Holambra – Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Vai viajar para a Cidade das Flores? Confira nossas dicas sobre os principais pontos turísticos de Holambra, lugares para visitar por lá e os passeios imperdíveis deste destino do interior de São Paulo

Holambra é uma cidade encantadora do interior de São Paulo, famosa por seus campos floridos e por realizar, anualmente, a maior feira de flores e plantas ornamentais da América Latina, a Explora.

Um lugar para conhecer em qualquer época do ano, Holambra é tanto um destino para passeios de bate e volta a partir da capital paulista, que está a apenas 130 km de distância, como também para viagens de final de semana, feriados prolongados e férias.

A Cidade das Flores tem atrações para toda a família, que incluem as plantações de flores, parques temáticos e a arquitetura holandesa, característica da região. Além disso, Holambra possui pousadas charmosas e ótima gastronomia, o que a torna um destino completo.

Neste guia, você encontrará tudo o que precisa saber para aproveitar sua viagem a Holambra. Confira dicas sobre os principais pontos turísticos da cidade do interior de São Paulo, saiba quais lugares visitar e os passeios que não podem faltar no roteiro. 

Pontos turísticos de Holambra

Pontos turísticos de Holambra
Dicas de pontos turísticos de Holambra – Foto: Expoflora/Divulgação

Os campos de flores atraem milhares de turistas a Holambra, mas seus pontos turísticos vão muito além, passando por sua linda arquitetura e parques encantadores. Viajar para lá é se desligar da agitação das metrópoles e dedicar-se a curtir o belo, tanto nas paisagens naturais quanto no charme do interior.

Campo floridos

Campo de lavanda em Holambra
Campo de lavanda em Holambra – Foto: Expoflora/Divulgação

Principais atrações de Holambra, os campos floridos são parte fundamental de qualquer roteiro de viagem por lá. Eles atraem milhares de turistas a esta cidade do interior de São Paulo, oferecendo diferentes visuais em cada época do ano. Por exemplo, quem viaja no inverno pode curtir os campos de girassóis. Já na primavera a cidade se enche de cores.

Moinho Povos Unidos

Pontos turísticos de Holambra
Pontos turísticos de Holambra – Foto: @holambraa/Instagram Reprodução

Um dos principais pontos turísticos de Holambra, o Moinho Povos Unidos é uma cópia fiel dos tradicionais e famosos moinhos holandeses. O responsável por sua construção é o arquiteto holandês Jan Heidra. O moinho tem 38,5 metros de altura e funciona exatamente como na Holanda, a partir da força dos ventos, moendo os grãos.

Deck do Amor

Dicas de lugares para ir em Holambra
Dicas de lugares para ir em Holambra – Foto: @holambraa/Instragram Reprodução

O Deck do Amor fica entre a Alameda Maurício de Nassau e o Lago Vitória Régia e é um dos lugares mais visitados em Holambra. O local tem inspiração na tradição parisiense de escrever  nome num cadeado e prendê-lo às grades do deck. Segundo a lenda, os casais que fazem isso ficam juntos para sempre.

Rua dos guarda-chuvas coloridos

Pontos turísticos de Holambra
Pontos turísticos de Holambra – Foto: Expoflora/Divulgação

Outro ponto turístico famoso de Holambra, a rua dos guarda-chuvas coloridos era para ter sido uma atração temporária, apenas para Expoflora de 2019. Mas o local fez tanto sucesso entre os turistas que tornou-se permanente. A rua decorada com 365 guarda-chuvas coloridos tem inspiração em pontos turísticos da Espanha e rende ótimas fotos.

Pórtico da cidade de Holambra

Portal da cidade
Portal da cidade no interior de SP – Foto: Fabricio de S. Menegildo/Wikimedia Commons

Uma das principais características de Holambra é a arquitetura holandesa, vista tanto nas construções de seu centrinho charmoso quanto no portal de entrada. O Pórtico da cidade, aliás, é um dos mais famosos pontos turísticos de Holambra, sendo parada obrigatória para quem a visita.

Parque da Expoflora

Expoflora
Expoflora, principal evento de Holambra – Foto: Expoflora/Divulgação

O Parque da Explora é um dos lugares que mais recebe turistas em Holambra. Mas o que muitos não sabem é que este não é um local para visitar apenas durante o evento. Fora da realização da Explora, parte do parque fica aberto ao público, sendo uma ótima área para tirar fotos e curtir o dia na cidade.

Lugares para ir em Holambra

Holambra tem vários lugares super interessantes para visitar, entre museus e parques que oferecem diversão para toda a família. 

Bloemen Park

Dicas de lugares para ir em Holambra
Dicas de lugares para ir em Holambra – Foto: André Rosa

O Bloemen Park é um dos lugares para apreciar os belos campos de flores em Holambra. O local tem mais de 30 variedades de rosas, 100 espécies de árvores nativas e 200 tipos de outras flores, incluindo gérberas e girassóis. Além disso, conta com restaurante e quiosques, áreas kids e de lazer. O acesso ao parque custa R$ 40 e crianças até 5 anos não pagam.

Parque Van Gogh

Um dos melhores lugares para passeios ao ar livre em Holambra, o Parque Van Gogh fica às margens do Lado do Holandês. Ele recebeu este nome em homenagem ao pintor holandês  Vincent Van Gogh e tem réplicas de seus quadros. O local oferece, ainda, pedalinho, tirolesa e locação de bicicletas. Além disso, abriga outros pontos turísticos de Holambra, como a Orla dos Chalés, com casinhas de arquitetura temática.

Museu da Cultura e História de Holambra

Museu da Cultura e História
Museu da Cultura e História de Holambra – Foto: Expoflora/Divulgação

O Museu da Cultura e História de Holambra tem diversos ambientes com réplicas de moradias dos primeiros imigrantes, objetos de época e um acervo com mais de 2 mil fotos da cidade. Ou seja, é um dos melhores lugares para conhecer mais sobre as tradições do povo que colonizou Holambra.

Rua Coberta

Lugares para ir em Holambra
Lugares para ir em Holambra – Foto: @holambraa/Instragram Reprodução

Também conhecida como Rua da Amizade, a Rua Coberta recebe os principais eventos da cidade, como o Carnaflores e a festa de Réveillon. O nome refere-se ao fato dela ter uma estrutura fechada com a típica arquitetura holandesa. Além dos eventos, a Rua Coberta também recebe barracas que vendem lanches em alguns dias da semana.

Parque Cidade das Crianças

Perfeito para quem viaja com os pequenos a Holambra, o Parque Cidade das Crianças oferece diversas atividades gratuitas. Entre elas, um playground, réplicas de animais e fontes que jorram água do chão. O parque tem, ainda, uma lanchonete e áreas para a realização de piqueniques.

Melhores passeios em Holambra

Os passeios em Holambra, assim como suas principais atrações, levam a seus belos campos de flores. Você pode, por exemplo, fazer um tour específico para ver orquídeas ou, então, visitar diferentes propriedades rurais da cidade.

Expoflora

Jardins da Expoflora
Jardins da Expoflora – Foto: Expoflora/Divulgação

Um dos passeios mais famosos de Holambra, a Expoflora é o principal evento da cidade e acontece anualmente entre os meses de agosto e setembro. Ela é considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, reunindo mais de 400 produtores locais.

Além disso, a Expoflora conta com mostras de paisagismo, apresentações de danças folclóricas holandesas, chuvas de pétalas, shows e barraquinhas de comidas típicas da Holanda.

Tour Rural por Holambra

Campos floridos em Holambra
Dicas de passeios em Holambra: campos floridos – Foto: Governo do Estado de São Paulo

O Tour Rural por Holambra permite conhecer várias propriedades da cidade abertas aos visitantes, com diferentes tipos de cultivos. Por exemplo, você pode visitar uma fazenda produtora de suculentas, cactos e bonsais, uma plantação de crisântemos e margaridas e uma propriedade produtora de pimentas. O passeio inclui, ainda, uma passagem pela cidade e seus principais pontos turísticos.

Tour das Orquídeas

O Tour das Orquídeas é um dos passeios que permite se aprofundar em um determinado tipo de cultivo de flor em Holambra. O roteiro leva os turistas a uma produção rural, mostrando todo o processo de cultivo das orquídeas, desde o plantio até a floração. O passeio dura cerca de duas horas e inclui, ainda, uma visita ao Jardim do Holandês, que possui um orquidário natural.

Passeio à Macena Flores

Passeios em Holambra
Dicas de passeios em Holambra – Foto: Macena Flores/Divulgação

A Macena Flores tem campos de girassóis, lavandas e outras flores que podem ser visitados em passeios livres ou com um guia local. Trata-se de uma propriedade particular que produz flores e plantas ornamentais e abre seus campos para visitas turísticas, todos os dias, das 9h às 17h. O ingresso custa R$ 35 e crianças menores de 7 anos não pagam.

Dicas de viagem em Holambra

Viagem a Holambra: dicas
Viagem a Holambra: dicas – Foto: Miguel Schincariol/Alesp

Holambra é um destino para viajar em qualquer período do ano, tanto em relação ao clima quanto à possibilidade de visitar os campos floridos. É possível encontrar flores nesta cidade do interior paulista o ano todo, já que há o cultivo de diversas espécies que florescem em diferentes épocas.

Por exemplo, enquanto a primavera tem a maior variedade de flores e a principal festa de Holambra, o inverno oferece aos turistas a beleza dos campos de girassóis, que ficam mais bonitos durante esta estação do ano.

Mas é preciso se atentar a alguns aspectos da cidade ao planejar a viagem a Holambra. Primeiramente, se quer curtir as férias com mais tranquilidade, escolha ir para lá durante a semana, quando a cidade tem um clima pacato. Caso viaje em finais de semana ou feriados, saiba que encontrará Holambra cheia de turistas, não importa a época do ano.

A alta temporada em Holambra, além dos finais de semana e feriados, ocorre durante as férias escolares – julho, dezembro e janeiro – e em setembro, devido à Expoflora. O Natal também atrai milhares de turistas a esta cidade do interior paulista, graças ao Noeland, que é a maior festa natalina de São Paulo.

Holambra fica a apenas 130 km da capital paulista e a 40 km de Campinas, onde está o aeroporto mais próximo – Aeroporto Internacional de Viracopos. Para quem desembarca em São Paulo, as opções são os aeroportos de Congonhas (140 km) e de Guarulhos (150 km). 

A principal via de acesso à cidade é a SP-107, que se conecta com a SP-340 e SP-332, que vem de Campinas. É possível seguir para Holambra de Campinas ou São Paulo de táxi, ônibus ou carro – próprio ou por aluguel.

Melhor época para viajar à Holambra

Quando ir a Holambra
Quando ir a Holambra – Foto: Expoflora/Divulgação

Diferente de outros destinos em que há períodos mais favoráveis para se visitar ao longo do ano, Holambra é um lugar para ir em qualquer época. Como mencionamos, há campos de flores o ano todo nesta cidade do interior de São Paulo. Além disso, o clima de lá é bastante estável, sem grandes alterações.

O verão é a estação mais quente e chuvosa, mas isto não significa que chova o tempo todo. O mais comum é que haja chuvas nos fins de tarde em Holambra no período que vai de dezembro a março. As temperaturas podem chegar aos 35ºC e os dias são mais longos, escurecendo por volta das 19h.

No outono, porém, o clima é mais agradável, com máximas que não ultrapassam os 28ºC e paisagens ainda verdinhas. As chuvas diminuem nesta estação. O inverno, por outro lado, é o período mais seco em Holambra, com temperaturas mais frias, variando entre os 15ºC e 20ºC. Durante a noite, os termômetros podem marcar até 5ºC.

A época mais famosa de Holambra, a primavera anuncia não só a chegada das primeiras chuvas, mas também seu principal evento: a Expoflora. A estação das flores enche a cidade de cores e vida, já que atrai o maior fluxo de turistas durante o ano. 

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima