Se você faz parte dos amantes de ecoturismo e turismo de aventura, Aiuruoca, em Minas Gerais, é o destino ideal para você…

Localizada no sul de Minas, a cidadezinha de Aiuruoca que fica aproximadamente 300 km do Rio de Janeiro, é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, se você faz parte desse grupo de pessoas que adoram novas descobertas e buscam a tranquilidade de um cidade pequena com pouco mais de 6 mil habitantes, certamente irá se encantar pelas belezas e atrações naturais encontradas na charmosa Aiuruoca.

A cidadezinha encanta com suas incríveis cachoeiras, algumas delas podendo chegar até a 130 metros de queda d’água como a Cachoeira do Fundo, uma das atrações mais escolhidas entre os visitantes, ou na Cachoeira Deus Me Livre, para quem gosta de um pouco mais de aventura. E se você pensa que para por aí, o destino também conta com incríveis trilhas paradisíacas que levam até os principais pontos turísticos da cidade.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Lugares em Minas Gerais - Aiuruoca 2

Pousada Canto das Bromélias / Divulgação

Além das trilhas imersas na natureza, muitos visitantes optam pela prática de trekking que segue até o Pico do Papagaio. Uma dessas trilhas em direção ao Vale dos Garcia, onde está localizado o poço do Joaquim Bernardo, você pode encontrar relaxantes hidromassagens, naturais e tobogãs de pedra. Já o acesso da Cachoeira do Fundo, ideal para quem busca um pouco mais de desafio, exige um preparo físico maior, pois são aproximadamente 2 horas de caminhada até a chegada ao local, tudo isso agrupado de belas paisagens.

E depois dessa experiência incrível?

Bom, entre uma aventura e outra, nada melhor do que relaxar em um lugar confortável e acolhedor. Aiuruoca conta com pousadas rústicas e muito aconchegantes e para todos os gostos, que vão desde acomodações com redes, spas mais bem estruturados, e localizadas no topo da montanha, acompanhada de uma vista espetacular, no entanto devido serem bem disputadas, as reservas precisam ser feitas com antecedência para que não corra o risco de deparar com as estadias indisponíveis.

Alguns detalhes sobre os principais pontos turísticos de Aiuruoca e que certamente, você irá adorar conhecer.

Lugares em Minas Gerais - Aiuruoca

Pousada Canto das Bromélias / Divulgação

Pico do Papagaio

 

Com uma caminhada de ida e volta de aproximadamente 7 horas de duração no interior do Parque Estadual da Serra do Papagaio, acaba exigindo do visitante certo preparo físico para longas jornadas. Recomenda-se também levar bastante água, blusa, repelente e pequenos lanches para fazer ao longo do passeio.

A trilha atravessa por trechos de Mata de Candeia, Floresta Tropical de Altitude e Campos Rupestres. Chegando ao topo, o visitante ainda pode presenciar uma maravilhosa visão de 360 graus de toda a região, além de estar a uma altitude de aproximadamente 2.100 metros.

Vale dos Garcias

Nesse destino, você também pode visitar o Poço do Joaquim Bernardo, um local ideal para pessoas com mais idade, pequenos grupos de amigos ou famílias. Também é possível conhecer a Cachoeira do Tiziu, Cachoeira dos Garcias, Cachoeira da Esperança e a Prainha. O local conta com um incrível visual de altitude e sua vegetação é muito parecida com Cerrado e em algumas partes mais altas se assemelham muito com os biomas dos Campos de Altitude.

Um destino com um roteiro amplo e com várias e diferentes atrações para seus visitantes, recomenda-se antes de iniciar sua visitação, colher algumas  informações no Casarão do Matutu. Além de trilhas de bicicleta e cavalos, arvorismo, terapias e massagens e outras práticas também poderão ser desfrutadas por lá.

Aiuruoca - Lugares em Minas - Cachoeira

Cachoeira dos Garcias, em Aiuruoca. Foto via: Wikimedia

Cachoeira Deus Me Livre

Com uma leve caminhada de aproximadamente 20 minutos é possível chegar a 3 quedas d’água com cerca de 15 metros de altura aproximadamente. Cada uma delas formam poços que se transformam em balneários para relaxar, como o último deles, propício ao banho em águas geladas e refrescantes. Além disso, as primeiras duas quedas possibilitam a prática de canyoning – uma modalidade que consiste na descida por desfiladeiros, utilizando o auxílio de cordas e equipamentos de escalada.

Lugares em Minas Gerais - Aiuruoca 4

Pousada Canto das Bromélias / Divulgação

Leia também:

» Trem turístico vai ligar Minas Gerais e Rio de Janeiro
» Lugares para conhecer em Ouro Preto
» Descubra os lugares onde gravaram a novela Espelho da Vida
» 30 cidades coloniais no Brasil que você precisa conhecer

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Argentina e Chile lançam a mais longa rota de vinho do mundo

Artigo anterior

Hotel iglu tem expedições para ver aurora boreal com conforto

Artigo seguinte

Você pode gostar