Isenção de visto de turismo entre Brasil e Japão começa a valer ainda em setembro

Atualizada em:

A medida, anunciada pelo governo federal, entra em vigor em 30 de setembro e tem validade inicial de três anos. A isenção de visto de turismo entre Brasil e Japão se aplica a todos os passaportes brasileiros válidos com chip

A isenção de visto de turismo entre Brasil e Japão entra em vigor no dia 30 de setembro de 2023. A medida, anunciada pelo governo federal, terá validade inicial de três anos, indo até 29 de setembro de 2026. A facilidade se aplica a todos os passaportes brasileiros válidos com chip, emitidos desde 2011, e para viagens de até 90 dias. 

visto para brasileiros no Japão
Foto: Sora Sagano / Unsplash

Se o turista não tiver o documento com chip, será preciso obter o visto antecipadamente. Vale ressaltar que a mudança não é válida para quem pretende entrar no Japão para trabalhar. Neste caso, ainda será necessário solicitar a autorização. A isenção de visto para os turistas é fruto de um acordo de reciprocidade entre os dois países, firmado em agosto. 

A medida vai contribuir para o aprofundamento nas relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil. Além disso, a ação impactará na ampliação do turismo internacional, contribuindo para a entrada de japoneses que queiram conhecer e visitar o Brasil.

O que fazer no Japão?

visto para brasileiros no Japão
Foto: Nicki Eliza Schinow / Unsplash

O Japão é um país fascinante, com rica cultura, história, natureza e gastronomia, além de grande tecnologia e modernidade. Entre suas principais atrações, está o famoso Monte Fuji, a oeste de Tóquio. Com 3.776 metros de altitude, é um local sagrado para os japoneses, que o consideram uma manifestação divina. Muitos peregrinos e turistas sobem até o seu cume para apreciar a vista espetacular e sentir a energia do lugar.

Entre os destinos mais visitados no país, está a cidade de Kyoto, antiga capital imperial do Japão, que preserva a tradição e a cultura japonesa. É possível visitar centenas de templos e santuários, como o Kiyomizu-dera, que tem uma vista panorâmica da cidade, o Fushimi Inari Taisha, que tem milhares de portões vermelhos formando um túnel, e o Ginkaku-ji, que é o Pavilhão de Prata.

É lá também onde está o Kinkaku-ji – também conhecido como Pavilhão de Ouro. O templo budista é uma das construções mais belas e impressionantes do mundo. Sua estrutura é coberta por folhas de ouro e reflete sua luz no lago que o cerca. O templo foi erguido no século XIV e é considerado um patrimônio mundial da Unesco.

A cidade de Hiroshima é muito famosa por ter sido atacada pela primeira bomba atômica da história, em 1945. Hoje, é um símbolo de paz e resiliência. No local, pode-se visitar o Museu Memorial da Paz, que conta a história do ataque e seus efeitos devastadores, e o Memorial da Paz, que é a ruína de um edifício que resistiu à explosão.

Tóquio, capital do Japão, é uma metrópole vibrante, cheia de contrastes entre o antigo e o novo. Harajuku é o lugar para ver a moda jovem e alternativa, Shibuya é onde fica o famoso cruzamento mais movimentado do mundo, Asakusa é o bairro do templo Senso-ji, o mais antigo da cidade, e Shinjuku é o centro dos arranha-céus e das luzes de néon.

Osaka é a terceira maior cidade do Japão e conhecida por sua gastronomia, humor e animação. É possível se deliciar com pratos típicos como o takoyaki (bolinho de polvo) e o okonomiyaki (panqueca salgada), se divertir no parque temático Universal Studios Japan, que tem atrações inspiradas em filmes e personagens famosos, e passear pelo bairro de Dotonbori, que tem uma atmosfera festiva e muitas opções de entretenimento.

Nara é a primeira capital permanente do Japão, uma cidade histórica e charmosa, que abriga alguns dos tesouros nacionais do país. Em Nara,pode-se visitar o templo Tōdai-ji, que tem a maior estátua de Buda do país, o santuário Kasuga Taisha, que tem milhares de lanternas de pedra e bronze, e o parque de Nara, onde vivem centenas de cervos mansos que interagem com os visitantes.

Saiba qual é a melhor época para ir ao Japão e, se puder, não deixe de aproveitar a temporada das cerejeiras. Também conhecidas como sakura, são um dos principais símbolos da cultura japonesa, florescendo na primavera, entre o final de março e o começo de abril. Existem mais de 600 tipos de sakura no país, com cores e formas variadas.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima