Gulpiyuri: conheça a menor praia do mundo, na Espanha

Atualizada em:

Considerada a menor praia do mundo, Gulpiyuri está localizada em meio a uma colina na região das Astúrias, na Espanha. Mas, para chegar até a pequena praia é preciso fazer uma trilha entre as plantações e os povoados de Ribadesella e Llanes.

Esse pedaço de mar, cercado de montanhas, é considerado um fenômeno raro da natureza e acontece porque as ondas rompem as rochas da costa, deixando um buraco de aproximadamente 50 metros, por onde entra a água do mar. Assim, a pequena praia possui pequenas ondas e está sujeita às marés.

Leia também:
Conheça algumas das praias mais exóticas do mundo
Praias de água doce encantam turistas na região norte
Cidades charmosas para visitar no litoral da Espanha
Viagem de bicicleta pela Europa: um dia resolvi tentar

Curiosamente, antes de Gulpiyuri se transformar num ponto turístico, o lugar era frequentado apenas por agricultores que produziam nas vastas e férteis terras locais.

Após ser ‘descoberta’ no início do século XIX, a praia demorou a ganhar fama e só conseguiu destaque após a região das Astúrias entrar no mapa do turismo europeu.

Antes de Gulpiyuri ser uma praia sem ligação com o mar, a região era uma grande caverna com acesso apenas pelos túneis que hoje servem de caminho para a água vinda do oceano chegar ao local. Com o tempo e o desgaste das rochas ocorreu um fenômeno natural conhecido como dolina que é quando uma formação rochosa é ‘dissolvida’ pela erosão.

rafamedrano4475985668_97c4a6ba56_z3792085010_bd97e8c98f_z6254600123_13cacbdf65_zLuiz A lopesgene kraskomenorpraia6John Shackleton

 

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima