Florença – Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Confira quais são os pontos turísticos de Florença para incluir em seu roteiro de viagem e descubra lugares incríveis e passeios imperdíveis para fazer por lá

Conhecida como a “Cidade da Arte”, Florença é uma metrópole cultural que atrai milhares de turistas ao coração da Toscana. O título não vem por acaso. A cidade italiana tem os melhores museus e galerias de arte em suas respectivas áreas, além de monumentos incríveis, como o David de Michelangelo.

Florença é um destino turístico que pode ser conhecido em uma viagem de um dia, em passeios de bate e volta a partir de Roma ou em uma semana, se a sua ideia é mergulhar na arte fiorentina. Berço do renascentismo, a cidade tem uma rica arquitetura e esculturas espalhadas por todos os lados que a tornam um museu a céu aberto.

E para te ajudar a saber exatamente o que ver e fazer por lá, preparamos este guia com os principais pontos turísticos de Florença, os lugares para visitar na cidade e os passeios imperdíveis para incluir em seu roteiro de viagem.

Pontos turísticos da Florença

Florença é repleta de monumentos grandiosos que estão entre seus principais pontos turísticos e a tornam uma das mais importantes e belas cidades da Itália. Por isso, montar um roteiro de viagem por lá é uma delícia, já que por onde se anda há obras lindíssimas para se ver, além de museus incríveis.

Piazzale Michelangelo

Pontos turísticos de Florença
Pontos turísticos de Florença: Piazzale Michelangelo – Foto: Michael Wittwer/Wikimedia Commons

A Piazzale Michelangelo oferece uma vista panorâmica de Florença e é um dos lugares preferidos dos turistas na cidade. Mas costuma ficar lotada durante os dias, por isso o melhor horário para visitá-la é no fim da tarde, quando fica mais vazia. Este período é ideal, inclusive, para ver o pôr do sol com a bela vista da cidade, um espetáculo maravilhoso.

Gallerie Degli Uffizi

Atrações turísticas em Florença
Atrações turísticas em Florença – Foto: Tamara Malaniy/Unsplash

Um dos museus mais importantes do mundo e o mais famoso de Florença, Galleria Degli Uffizi tem diversas esculturas produzidas entre XII e XVII, entre elas obras dos artistas Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Raffaello. O museu fica em um edifício  construído por Giorgio Vasari em 1560, a pedido de Cosimo I de Médici, que abrigaria os gabinetes administrativos de Florença. 

Fontana di Nettuno

Pontos turísticos de Florença
Dicas de pontos turísticos de Florença – Foto: Tony Tomlin/Flickr

Um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Florença, Fontana di Nettuno chama a atenção por sua grandiosidade. Ela foi construída entre 1563 e 1565 por conta do casamento de Francesco I di Medici e Joana di Austria. Ao longo dos anos, a fonte foi lavatório no século XVI e sofreu alguns vandalismos, tendo sido restaurada em 2006. Fontana di Nettuno fica na Piazza della Signoria e é uma obra de Bartolomeo Ammannati.

Galleria dell’Accademia

Famoso David, de Michelangelo
Famoso David, de Michelangelo – Foto: Jterrazz/Pexels

Mais um dos pontos turísticos imperdíveis de Florença, a Galleria dell’Accademia é também conhecida como Museu de Michelangelo por abrigar uma de suas principais obras: o David. A imponente escultura de 4 metros e 34 centímetros de altura é realmente bela e impressiona por sua perfeição. Ela fica na sala principal do museu e é uma das obras italianas de maior importância de Florença.

Piazza del Duomo

Pontos turísticos de Florença
Pontos turísticos de Florença: Piazza del Duomo – Foto: Daniel Peckham/Flickr

A Piazza del Duomo é um dos cartões-postais e um dos principais pontos turísticos de Florença. Sempre cheia de turistas, a praça tem diversas atrações, entre elas a famosa Cattedrale di Santa Maria del Fiore, a principal e mais impressionante igreja da cidade. Ela é a terceira maior igreja do mundo e abriga as criptas da Basilica di Santa Maria Reparata, descobertas após escavações feitas na década de 1960.

Piazza della Signoria

Dicas de atrações turísticas em Florença
Dicas de atrações turísticas em Florença – Foto: Peter K Burian/Wikimedia Commons

Florença tem muitas praças super interessantes e uma delas é a Piazza della Signoria. Nela estão o Palazzo Vecchio, a Loggia dei Lanzi, a Fontana del Nettuno, o Gucci Museo e a cópia de David, de Michelangelo. Além disso, próxima à Galleria degli Uffizi e ao corredor Vasari, sendo o coração de Florença, juntamente com a Piazza del Duomo.

Basilica di Santa Croce

Pontos turísticos em Florença
Pontos turísticos em Florença: Basilica di Santa Croce – Foto: Eric Huybrechts/Flickr

Por fim, não deixe de incluir a Basilica di Santa Croce em sua lista de pontos turísticos para visitar em Florença, a maior igreja franciscana do mundo. Sua construção começou em 1294 e teve patrocínio das famílias ricas da cidade e, conforme a lenda, a igreja foi fundada pelo próprio São Francisco de Assis. Em seu interior estão as tumbas de Michelangelo, Nicolau Maquiavel, Galileu Galilei e Dante Alighieri. Por isso, o espaço é apelidado de Panteão das Glórias Italianas.

Lugares para ir em Florença

As opções de lugares para ir em Florença não param por aqui. A cidade tem muitos monumentos espalhados em locais importantes, além de mercados públicos que permitem mergulhar na cultura fiorentina.

Ponte Vecchio

Lugares para ir em Florença
Um dos lugares para ir em Florença – Foto: Ali Nuredini/Unsplash

A Ponte de Vecchio é uma ponte em arco medieval sobre o Rio Arno que está entre os lugares mais importantes de Florença. Ela é a única ponte que resistiu ao ataque dos nazistas e conserva a estrutura de 1218. Na época de sua construção, o local abrigava barracas de comerciantes, principalmente açougues. Atualmente, tem inúmeras joalherias e é um dos pontos de Florença para observar o pôr do sol nas montanhas da Toscana.

Mercato Centrale Firenze

Mercato Centrale Firenze
Dicas de lugares em Florença: Mercato Centrale Firenze – Foto: Kalboz/Flickr

O Mercato Centrale Firenze é mais do que um mercado público de Florença, é um dos melhores lugares para comer na cidade. Lá há várias barraquinhas de comidas típicas da Toscana no primeiro andar, além de dezenas de restaurantes que servem pratos diversos no segundo andar. Você pode experimentar desde uma massa italiana até hambúrgueres e frutos do mar.

Giardino di Boboli

Giardino di Boboli
Giardino di Boboli – Foto: Diego Delso/Wikimedia Commons

Inclua em seu roteiro de viagem um dos lugares mais belos de Florença: Giardino di Boboli, o jardim mais famoso da cidade. Ele surgiu em 1418 quando Luca Pitti comprou o terreno para construir um gigantesco palácio e seu paisagismo foi feito por Niccolò Tribolo e Bartolomeo Ammannati. Atualmente, Giardino di Boboli é um dos lugares mais agradáveis para passar o dia na Florença. O jardim tem fontes grandiosas e canteiros de flores belíssimos.

Mercato della Paglia

Diferentemente do Mercato Centrale Firenze, o Mercato della Paglia não é um lugar para comer em Florença, mas comprar outros artigos. Lá você encontrará cintos, casacos de couro, bolsas, moletons e souvenirs em inúmeras barracas dispostas no prédio centenário. O espaço, construído em 1547, antes era um mercado de comercialização de seda e também já funcionou como Mercado da Palha, por vender objetos feitos de palha. 

Passeios imperdíveis em Florença

Você pode explorar os principais pontos turísticos e os lugares emblemáticos de Florença em passeios organizados por agências ou, até mesmo, ampliar sua experiência na Toscana realizando excursões pela região. Veja, a seguir, algumas opções de tours para realizar ao viajar para lá:

Free tour por Florença

Dicas de passeios para fazer em Florença
Dicas de passeios para fazer em Florença – Foto: Mark Tegethoff/Unsplash

Florença é um destino rico em história e cultura e o free tour é uma das melhores formas de conhecer tudo o que a cidade tem para oferecer. Os passeios pelo centro histórico da capital da Toscana destacam seu fascinante patrimônio arquitetônico, além da história de cada construção e monumento.

Os roteiros incluem visitas à Basílica de San Lorenzo, às Capelas dos Médici e à Piazza del Duomo, onde estão a catedral de Santa Maria del Fiore, a icônica cúpula de Brunelleschi, a torre do Campanile di Giotto e o Battistero di San Giovanni com seus famosos Portões do Paraíso.

Além disso, os tours levam os turistas à Piazza della Repubblica e à Piazza della Signoria, onde fica o Palazzo Vecchio, sede municipal, e uma réplica de David, a famosa escultura de Michelangelo. Por fim, o passeio termina na famosa Ponte Vecchio sobre o Rio Arno.

Passeio de um dia à Toscana saindo de Florença

Passeios na Toscana a partir de Florença
Passeios na Toscana a partir de Florença – Foto: Mario La Pergola/Unsplash

Florença é a capital da Toscana e um dos pontos de partida dos passeios que exploram essa região incrível da Itália. Há várias opções de excursões saindo da cidade com destino a outros lugares incríveis, como Siena, Chianti, San Gimignano e Pisa, por exemplo. Uma ótima opção é incluir em seu roteiro a excursão de um dia à Toscana saindo de Florença para algum desses destinos. Dessa forma, além de conhecer as belezas da capital fiorentina, você também terá a oportunidade de visitar outros cantinhos charmosos da região.

Enoturismo em Chianti a partir de Florença

Chianti
Dicas de passeios: enoturismo em Chianti – Foto: Matej Drha/Unsplash

Um dos passeios mais famosos para fazer a partir de Florença é a excursão às vinícolas de Chianti, uma região famosa pela produção de vinho. O roteiro leva à estrada SS222, a Via Chiantigiana, que liga Florença a Siena, onde há muitas vinícolas. Nela há também cidades charmosas que parecem ter saído de filmes, com ruas estreitas e casas com flores nas janelas, como Radda, Greve e Castellina in Chianti. 

Excursão para Cinque Terre

Tour por Cinque Terre
Tour por Cinque Terre: dicas de passeios a partir de Florença – Foto: Elias Kipfer/Unsplash

Outro roteiro imperdível na Toscana, a excursão para Cinque Terre leva os turistas para conhecer um conjunto de cinco cidades pitorescas. O roteiro passa por Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola, que ficam entre vinhedos, colinas e o litoral da Itália. Manarola é o povoado mais antigo da Cinque Terra e, assim como Vernazza, é uma vila de pescadores. Monterosso, por sua vez, tem as praias mais extensas da região e, geralmente, é o local de parada de almoço.

Dicas de viagem em Florença

Confira nossas dicas de viagem à Florença
Confira nossas dicas de viagem à Florença – Foto: Francesca Pintamedicea/Unsplash

Atente-se, agora, a dicas importantes para sua viagem à Florença, que incluem informações sobre a documentação necessária para entrar no país. Primeiramente, saiba que turistas brasileiros não precisam de visto para viajar para a Itália por até 90 dias. 

No entanto, a partir de 2025 será obrigatória a autorização de viagem ETIAS para viajar à Europa. A taxa custará € 7 e a solicitação será feita através do preenchimento de um formulário, com informações pessoais. 

Atualmente, é obrigatória a apresentação do seguro-saúde no valor de € 30 mil durante a estadia na Florença ou qualquer outro destino europeu. Por isso, ao viajar, leve o comprovante do seguro-saúde, de preferência em inglês.

No momento do desembarque, você pode ter que apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses, as passagens de volta Brasil e os comprovantes de hospedagens e de meios financeiros para se manter no destino durante a viagem.

A carteira de motorista brasileira é válida em território italiano, se você tiver uma tradução juramentada e vigente pelo período de um ano após a entrada na Itália. Caso queira uma opção mais simples para poder alugar um carro na Toscana, é possível obter uma carteira de motorista internacional, que é válida pelo mesmo período da sua carteira de motorista. Para ter mais informações sobre o documento, consulte o site www.denatran.gov.br.

Lembre-se que a moeda oficial da Itália é o euro e em Florença o uso de dinheiro em espécie é frequente, sobretudo para valores pequenos. Por isso, tenha moedas ao circular pela cidade, além dos cartões de débito ou crédito, que também são amplamente aceitos nos estabelecimentos locais. 

Melhor época para ir para Florença

Quando ir para Florença: clima e dicas
Quando ir para Florença: clima e dicas – Foto: Jeff Ackley/Unsplash

Ao planejar sua viagem à Florença, considere também o clima da época que pretende visitar o destino europeu, já que isso influenciará diretamente na sua experiência. A cidade da Toscana tem estações bem definidas, o que ajuda a escolher o período certo conforme suas preferências. Lá o verão costuma ser bem quente, enquanto o inverno é bastante frio.

Por outro lado, a primavera e o outono são estações com climas mais agradáveis e, portanto, ótimas épocas para visitar Florença se você prefere temperaturas mais amenas. A primavera, por exemplo, vai de março a junho e tem temperatura máxima em torno dos 25ºC, sobretudo a partir de abril.

O outono, assim como a primavera, também tem temperaturas amenas, que não ultrapassam os 25ºC. A estação vai de setembro a dezembro e, principalmente a partir de novembro, registra mais chuvas, o que pode comprometer os passeios ao ar livre em Florença. Setembro e outubro, por sua vez, têm paisagens belíssimas, graças às cores da estação que tornam essa região da Itália muito mais linda.

Já o verão, que vai de junho a setembro, tem temperaturas máximas na média dos 35ºC, podendo chegar aos 40ºC no auge da estação, em julho. Essa é a época da alta temporada em Florença, sobretudo por conta das férias dos europeus, o que também aumenta o preço das hospedagens e serviços turísticos.

No inverno, entretanto, os termômetros chegam a ficar abaixo de 0 grau, principalmente em janeiro, que é o mês mais frio. A estação vai de dezembro a março e, na média, a máxima fica em torno de 7 graus durante este período.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima