Uma seleção de cenários litorâneos paradisíacos ao redor da Europa. Confira uma lista com as melhores praias do continente europeu

A Europa é abençoada com algumas das mais sensacionais linhas costeiras do mundo. Grandes extensões de areia dourada, enseadas secretas, águas claras do Mediterrâneo e claro, ótima opções de hotéis em todo o litoral.

Países como França, Itália, Grécia e Croácio costumam receber milhares de turistas na temporada de verão, mas existem diversas opções em todo velho continente. Se você está planejando passar o verão na Europa, não deixe de conferir essa lista das melhores praias do continente europeu.

Leia também » 100 lugares para viajar no Brasil em 2021

MELHORES PRAIAS DE FRANÇA

Foto: Getty Images

Costa Atlântica

Na costa ocidental da França, o clima é mais selvagem e as praias também. Grandes e divagantes extensões de areia, apoiadas por dunas e florestas de pinheiros. Mesmo ao largo de La Rochelle, a Ile de Ré é a ilha de férias francesa por excelência, completa com bonitas lojas de antiguidades, barracas de ostras e passeios a cavalo na praia; é aqui que os parisienses chiques vão passar o fim-de-semana.

Mais selvagens e mais calmas ainda são as praias mais ao Sul, em Cap Ferret, onde as dunas de areia mais altas da Europa caem em direção ao oceano Atlântico salpicado de veleiros brancos.

Riviera Francesa

A Côte d’Azur estende-se de Menton a Marselha. Os pontos de praia ao longo da sua costa estão entre os mais pitorescos de França: Nice old-school, Antibes artsy, Cannes A-list e St Tropez.

Em Cavalaire-sur-Mer e Juan-les-Pins podem ser encontrados trechos de areia mais tranquilas e sem muito movimento. Para um verdadeiro descanso da multidão, você terá de se dirigir ao largo; uma curta viagem de ferry da península de Giens até Les Iles d’Or, três ilhas idílicas paradisíacas, que possuem paisagens forradas por eucaliptos e perfumadas por lavanda.

Córsega

Córsega combina a sofisticação francesa com a sofisticação italiana. As suas praias de areia cor de champanhe são espetaculares e permanecem praticamente intocadas.

Porto Vecchio é um encanto de ruas calcetadas e casas cor-de-rosa, mas as melhores praias da Córsega estão escondidas na costa norte mais calma: Palombaggia com a sua areia cor-de-rosa, Portigliolo e Saleccia, uma das mais encantadoras da região.

MELHORES PRAIAS DA ESPANHA

Foto: Getty Images

Costa de la Luz

No sudoeste está a Costa de la Luz, a deslumbrante costa atlântica espanhola é repleta de cidades com praias largas e selvagens. Entre a antiga Cádiz e Tarifa estão as divertidas praias de Bolonia e Valdevaqueros.

O Mediterrâneo começa na incrível cidade de Marbella, a porta de entrada para a movimentada Costa del Sol. A brilhante cidade andaluza está repleta de clubes de praia ensolarados e o ambiente de festa estende-se até à vizinha Málaga, que possuí um enorme trecho litorâneo com várias praias lindas e paradisíacas.

Mais acima na costa, encontram-se mais dois dos grandes batedores da Espanha: Costa Blanca e Costa Brava. A primeira tem algumas praias brilhantes mas fica congestionada na época alta, particularmente entre as estâncias de Gandía e Benidorm.

A cidade mais bonita desta linha costeira é Alicante, que possuí uma ótima infraestrutura com hotéis boutique chiques e enseadas mais calmas.

Ibiza

Ibiza fascina infinitamente com a sua cena de festa, o seu glamour e a sua vibração. As praias são incrivelmente belas, tornando o destinos de praia mais procurados de toda a Europa.

Enseadas isoladas, praias difícil acesso, baías sensacionais onde os clubes de praia acolhem hedonistas de todo o mundo. As melhores praias de Ibiza incluem Aguas Blancas, Las Salinas, Cala Llenya, Calla Bassa, Cala Moli.

Formentera

Formentera é uma das quatro ilhas que formam o conjunto das Ilhas Baleares. O trajeto mais rápido para chegar a ilha é com o ferry que sai de Ibiza – a travessia dura apenas 30 minutos. Outra opção é sair por Barcelona, Valência ou Dénia.

Entre as praias mais lindas estão La Savina, Platja de Llevant e a exuberate Calo des Mort, uma praia bem pequenina cujo acesso se dá através de uma escada bem rústica que liga o topo da formação rochosa às águas cristalinas da praia

Menorca

Menorca tem quase 200 praias, enseadas e calas para explorar, todas com areias brancas e mar azul-turquesa.

é a mais calma e mais verde das ilhas Baleares e é repleta de ótimas opçoes para banhos. Você pode aproveitar as águas calmas da Praia de Macarelleta, curtir a vibe festeira de Cala Galdana, fazer uma caminhada entre Cala Mitjana e Cala Mitjaneta, e curtir a tranquila e selvagem Ptajita Cavaleria.

Ilhas Canárias

Comece explorando a agitada Tenerife. As melhores praias naturais desta ilha estão apenas a uma curta distância de carro em El Médano.

Igualmente serena é a costa norte de Lanzarote, com as suas águas quentes e calmas. A Praia de Famara é a mais pitorescas e atraí surfistas durante o ano todo.

Se você busca dias ensolarados de passeios pelas praias mais lindas das Ilhas Canárias, adiciona as Praias de Mógan. El Castillo, Corralejo Viejo, La Guirra e Antequera.

MELHORES PRAIAS DE ITÁLIA

Sardenha

Praias de areias brancas, mar azul e cristalino, cercadas por cenários quase que intocados. Essa é a impressionante costa da Sardenha, de norte à sul. Confira a famosa praia de Cala Goloritzè, na cidade de Arbatax.

O antídoto para o glamour é o arquipélago de La Maddalena, ao largo da costa. É um lugar preso no tempo, onde as praias são sensacionalmente belas,  protegida como parte de uma reserva natural.

Cala Soraya na ilha desabitada de Spargi e Cala Coticcio, em Caprera são duas das melhores praias da Itália.

Sicília

No sudoeste, reservas naturais vazias (e naturistas) ao redor de Menfi e Selinunte, uma antiga cidade grega pontilhada de templos dóricos. Caminhe da praia de Marinella até à reserva natural Foce del Belice para uma vista do último trecho não desenvolvido da costa siciliana, onde o pôr-do-sol torna a areia vermelha.

Costa Sul

No sul do país, as linhas costeiras íngremes dão lugar a uma paisagem mais suave e plana. No calcanhar remoto da bota italiana, Puglia é um paraíso ensolarado de hotéis sofisticados e praias belíssimas. E nas margens escarpadas da Calábria, na ponta dos pés da Itália, a areia cor de algodão encontra águas serenas e azul cristalinas.

A Toscana não é só colinas onduladas – as 400 milhas de costa da região escondem algumas belas praias. A sua região costeira de Maremma inclui a cidade costeira de Viareggio, com as suas vilas Belle Époque e os seus guarda-sóis de praia.

Elba atrai românticos desordeiros em busca de costas mais vazias. Algumas das praias mais espetaculares encontram-se perto da reserva natural de Monti dell’Uccellina, incluindo a deslumbrante Marina di Alberese e ao largo da Costa de Amalfitana.

MELHORES PRAIAS NA GRÉCIA

praias mais lindas da europa (2)

Foto: Getty Images

Cylades

As praias mais dramáticas da Grécia situam-se, sem dúvida, nas Ilhas Cíclades. A variedade da linha costeira é espantosa – algumas praias – como Psarrou, Paraga e Ftelia, em Mykonos – são frequentados durante o ano inteiro e estão sempre movimentadas.

Outra opção é a Ilha de Milos, que tem mais de 70 praias, desde piscinas de rochas brancas a giz até lagoas azuis.

Ilhas Jónicas

Mais suaves, mais verdes, e geralmente mais calmas do que as suas rivais do Egeu, as baías encostadas às falésias e as enseadas arborizadas das ilhas Jónicas são o material dos sonhos de férias.

A maior destas ilhas exuberantes, Corfu tem uma praia para todos os ânimos: Agios Georgios para os windsurfistas, Avlaki para famílias com crianças, Halikounas para a prática de mergulho, Peroulades para curtir os melhores pôr-do-sol.

Creta

As praias mais selvagens encontram-se no mar da Líbia entre Agia Fotini e Agia Galini; nudistas e iogues favorecem as extensas areias de Ligres, Triopetra e Agios Pavlos.

As melhores praias de Creta são as areias rosa e as águas azuis da lagoa de Balos e Elafonisi, uma reserva natural flutuante para onde se pode ir desde a ponta sudoeste de Creta – mas ir cedo ou fora da estação, pois as multidões podem ser intensas.

MELHORES PRAIAS DA CROÁCIA

praias mais lindas da europa (4)

Foto: Getty Images

Todos os verões, turistas descem à costa croata da Dalmácia em busca de festas na praia durante todo o dia e toda a noite, especificamente nas ilhas de Pag e Hvar. Mas para descobrir as melhores praias da Europa, poderá ter de ir mais longe. As antigas cidades costeiras de Zadar, Split e Dubrovnik têm praias animadas mas são também as portas de entrada para as ilhas secretas da Croácia.

Uma viagem de uma hora no ferry boat de Dubrovnik irá levá-lo para praias arenosas e isoladas de Sunj, na ilha de Lopud. Vale também a pena visitar Vis, a ilha mais distante da Croácia, que fica a pouco menos de três horas de Split. A sua espetacular praia de Stiniva foi recentemente nomeada a melhor da Europa.

MELHORES PRAIAS EM PORTUGAL

praias mais lindas da europa

Foto: Getty Images

Algarve

No sul, a região favorita dos turistas é o Algarve – uma região justamente conhecida pelos seus longos verões quentes e suas praias cercadas por falésias.

As suas praias mais espetaculares incluem a Ilha da Fuseta e a Praia do Carvalho, famosa pelas suas grutas marítimas.

As ilhas de férias de Portugal Entretanto, offshore, os arquipélagos portugueses dos Açores e, mais a sul, Cabo Verde, têm climas fantásticos e sol durante todo o ano, e praias tranquilas para explorar.

MELHORES PRAIAS DE MONTENEGRO

praias mais lindas da europa

Foto: Getty Images

Montenegro é a nova fronteira para as férias nas praias europeias. Esta fatia fascinante do Adriático tem paisagens com montanhas, lagos cintilantes e igrejas românicas escondidas entre sinuosas pistas medievais.

Aman Sveti Stefan, uma vila fortificada lançada à deriva no Adriático – e agora um hotel – é a estrela da brilhante Riviera Budva.

Baía de Kotor é sonhadoramente bela, mas para as melhores praias de Montenegro, dirija-se às que estão à volta de Budva: expansiva Bečići, Plavi Horizonti prístina e deslumbrante Jaz Beach, com as suas areias largas e águas incrivelmente límpidas e turquesa.

Leia também:

» Conheça as melhores viagens de trem para fazer na Europa
» Contos de fada: explore os castelos mais lindos da Europa pela internet
» 5 pedacinhos da Europa para conhecer no Paraná
» Qual a média de gasto diário em uma viagem na Europa?

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Gol oferece desconto em teste para covid-19 para quem precisa viajar

Artigo anterior

10 cachoeiras para conhecer no Vale do Capão, na Chapada Diamantina

Artigo seguinte

Você pode gostar