Como parte das comemorações dos 110 anos do bondinho, a nova atração deve ser inaugurada até novembro. Confira mais detalhes sobre a tirolesa no Pão de Açúcar

Quem um dia se imaginou descendo em uma tirolesa no Pão de Açúcar pode, em breve, realizar esse sonho. É isso mesmo! A administração do Parque Bondinho Pão de Açúcar anunciou a instalação de uma tirolesa de 755 metros entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca como parte das comemorações de 110 anos do bondinho.

A nova atração ainda precisa ser aprovada pela prefeitura do Rio de Janeiro, que já sinalizou ser favorável ao projeto, e deve ser inaugurada até novembro deste ano. De acordo com o anúncio feito no final de maio, serão quatro linhas entre os dois morros e a descida deve ser feita pelos aventureiros em cerca de 50 segundos a 100 km/h.

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Nova atração do bondinho: tirolesa no Pão de Açúcar

tirolesa boninho pão de açucar

Foto: Duvulgação

Um dos cartões-postais mais visitados do mundo – tendo recebido mais de 50 milhões de pessoas desde sua inauguração em 1912 – o Bondinho do Pão de Açúcar vai ganhar um reforço e tanto com a nova atração.

Apesar de não ser a maior ou a mais rápida – os títulos, atualmente, são da Jebel Jais, nos Emirados Árabes Unidos, com 2,83km e descida a 150km/h -, a administração do parque garante que a tirolesa no Pão de Açúcar terá uma das vistas mais lindas. Os aventureiros que enfrentarem a descida de 755 metros poderão contemplar do alto Niterói e a Baía de Guanabara.

A nova atração é uma das iniciativas da comemoração dos 110 anos do bondinho, que ocorrerá em outubro deste ano. O Parque Bondinho Pão de Açúcar apresentou, recentemente, uma nova identidade visual e posicionamento de marca. Além disso, adotou fornecedores de energia renovável, para reduzir a emissão de carbono. No campo cultural, anunciou a retomada do festival Tim Music Noites Cariocas, que terá uma nova edição de shows em outubro.

110 anos do Bondinho

O complexo do Bondinho do Pão de Açúcar começou a ser construído em 1909, mas a primeira viagem nos teleféricos ocorreu apenas em 1912, quando foi inaugurado oficialmente. Desde então, recebe milhões de visitantes todos os anos e é um dos pontos turísticos mais procurados no Rio de Janeiro, com capacidade para atender 1,3 mil pessoas por hora.

E não é por menos. A vista do alto é incrível, sendo que o complexo tem dois mirantes naturais: o do Morro da Urca, com 227 metros de altura, e o do Pão de Açúcar, com 396 metros. Além disso, o passeio de bondinho é muito agradável e vai revelando, aos poucos, a bela paisagem da Cidade Maravilhosa que se terá do alto dos morros.

THE Bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do mundo. Antes dele, o lugar era explorado somente por aventureiros através de escaladas – a primeira a alcançar o topo do Pão de Açúcar foi Henrietta Carstairs, em 1817.  Atualmente, o bondinho é o mais longevo em operação e transformou-se em um polo de entretenimento, com bares, restaurantes e a realização de shows.

Existem duas formas diferentes de chegar ao topo do Pão de Açúcar. A primeira é inteiramente através do bondinho, que sai da Praia Vermelha, passa pelo Morro da Urca e termina o percurso no Pão de Açúcar. A segunda é por meio da Pista Cláudio Coutinho, à beira-mar, que leva a uma trilha cercada por mata fechada que segue até o topo do Morro da Urca. A partir dele é possível fazer a segunda parte do trajeto de bondinho até o Pão de Açúcar (neste caso, pagando metade do valor do ingresso).

Depois de inaugurada, a tirolesa no Pão de Açúcar mudará a forma como alguns turistas farão a volta à Praia Vermelha, uma vez que a parte do trajeto entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca será através da descida radical. O restante do percurso poderá ser feito a pé, pela trilha, ou pelo bondinho.

Como chegar no Bondinho do Pão de Açúcar

O Bondinho do Pão de Açúcar fica no bairro da Urca, na avenida Pasteur, 520, de onde os teleféricos saem diariamente, entre 8h e 21h. É necessário comprar ingresso para fazer o trajeto e a bilheteria funciona somente até as 19h50.

É possível chegar no Bondinho do Pão de Açúcar de diferentes formas, seja de carro, metrô ou ônibus. Se você optar por ir de carro, a avenida Pasteur tem fácil localização no GPS e o local conta com estacionamento. Os táxis e carros por aplicativo são também ótimas opções para seguir até a atração turística.

De metrô, a estação mais próxima é a Estação Botafogo, acessível pelas linhas 1 e 2. Ao descer nela, será necessário pegar o ônibus da linha 513 em direção à Urca. Esta é, inclusive, uma das linhas de ônibus que levam até o Bondinho do Pão de Açúcar. A depender da sua localização na cidade, terá opções diferentes de ônibus para chegar até lá. Confira algumas delas:

  • A partir de Copacabana, Ipanema, Leblon e Gávea, as linhas que levam ao Pão de Açúcar são 484/483 ou 455.
  • A partir do centro do Rio, pegue a linha 107.
  • A partir do Jardim Botânico, Gávea, Laranjeiras e Cosme Velho, as opções são as linhas 581 e 107.
  • Se estiver no Aeroporto Santos Dumont, terá que seguir de VLT até a Estação Antônio Carlos e tomar o ônibus da linha 107 na Avenida Presidente Wilson próximo ao Ibmec.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os best destinations do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes places to visit in Brazil e no exterior. São milhares de travel tips com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotels, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Subscribe to our channel:
 

Plan your Trip


13 praias que você precisa conhecer em Alagoas

Previous article

Campos de girassóis para visitar em São Paulo, Minas e Rio

Next article

You may also like