O mês de junho é marcado por festejos tradicionais em todo o Brasil. As festas de San Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29) trazem cores, sabores e boa música para os principais destinos do Nordeste brasileiro, promovendo um intercâmbio cultural aos turistas que visitam a região.

Os festejos são muito tradicionais em estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Piauí.

Depois de 2 anos sem os eventos por conta da paralisação da pandemia de Covid-19, o nordeste está pronto para mostrar sua cultura e tradições. Confira a seguir a programação completa das festas juninas do Nordeste:

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Festa Junina no Nordeste: confira a programação completa

Programação Bumba-meu-boi em São Luís do Maranhão

festejos juninos 2022

Foto: Divulgação

Matraca, zabumba, pandeirão, tambor-onça e diferentes instrumentos de sopro marcam o arranjo forte das músicas tocadas durante o festejo junino no Maranhão.  A festa do Bumba-Meu-Boi é realizada há mais de 200 anos na capital São Luís e, claro, é um dos eventos mais famosos da cidade.

No mês de junho, as ruas da cidade ficam lotadas e coloridas, com muitas danças típicas e apresentações de grupos folclóricos.

O Maranhão promete realizar o maior São João do Brasil entre 27 de maio e 31 de julho. Serão mais de 800 atrações, localizadas em arraiás na Região Metropolitana de São Luís e no interior do estado.

Veja a programação completa aqui.

Programação São João de Campina Grande na Paraíba

A apenas 135 km de João Pessoa, a cidade de Campina Grande é famosa por abrigar o “Maior São João do Mundo”, realizando uma programação com competições de quadrilhas, apresentações regionais e shows de grandes artistas nacionais.

O evento totalmente gratuito acontece no Parque do Povo, um espaço no centro da cidade com 42 mil metros quadrados equipados com bares, restaurantes e barraquinhas.

Para muitos, o São João de Campina Grande é a melhor festa caipira do Nordeste. E esse título se justifica, afinal são quase 40 anos de existência em um complexo gigantesco, que recebe milhares de pessoas anualmente.

Veja a programação completa aqui.

Programação São João de Caruaru em Pernambuco

programação festa junina nordeste

Foto: Divulgação

Considerada a maior festa ao ar livre do mundo, São João de Caruaru está no Guinness World Records. O evento acontece todos os anos no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, com cerca de 44 mil metros quadrados.

Nos 30 dias de festa, a programação é intensa com muita música, quadrilhas, comidas típicas, apresentações folclóricas, fogos de artifícios e, claro, a fogueira e o tradicional balão gigante.

Veja a programação completa aqui.

Programação São João de Salvador na Bahia

programação festa junina nordeste

Foto: Divulgação

Em todo a capital baiana, o axé do Carnaval dá lugar ao forró e ao sertanejo universitário. As maiores festas se concentram no centro histórico, e as ladeiras do bairro Pelourinho ficam cheias de bandeirinhas coloridas.

Além dos shows de forró e de arrasta-pé, as ruas são palcos de muitas quadrilhas e danças típicas. A Praça Castro Alves também é outro local que recebe as danças da festa junina e também muitos shows de artistas famosos.

A programação oficial do São João de Salvador começa no dia 23 de junho e termina no dia 2 de julho.

Veja a programação completa aqui.

Programação São João em Mossoró no Rio Grande do Norte

festa junina

Foto: Divulgação

Cerca de 1 milhão de pessoas lotam o Mossoró Cidade Junina todos os anos. Na programação, o espetáculo Chuva de Bala, em comemoração à história dos mossoroenses que expulsaram Lampião e todo seu bando da cidade, é a principal atração da festa.

Veja a programação completa aqui.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Como é o jato que Elon Musk usou no Brasil?

Artigo anterior

Maior queijo do mundo será produzido em Ipanema – MG

Artigo seguinte

Você pode gostar