Quer saber quais são as melhores épocas para visitar os EUA? Vamos te dar dicas sobre todas as estações do ano no país, assim ficará mais fácil decidir quando ir para lá

Toda estação do ano nos Estados Unidos tem suas vantagens e desvantagens para o turismo, por isso é importante conhecer as particularidades de cada uma para escolher a melhor época para viajar para lá. Além disso, é preciso ter bem claro quais são os objetivos da viagem para não errar na definição do lugar que irá conhecer e quando ir para os EUA.

Isto porque, devido à extensão do país – quarto maior do mundo em área territorial, banhado por três oceanos (Atlântico, Pacífico e Ártico) – há diferenças climáticas em cada região, mesmo dentro de uma mesma estação. Por exemplo, o inverno de Nova York é bem rigoroso, com temperaturas que, facilmente, ficam abaixo de zero. Mas se você optar por ir para a Califórnia no inverno, precisará usar apenas uma blusinha leve, já que o tempo por lá não costuma esfriar muito.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Por isso, é tão importante que você saiba exatamente o que deseja ver e fazer por lá para escolher a região certa e a época apropriada. Da nossa parte, podemos te ajudar com informações sobre cada estação do ano e como é o clima em diferentes localidades. Desse modo, ficará mais fácil para você decidir viajar para os Estados Unidos.

Conheças as melhores épocas para visitar os EUA

estacoes do ano nos Estados Unidos

Inverno em Nova York. Foto: Marc Ruaix / Unsplash

A melhor época para visitar os EUA dependerá, como já dissemos, do que você pretende ver e conhecer no país. Se quer ver neve e ainda economizar com diárias e passagens aéreas, a dica é planejar uma viagem para o inverno. Caso deseje curtir as praias, a melhor época é o verão, com certeza, quando as temperaturas favorecem o banho de mar. Se, por outro lado, sua intenção é fazer passeios ao ar livre com temperatura agradável, compensa viajar para lá na primavera. Agora, se busca belas paisagens e clima ameno, vá no outono.

Lembrando que, além de considerar a estação do ano, você deve pesquisar particularidades do destino que irá visitar nos Estados Unidos, como eventos climáticos que acometem cada região. Na Flórida, por exemplo, entre o final de agosto e o início de setembro os ventos ficam mais fortes e podem ocorrer tornados.

De forma geral, as regiões são subtropicais e têm temperaturas médias entre 0ºC e 20º. Porém, em alguns lugares podem ficar abaixo de zero e, em outros, ultrapassar os 40ºC em determinadas épocas.

Vale destacar, ainda, que as estações nos EUA são sempre opostas às do Brasil, uma vez que o país está no Hemisfério Norte e, nós, estamos no Hemisfério Sul. Ou seja, quando é verão aqui, lá é inverno. Durante o outono brasileiro, ocorre a primavera norte-americana. E, quando o verão chega por lá, as temperaturas caem por aqui. Por fim, enquanto é outono nas terras do Tio Sam, aproveitamos a primavera em solo brasileiro. Confira, a seguir, informações detalhadas sobre cada estação do ano:

Verão

melhores épocas para visitar os EUA

Verão em Los Angeles. Foto: Cedric Letsch / Unsplash

O verão nos Estados Unidos ocorre de junho a agosto. Marcado por altas temperaturas, é o período perfeito para quem quer aproveitar as praias e atrações ligadas à água, como parques aquáticos. Mas, como já mencionamos, devido à extensão de seu território, há diferenças climáticas dentro da estação em localidades distintas. Os estados do norte têm dias quentes com noites agradáveis. Já nos estados do sul, as temperaturas superam, facilmente, os 30ºC e, em alguns locais, podem ultrapassar os 40ºC.

Outono

O outono nos Estados Unidos vai de setembro a novembro e é marcado por belas paisagens, coloridas pelos tons vermelhos, laranja e amarelos das folhas das árvores, que forram o chão por toda parte. Essa é considerada a época mais romântica para se visitar os EUA, uma vez que o clima é bem ameno e o pôr do sol é um espetáculo. Nesta estação, as temperaturas ficam em torno de 17ºC a 25ºC em setembro, entre 10°C a 19°C em outubro e 5° a 13°C, em novembro.

Inverno

O inverno nos Estados Unidos, ao contrário do Brasil, ocorre entre dezembro e fevereiro e é bem diferente da estação que temos por aqui. Lá as temperaturas realmente caem e, na maioria dos estados, neva. Nos invernos mais rigorosos, quando ocorrem muitas nevascas e as cidades ficam cobertas de branco, um verdadeiro espetáculo. Mas, ao viajar para lá nessa época do ano, é preciso se preparar para o frio, principalmente no que diz respeito ao vestuário. Em algumas regiões, as temperaturas podem chegar a -30ºC.

Primavera

A primavera nos Estados Unidos ocorre entre março e junho e há quem considere essa a melhor época para visitar os EUA. Isto porque o clima é mais quente, mas não a ponto de comprometer os passeios ao ar livre. É um ótimo período para conhecer parques temáticos, como os da Disney e da Universal. Mas, atente-se, pois as temperaturas sobem gradativamente ao longo dos meses. Em março, ficam entre 2ºC e 11ºC. Em abril, variam de 8ºC a 18ºC. Somente em abril ultrapassam os 20ºC, ficando entre 13ºC e 23ºC.

Esse é um panorama geral de cada estação do ano nos Estados Unidos, mas vale reforçar, como mencionamos no início deste post, que os cenários podem ser diferentes, dependendo da região do país que você escolher conhecer. Por isso, é de suma importância que, antes de viajar para os EUA, você consulte informações específicas sobre a cidade para qual viajará ou onde pode encontrar o que procura, como neve, por exemplo.

Da mesma forma, é fundamental saber como funciona o fuso horário de cada região. Pois, apesar do horário oficial do país seguir o de Washington (duas horas a menos que o horário de Brasília), há seis fusos horários diferentes nos Estados Unidos – Eastern Standard Time (EST ou Oriental), Central Standard Time (CST), Mountain Standa rd Time (MST), Pacific Standard Time (PST), Horário do Havaí e Horário do Alasca – e você precisa conhecer o da cidade que irá visitar para se planejar corretamente.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Booking é confiável? Veja como reservar hotéis pagando menos

Artigo anterior

O que fazer em Ubatuba? Guia completo com praias e passeios

Artigo seguinte

Você pode gostar