Conheça um pouco dos destaques desta super rota que conecta as melhores atrações dos dois estados!

O setor turístico está apostando cada vez mais em projetos que promovam a integração de setores diversos. Então por que não pensar em uma rota turística integrada? Esse simples pensamento provocou uma pesquisa intensa, principalmente com as agências que trabalham destinos do Nordeste do país.

Em época de pandemia vale tudo para atrair de volta os turistas. Uma dessas iniciativas vai tentar algo inédito: unir um roteiro turístico em Fortaleza com um roteiro turístico em São Luís.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Para tanto as secretarias de turismo de ambas as cidades lançaram em julho de 2021 uma nova rota integrada ligando os dois destinos. O projeto contou com o apoio de operadoras e tradings da região e se baseou em uma viagem terrestre de dez dias por uma série de outros destinos bem conhecidos.

Tanto Fortaleza quanto São Luís podem ser o ponto de partida ou de chegada. Ao longo do caminho, o turista passa por outros pontos como Paracuru, Jericoacoara, Tutóia, e atravessa a Rota das Emoções, no território do Maranhão.

Fortaleza. Foto: ME/Portal da Copa

A nova linha Fortaleza x São Luís trouxe um plano de cooperação entre as capitais do Nordeste que busca consolidar a região como um destino único e oferecer aos viajantes ricas opções e oportunidades.

Defensor dessa política e idealista da rota integrada Ceará x Maranhão, o ministro do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, defendeu mais iniciativas como a rota integrada. Seu papel tornou-se a política da secretaria sob sua liderança e levou ao estabelecimento de vínculos diretos com outras cidades. Além da operação com a organização de São Luís, uma rota ligando Fortaleza a Natal está sendo organizada e em breve será implementada. O secretário tomou como base os similares europeus para definir essas parcerias.

Mais rotas podem ser criadas este ano – não apenas com a participação de Fortaleza. Como esperava o secretário, durante a Abav Expo, na capital cearense, houve uma reunião entre as secretarias do Nordeste para discutir o tema.

O secretário de Fortaleza, oriundo da iniciativa privada, declarou que tem trabalhado muito para repensar a política pública de turismo da cidade. Além de levar em conta exemplos que deram certo em outras partes do mundo e no Brasil, as ações que liderou também levaram em conta uma premissa básica: fazer as cidades felizes para as pessoas que nelas moram promoverá o bom desenvolvimento. Essa é a impressão que quer deixar tanto nas  pessoas que lá vivem quanto nas que por lá passam.

Um dos mecanismos para atingir o objetivo é permitir que os moradores se tornem agentes de promoção, mostrando que a cidade dá a eles motivos para se orgulhar de sua cidade. “Organizamos muitos eventos para esta cidade, e um dos casos mais efetivos foi realizado em uma de nossas praias. Passamos a promover apresentações de piano durante o pôr do sol todos os domingos, e esse evento passou a ser foco de moradores”, citou Pereira. “São ações simples, mas que salvam esse sentimento de orgulho”, concluiu.

Conheça a seguir um pouco dos destaques que tornaram cada ponto da rota um destaque nesta nova iniciativa

roteiro ceara maranhao

Dunas de Paracuru. Foto: Divulgação

São Luis

A capital maranhense possui destaques gastronômicos e atrativos naturais típicos de uma ilha. O lado moderno inclui bares, cinemas, restaurantes, shopping centers e luxuosos hotéis. O natural traz a perfeita união de sol e mar em paisagens paradisíacas.

Tutóia

Município distante 324 quilômetros  de São Luís, está bem de frente para o delta do Rio Parnaíba e ao lado dos Pequenos Lençóis Maranhenses. Possui grande quantidade  de recursos naturais espalhados por seu território e atraem visitantes.

Jericoacara

Município no estado do Ceará que possui fama internacional graças às suas dunas e coqueirais que levam a lagoas de águas cristalinas. Possui diversas opções de ecoturismo e atividades de aventura.

Paracuru

A 84 quilômetros de Fortaleza, é marcada pela paisagem tranquila dos Lençóis Paracuruenses, formados por quilômetros de dunas em constante movimento. É a única cidade do interior cearense banhada pelo mar, tendo um rico e variado ecossistema da Costa do Sol Poente.

Fortaleza

A Terra do Sol, com atrativos históricos e culturais, além de turismo esportivo. Possui novos destaques de infraestrutura turística, como a nova Beira Mar e o Polo Gastronômico da Varjota.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Gramado: confira a programação do Natal Luz 2021

Artigo anterior

Conheça o charmoso lavandário na Colônia Witmarsum, no Paraná

Artigo seguinte

Você pode gostar