A região leste do Estado de Tocantins vem recebendo cada vez mais turistas graças as belezas e atrações que o Parque Estadual de Jalapão abriga. O local teve um aumento de turistas notável logo após a estreia da telenovela “O Outro Lado do Paraíso”, trama da rede globo que teve alguns episódios gravados no destino.

Com o atual crescimento do turismo no município de Mateiros (local que concentra a grande maioria das atrações do parque), a prefeitura da cidade estabeleceu uma nova lei que permite a cobrança de uma taxa de R$20,00 por turista para cada dia de permanência no destino.7

A lei que entra em vigor no início do ano de 2018 também irá atingir as pessoas que exploram as atrações turísticas do município, que serão obrigadas a pagar R$300 referente à Taxa Anual de Fiscalização e Fomento ao Turismo Sustentável, que estará atrelada à emissão de licença para o funcionamento dos atrativos turísticos.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

De acordo com alguns moradores e profissionais do turismo, a medida tem gerada grande insatisfação a população e turistas que vem a taxa como algo negativo para a economia da região. Diferente de Fernando de Noronha, que também cobra taxas de permanência no parque nacional, Mateiros ainda não possui uma infraestrutura adequada para receber turistas. A cobrança, além de ser desproporcional à estrutura oferecida pela prefeitura, tem preocupado os profissionais do município que temem uma queda no número de visitantes no próximo ano.

Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Heberson Martins, a taxa irá valorizar a mão de obra local e fazer com que o recurso monetário permaneça na cidade. O dinheiro da taxa será destinado para o custeio do seguro de visa obrigatório ao visitante e para a preservação e manutenção do meio ambiente.

» Ubatuba começará a cobrar taxa de turistas nos próximos meses
» Tocantins: veja fotos dos fervedouros mais belos do Jalapão
» 5 cachoeiras com águas incrivelmente azuis para você conhecer no Brasil
» Lugares para conhecer em Palmas

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Roteiro de viagem: viajando da Europa para Marrocos

Artigo anterior

17 fotos de Alter do Chão para se apaixonar de vez pela Amazônia

Artigo seguinte

Você pode gostar