Atualizada em:
Decisão de fechar a ilha em 2020 foi tomada após o furto de mais de 40 dragões-de-komodo, maior lagarto do mundo e alvo de contrabandistas
A partir de 2020 não será mais permitida a entrada de turistas na exótica Ilha de Komodo, na Indonésia. A decisão foi tomada após o furto de mais de 40 dragões-de-komodo, espécie endêmica do sudoeste do país, alvo de contrabandistas.
A paralisação temporária foi necessária para uma tentativa de aumentar a população desses animais, além de preservar seu habitat. Este é um assunto que vem sendo debatido pelas autoridades locais desde o início de 2019 e, em abril, a decisão foi finalmente anunciada pelo porta-voz da província de Sonda Oriental, Marius Jelamud, e pelo Ministério do Meio Ambiente do país.
De acordo com o jornal local Tempo, os traficantes que roubaram os animais faturaram o equivalente a R$134,8 mil com cada dragão. A mesma publicação também divulgou que a ilha deverá permanecer fechada por pelo menos 12 meses a partir de janeiro do próximo ano.
Contrabando na Ilha de Komodo
Os dragões-de-komodo são constantemente comparados a dinossauros devido a sua semelhança com o gigante animal pré-histórico. Essa espécie de lagarto, que é a maior do mundo, pode chegar a três metros de comprimento e pesar mais de 100 quilos.
Com uma mordida altamente venenosa, estes animais são visados por contrabandistas para a criação de antibióticos. Autoridades da Indonésia informaram que, além dos dragões, outros animais da ilha também estão sendo contrabandeados, como gado selvagem, cacatuas e outras aves.
A Ilha de Komodo faz parte de um arquipélago que pertence ao Parque Nacional de Komodo, onde atualmente vivem cerca de 5.700 dragões, segundo a UNESCO. Existem ainda duas outras grandes ilhas no local que podem ser visitadas e que devem continuar recebendo turistas.
» Cruzeiros de luxo desbravam as belezas do Extremo Oriente
» 27 lugares surpreendentes onde a natureza predomina
» 5 ilhas paradisíacas para conhecer na Ásia
» Bahrein terá maior parque subaquático do mundo com avião submerso
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]