Atualizada em:
As Ilhas de Aran são encantadoras, três pequenas joias serenas que flutuam em um oceano atlântico selvagem. Possuem uma cultura rica e um povo orgulhoso de poder manter sua tradição, falando o antigo idioma irlandês, ou gaélico, na forma como se vestem e fabricam o principal produto da ilha, o grosso suéter de lã, e também por ser um lugar de vida simples, são agricultores, fazendeiros e pescadores. Com uma população de 1200 moradores, levam uma vida calma morando em uma ilha de uma beleza indescritível, você consegue entender o motivo de vários moradores nunca terem nem sequer saído de lá.
As atrações são inúmeras, por isso é aconselhável você dormir um dia na ilha, para conhecer os tradicionais bares (pubs) e realmente sentir a alegria desse povo, deixe-se levar pela maravilhosa musica irlandesa. O irlandês é um povo que adora contar uma boa história e principalmente para eles que vivem afastados do continente, tendo contato com poucos turistas.
Tome um tradicional café da manhã irlandês e você estará preparado para passear por vários quilômetros de penhascos de tirar o fôlego! Eles já são grandes e ao longe ainda é possível avistar o ponto mais turístico da Irlanda, os Cliffs of Moher (Falésias de Moher) e ficar impressionado com a perfeição e grandiosidade da natureza.
A Ilha ainda oferece pontos para mergulhar com golfinhos e focas em águas cristalinas. Para os corajosos é possível fazer rapel e escalada nas falésias e existe uma piscina natural, o Serpent’s Lair, que recebeu o campeonato de cliff Diving promovido pela Redbul.
O principal meio de transporte da ilha é a bicicleta e existe a opção de alugar, sendo o ideal para conhecer a ilha inteira e visitar os principais pontos turísticos, como é o caso do Forte Dun Aonghasa, um importante sitio arqueológico local, uma fortaleza de pedra datado de 500 a.C.
Ou apenas passear por suas inúmeras praias.
Como chegar:
Existem duas formas de se chegar às ilhas de Aran, de avião, que leva aproximadamente 10 minutos ou de barco que é a opção mais usada por turistas, mais longa, porem os horários são flexíveis e não é caro. De Galway ou Clare, os pontos de onde saem os barcos, você encontra várias agências que fazem esse tour.
Se a sua escolha é ficar uma noite na ilha, reserve um hotel antes, a ilha é pequena, existem poucos lugares e a busca é grande. Não é difícil achar uma acomodação se procurar com antecedência. Uma vez reservado, programe sua viagem e aproveite a tranquilidade e hospitalidade de uma ilha encantadora, uma das mais exóticas do mundo. A sensação é de ter parado no tempo, mas afinal, quem que não quer às vezes apenas poder parar e respirar um pouco?
+ info
Para informações adicionais, consulta de valores e horários acesse:
www.aranislands.ie
Leia também:
Dicas de passeios em Dublin, a capital da Irlanda
Turismo na Grã-Bretanha – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte
Reino Unido: conheça Edimburgo a capital da Escócia
Londres: as principais atrações da capital inglesa
Viagens clichês que você precisa fazer antes de morrer
Viajando o mundo como voluntário: uma viagem para o bem
Fotos: Glauber Andorinha, Imagem 4 Reprodução.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]