Fly2Brazil: ANAC lança programa para atrair aéreas estrangeiras para o Brasil

Atualizada em:

O programa da ANAC simplifica regras, visando atrair companhias aéreas estrangeiras para o Brasil. O Fly2Brazil vai oferecer mais conexões internacionais e preços competitivo

Se você gosta de viajar, vai adorar essa novidade: a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acaba de lançar um programa para atrair companhias aéreas estrangeiras para o Brasil. De acordo com o órgão, o Fly2Brazil tem o objetivo de simplificar as regras e incentivar a concorrência no setor aéreo, oferecendo mais destinos internacionais

Além disso, visa “democratizar ainda mais o acesso ao transporte aéreo no médio prazo.” A partir de agora, os brasileiros e os turistas estrangeiros poderão contar com mais opções de voos, destinos e valores. O hotsite do programa reúne todas as informações para que novas empresas possam operar no Brasil, seja com voos regulares ou fretados. 

A página também explica como funciona o código compartilhado, uma parceria entre duas empresas aéreas que permite que os passageiros comprem passagens com uma delas e viajem com a outra. 

Fly2Brazil: principais mudanças nas normas 

Fly2Brazil: ANAC lança programa para atrair aéreas estrangeiras para o Brasil
Fly2Brazil: ANAC lança programa para atrair aéreas estrangeiras para o Brasil. Foto: Istock

Em setembro de 2022, a ANAC simplificou as regras para as empresas estrangeiras que querem prestar serviços de transporte aéreo no Brasil. Elas não precisam mais da Autorização Prévia de Funcionamento, que era um processo burocrático e demorado. 

As companhias podem se registrar na Junta Comercial e solicitar a Autorização de Operação diretamente à ANAC. Isso reduziu o tempo médio de espera de 270 para 30 dias, tornando o processo mais ágil, econômico e confiável. 

Assim, as empresas podem iniciar novos voos para o Brasil com mais facilidade. A agência também facilitou o desenvolvimento de novos serviços aéreos para o país, como os voos de fretamento, que podem ser aprovados em até 10 dias.

Além disso, o compartilhamento de códigos (codeshare) entre empresas brasileiras e estrangeiras ficou mais simples. Agora, elas só precisam informar à ANAC sobre essa intenção, respeitando os acordos internacionais existentes.

Confira o vídeo de apresentação da campanha Fly2Brazil:

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima