Japão abre inscrições para programa de intercâmbio híbrido

Atualizada em:

As inscrições para o programa de intercâmbio híbrido estarão abertas até o dia 25 de agosto. Haverá encontros virtuais e presenciais no Japão

Até o dia 25 de agosto estão abertas as inscrições para o Programa Ship for World Youth Leaders, um programa de intercâmbio híbrido do Japão. A candidatura pode ser feita por um formulário online. Os selecionados participarão de encontros virtuais ainda no Brasil e, em 2023, seguirão para o país asiático, onde permanecerão por 15 dias.

Esta é a 34ª edição deste programa de intercâmbio. Segundo a Embaixada do Japão no Brasil, “a iniciativa tem como objetivo fortalecer o espírito de cooperação internacional por meio da formação de jovens líderes em uma rede de aprendizado colaborativo”.

Intercâmbio híbrido no Japão

Programa de intercâmbio híbrido do Japão
Foto: Pexels/Pixabay

No total, o Programa Ship for World Youth Leaders 2022 oferece 8 vagas para jovens entre 18 e 32 anos do Brasil para a posição de Overseas Participating Youth (OPY). Haverá, ainda, um National Leader (NL), selecionado entre os ex-participantes do programa. 

Os jovens que forem selecionados representarão o Brasil como uma delegação. Para isto, participarão de  grupos de discussão temáticos relacionados à Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), seminários, apresentações, workshops, visitas técnicas, entre outras atividades culturais e educativas.

Além dos brasileiros, farão parte desta edição jovens de outros 10 países: Austrália, Bahrein, Canadá, Japão, México, Omã, Peru, Polônia, África do Sul e Suécia. Em um primeiro momento, os selecionados participarão de encontros virtuais, entre novembro e dezembro deste ano. Já em 2023, terão atividades presenciais no Japão, entre 7 e 21 de fevereiro.

A inscrição para o programa de intercâmbio híbrido do Japão pode ser feita neste link. A seleção terá algumas etapas, entre testes, entrevistas e dinâmicas em grupo. Vale destacar que é necessário ter domínio do inglês, inclusive para responder a um dos testes. Os detalhes do edital podem ser vistos aqui. E mais informações podem ser obtidas através da Embaixada do Japão no Brasil.

Mais opções de intercâmbio

Programa de intercâmbio híbrido do Japão
Foto: Dariusz Sankowski/Pixabay

O programa de intercâmbio híbrido do Japão é uma oportunidade para quem quer ter experiências no exterior, mas não é a única. Existem diversos tipos de programas de intercâmbio e para os mais variados lugares do mundo.

Canadá e Estados Unidos, por exemplo, lideram o ranking de países procurados por brasileiros que querem estudar fora. De acordo com uma pesquisa recente da  Selo Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association), Irlanda, Reino Unido e Austrália também estão entre as preferências de intercâmbio a partir do Brasil.

No entanto, há também outras opções. Países da América Latina são excelentes escolhas para quem quer se aprofundar na cultura da região e aperfeiçoar o espanhol. Assim como países da África e Ásia oferecem experiências diversas e programas de intercâmbio super interessantes.

Quem decide fazer intercâmbio, além do local que vai conhecer, deve também escolher qual tipo de programa fará. Há vários tipos de intercâmbios, indicados para diferentes momentos da vida. Mas, de modo geral, as principais categorias são intercâmbio de ensino médio, intercâmbio de idioma, intercâmbio acadêmico e intercâmbio profissional. Porém, podem ser feitos também intercâmbios de férias, culturais, de trabalho voluntário e, até, da meia idade, voltados para quem já passou dos 40 anos.

Tipos de programas de intercâmbio

  • Intercâmbio de ensino médio: para estudantes de 14 a 19 anos que querem cursar até um ano do ensino médio no exterior.
  • Intercâmbio de idioma: programa que tem como foco a vivência no exterior para aprender ou desenvolver o idioma estrangeiro.
  • Intercâmbio acadêmico: voltado a quem quer ampliar as oportunidades profissionais com um diploma internacional.
  • Intercâmbio de férias: ideal para quem quer estudar fora, mas tem pouco tempo. Esse programa de curta duração pode ser feito por jovens e adultos e também é mais econômico.
  • Intercâmbio cultural: o programa de intercâmbio híbrido do Japão é um bom exemplo de intercâmbio cultural, em que se aprofunda nos costumes locais e há troca de experiências.
  • Intercâmbio de trabalho voluntário: os intercambistas trabalham em troca de experiências culturais e aperfeiçoamento do idioma.
  • Intercâmbio de meia idade: há programas de intercâmbio dedicados especificamente a pessoas mais experientes que desejam aprimorar ou aprender um novo idioma, realizar um antigo sonho ou mudar de carreira, por exemplo.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima