

Museu da Família Pompeu

o que fazer em pirenopolis

Photo: Disclosure

Localizado em um casarão do século XVIII, o Museu da Família Pompeu fica no centro de Pirenópolis e reúne fotografias, peças, jornais e instrumentos que contam um pouco da história da região. O local abrigou a sede do primeiro jornal de Goiás.

Mirante do Ventilador

o que fazer em pirenopolis

Photo: Disclosure

O Mirante do Ventilador é um dos principais pontos turísticos de Pirenópolis, a apenas 9 km do centro. Ele fica em um morro a 1.000 metros de altitude e oferece uma bela vista da paisagem. Em dias claros, é possível avistar, inclusive, uma parte da cidade.

Our Lady of Carmo Church

o que fazer em pirenopolis

Photo: Disclosure

A Igreja Nossa Senhora do Carmo é um dos marcos da fundação de Pirenópolis e, hoje, um dos lugares imperdíveis para conhecer ao viajar para lá. A fachada colonial é simples, mas seu interior tem decoração barroca-rococó, com riqueza de detalhes que impressiona. Além disso, o prédio abriga o Museu de Arte Sacra.

Museu do Divino

o que fazer em pirenopolis

Photo: Disclosure

Como o nome revela, o Museu do Divino reúne um acervo que conta a história da Festa do Divino, tradicional comemoração da cidade. Lá você verá fotos, maquetes das igrejas e objetos relacionados à cultura existente na principal festa de Peri.

Praça do Coreto

o que fazer em pirenopolis

Photo: Disclosure

A Praça do Coreto, além de ser uma ótima opção de passeio, abriga uma das principais feiras de artesanato de Pirenópolis. A Feirinha do Coreto, como é conhecida, reúne barraquinhas que vendem roupas, acessórios, produtos em couro, itens decorativos, peças produzidas com materiais reciclados, tapeçarias, salgados e doces.

Dragons waterfalls

o que fazer em pirenopolis

Photo: Disclosure

As Cachoeiras dos Dragões são oito belíssimas quedas d’água localizadas dentro do Mosteiro Zen Eisho-Ji, uma propriedade budista. Para visitá-las, é preciso percorrer um trajeto de cerca de 4,3 km (ida e volta), que leva de 2h30 a 4 h. O caminho que leva até as quedas d’água é bem sinalizado e há limite do número de visitantes por dia.

Paradise Waterfall

o que fazer em pirenopolis

Photo: Disclosure

A Cachoeira do Paraíso, além de bela, é uma das mais acessíveis de Pirenópolis. Para chegar até ela, basta percorrer uma trilha de 120 metros entre o local de parada dos carros e a cachoeira. Ela fica entre rochas, cercadas por vegetação preservada, e tem águas cristalinas que formam um poço ótimo para banhos, com 60 metros quadrados e até 6 metros de profundidade.

Old Mill Waterfall

tourist attractions

Photo: Disclosure

Outra queda d’água com acesso facilitado em Pirenópolis, a Cachoeira da Usina é ideal para quem não quer enfrentar longas trilhas. Ela fica próximo ao centro da cidade e tem várias quedas d’água pequenas – a maior tem apenas 10 metros de altura. No entanto, é uma das mais frequentadas, sobretudo nos finais de semana.

Meia Lua Nature Reserve

tourist attractions

Photo: Disclosure

A Reserva Natural Meia Lua é um lugar perfeito para quem procura por tranquilidade. Nela, você encontra uma sequência de quedas d’água entre rochas, cercadas por natureza preservada, que formam um cenário belíssimo. Todo o caminho é pavimentado e há escadas que levam à beira do rio. Por isso, é um lugar perfeito para aproveitar a natureza sem abrir mão do conforto e da estrutura, como lanchonete, banheiros e duchas.

Abbot's Waterfall

tourist attractions

Photo: Disclosure

One of cachoeiras mais famosas de Pirenópolis, a Cachoeira do Abade tem 22 metros de altura e um poço de águas verdinhas, cercado por areia. Ao visitá-la, você pode se refrescar em uma piscina natural ou observar a linda paisagem em vários mirantes. Além disso, pode também conhecer a Cachoeira do Cânion, a Cachoeira do Landi e a Cachoeira do Sossego, que ficam próximas.

Blue Lagoon Waterfall

tourist attractions

Photo: Disclosure

A Cachoeira Lagoa Azul, como o nome sugere, tem águas cristalinas em tons de azul turquesa, que formam um grande poço belíssimo. Ela fica na Fazenda Bonsucesso e é a última de uma sequência de quatro quedas d’água. Para chegar até a linda cachoeira, no entanto,  é preciso disposição para percorrer uma trilha íngreme de 1,5 km.

Santa Maria waterfall

waterfalls

Photo: Disclosure

Localizada na Reserva Ecológica Vargem Grande, a 11 km de Pirenópolis, a Cachoeira Santa Maria é uma belíssima queda d’água, em meio a um paredão rochoso, que forma um grande poço de águas cristalinas. O local é cercado por areia e lembra uma praia.

Cachoeira do Coqueiro e Garganta

waterfalls

Photo: Disclosure

Bem próximas, as Cachoeiras do Coqueiro e Garganta geralmente são visitadas em conjunto. O acesso às duas quedas d’água é através de uma trilha de 600 metros que sai do estacionamento do Parque Coqueiro. A Cachoeira do Coqueiro fica à direita da trilha e tem um grande poço para banho. Já a Cachoeira da Garganta fica logo abaixo em um local mais fechado por mata.

Bonsucesso Farm

waterfalls

Photo: Disclosure

A Fazenda Bonsucesso é conhecida por suas seis belas cachoeiras. Bem próxima ao centro de Pirenópolis, a propriedade abriga a Cachoeira do Açude, a Cachoeira do Landi, a Cachoeira Palmito, a Cachoeira Pedreira, a Cachoeira Bonsucesso e a Cachoeira Lagoa Azul.

Lazarus Waterfall

waterfalls

Photo: Disclosure

A Cachoeira do Lázaro é recomendada para quem não sabe nadar ou tem medo de mergulhar em poços profundos. A bela queda d’água forma uma piscina natural rasa, com que não ultrapassa 1,5 metro de profundidade. Ela fica dentro da Reserva Ecológica Vargem Grande, a apenas 1,5 km de distância da sede do local.

Agora que você já sabe o que fazer em Pirenópolis, pode planejar sua viagem para lá. Com essas 18 atrações turísticas imperdíveis é possível montar um roteiro bem bacana, não é mesmo? E não esqueça de nos contar como foi sua experiência nesse destino incrível.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os best destinations do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes places to visit in Brazil e no exterior. São milhares de travel tips com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotels, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Subscribe to our channel:
 

Plan your Trip


Melhores resorts de São Paulo para ir com a família

Previous article

Descubra quais são as pousadas mais bem avaliadas na Praia Grande, segundo a Decolar

Next article

You may also like