Frutta & Crema, restaurante italiano no alto da Serra da Cantareira oferece vista espetacular da região, e é o passeio perfeito para fazer durante o final de semana!

Você sabe dizer o que é um gelato? Ou já experimentou? Pois esta deliciosa criação está com certeza incluída na categoria “tem que experimentar antes de morrer”. E mais: é uma ocasião rara onde mesmo quem não gosta de doce se entrega.

Agora imagine uma oportunidade de apreciar esta incrível maravilha gastronômica em meio a um ambiente natural a poucos quilômetros de seu centro urbano. Esse Oásis existe e tem um nome italiano: Frutta & Crema, um restaurante na Serra da Cantareira, em São Paulo, que traz o melhor da cozinha da península da bota para você com toda a expertise dos melhores chefs do segmento.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Mas antes de adentrarmos o mundo encantado dos restaurantes na Cantareira devemos nos posicionar mais no contexto. Vamos conhecer um pouco dessa maravilha gelada e ver como ela conquistou os paladares tropicais.

Gelato (com ênfase na primeira sílaba) é uma sobremesa congelada de origem italiana feita à base de 3,25% de leite integral e açúcar. Geralmente tem menos gordura do que outros estilos de sobremesas congeladas e contém 70% menos ar e mais sabor do que outros tipos de sobremesas congeladas, dando-lhe uma densidade e riqueza que o distingue de outros sorvetes.

Foto: Divulgação

Bernardo Buontalenti, creditado como o inventor do sorvete italiano, é tido como o precursor do gelato. O gelato em sua forma moderna, no entanto, é creditado ao chef italiano Francesco Procopio dei Coltelli, que no final dos anos 1600 abriu seu Café Procope em Paris e introduziu por lá a sobremesa, ganhando notoriedade primeiro na cidade e depois no resto da Europa. Graças a ela, Procópio não só obteve a cidadania francesa, mas também uma licença real exclusiva emitida pelo rei Luís XIV, tornando-o na época o único produtor da sobremesa congelada no reino.

Nas décadas de 1900 a 1950, diferentes inovações facilitaram a produção automática de gelato. Foi criada a Motogelatiera, a primeira máquina automática a fazer gelato. Outras novidades, como o freezer por lotes, tornaram mais fácil armazenar sobremesas congeladas. Por volta da década de 1940, o engenheiro bolonês Bruto Carpigiani trabalhou para criar máquinas que tornassem a produção de gelato mais segura e fácil. Atualmente, Carpigiani é um dos maiores fabricantes de máquinas para gelato. Hoje, a sobremesa é conhecida mundialmente e a Itália é o único país onde a participação de mercado do gelato artesanal em comparação ao gelato produzido em massa é superior a 55%.

Serra da Cantareira

Foto: Divulgação

A maior floresta urbana do estado de São Paulo é adorada por todos que buscam um refúgio da selva de pedra e um contato mais íntimo com a natureza. Fica a apenas 15 minutos da cidade e possui uma grande quantidade de pizzarias, padarias e restaurantes, o que torna o ponto, que pertence ao município de Mairiporã,  um polo gastronômico pronto para ser explorado.

“Mas o que levou à existência de um restaurante italiano na Cantareira?”, é a primeira  pergunta que nos vem à mente. Vamos ver o que o site oficial do Frutta & Crema traz de informação:

“Frutta e Crema é uma marca de impacto social positivo. Fundada após anos de pesquisa e desenvolvimento, traz inovação à produção e a operação do gelato artesanal italiano e seus negócios. Com isso, minimiza os custos de fabricação e exposição com alta produtividade para concentrar energia naquilo que realmente importa, o alimento que será fornecido às pessoas”.

restaurante italiano

Foto: Divulgação

Talvez a melhor tradução para o que o restaurante representa esteja numa palavra cada vez mais presente nos dias atuais: sustentabilidade. O contato com a natureza e a produção de produtos artesanais são importantes para elevar a qualidade de vida das pessoas e tirá-las do convívio com o concreto e o cimento, forçando-as a terem acesso a uma alimentação mais resistente e saudável.

Mais do que simplesmente desfrutar de uma boa comida, a maior parte dos frequentadores dos estabelecimentos gastronômicos da serra querem um ambiente desestressante e com uma vista para a natureza. E não é para menos: os milhares de frequentadores da gelateria e restaurante fizeram com que a empresa tivesse somente no primeiro semestre deste ano o equivalente ao faturamento do ano anterior inteiro.

Frutta & Crema

frutta e crema

Foto: Divulgação

O gelato é apenas uma atração dentre as oferecidas por este estabelecimento. A marca engloba várias unidades de negócio além da gelateria, como cafeteria (doces), focacceria (pizzas), projeto 50/50 (PDV), Quilômetro zero e o restaurante, uma experiência italiana completa.

Na focacceria há massa italiana, produzida com ingredientes de alta qualidade e que não leva óleo. Todas as receitas são elaboradas com azeite italiano e servem de base para as pizzas.

A gelateria é complementada pelo 50&50, uma operação compartilhada à venda do gelato artesanal italiano. “A marca Frutta & Crema distribui o gelato, além de garantir a instalação dos expositores no ponto de venda dos parceiros. A proposta da parceria é unir expetises para o crescimento sustentável dos negócios, da marca e de seus parceiros”, explica o site oficial.

O café da manhã mais famoso da Serra da Mantiqueira é servido todos os dias, faz com que executivos e empresas praticamente amanheçam por lá e provoca filas aos finais de semana.

“Muitas pessoas vêm de longe para trabalhar conosco e a maior parte em horário comercial, o que nos levou a abrir mais cedo e por consequência trazer nosso carro chefe como mais uma experiência para os nossos clientes”, afirma Levi de Moraes, sócio administrador do Frutta & Crema.

O café da manhã é servido à la carte e conta com uma variedade de saladas de frutas, pães, ovos mexidos, croissant, bolo, café, sucos de fruta e duas sugestões de combinados para uma e duas pessoas no valor de R$ 58 e R$ 98, respectivamente.

+info:

Centro Comercial Igapó, Avenida José Gianesella, 500, Serra da Cantareira – São Paulo.
Contatos pelos telefones (11) 95659-7001 e (11) 4485-3124.
Site oficial: https://www.fruttaecrema.com.br.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Trem de baixo custo no Reino Unido ligará capitais por £14,90

Artigo anterior

AstraZeneca é a vacina mais aceita em viagens internacionais

Artigo seguinte

Você pode gostar