Atualizada em:
Cercada por montanhas com picos nevados, bosques selvagens e glaciares milenares, a Laguna Esmeralda é um local que precisa ser visitado em uma passagem por Ushuaia
A Laguna Esmeralda, ou Lagoa Esmeralda é uma das opções de passeios clássicos para conhecer em Ushuaia, na Patagônia argentina. A atração está localizada à apenas 20 km do centro da cidade, e é acessada por uma trilha de 4,5 km, com duração média de 1h30m. O início do trajeto que leva a atração fica na Reserva Natural Tierra Mayor, logo na entrada do parque.
Trilha para a Laguna Esmeralda
Todo o trajeto é sinalizado com placas, que indicam o caminho para o visitante até a lagoa. A trilha é considerada de dificuldade leve, sendo indicada até mesmo para quem não tem experiência em ambientes mais inóspitos, ou quem não costuma fazer atividades físicas com frequência.
No início do trajeto, campos abertos começam a aparecer, nesse trecho existem muitas castoeiras, uma espécie de diques construídos por castores, e muitos restos de troncos. Os castores são considerados pragas em Ushuaia. Os pequenos animais foram indevidamente introduzidos pelo homem na região com a intenção de iniciar uma indústria de casacos de pele. Devido ao fato de não haver os mesmos predadores naturais do Canadá, como linces, ursos e lobos, os castores se multiplicaram rapidamente em Ushuaia passando de apenas 25 casais introduzidos inicialmente, para uma quantidade de mais de 200 mil casais. Esse número descontrolado faz com que os castores depredem e mudem a natureza de Ushuaia em uma grande e lamentável velocidade.
O próximo trecho possuí solo plano, iniciando logo após cruzar um rio. Antes da subida há uma placa ilustrativa que indica os cerros da região, os glaciares e a localização da Laguna Esmeralda. Nesse ponto da trilha, o cenário parece sair de uma revista e documentários sobre natureza, onde mostram paisagens completamente selvagens.
Em seguida o visitante precisa passar por uma área com muita lama e um bosque de lengas, um tipo de árvore típico da Patagônia Argentina. Antes de iniciar a trilha, as agências contratadas para fazer o percusso oferecem galochas para atravessar essas partes com terreno lamacento.
Laguna Esmeralda
Emoldurada por montanhas e glaciares, a Laguna Esmeralda é abastecida pelo degelo do Glaciar Ojo del Albino, e recebeu esse nome pela sua coloração em tom de verde esmeralda, fenômeno que ocorre pela presença dos minerais expostos nas rochas da região e que são carregados para lagoa durante o degelo.
Bônus
Trilha para o Glaciar Ojo del Albino
Distância: 4km
Essa é uma segunda opção para quem tem disposição. O trecho até o Glaciar Ojo del Albino não é muito conhecido pela a maioria dos turistas que visitam Ushuaia, mas existe essa opção para quem deseja prolongar o passeio. A trilha passa pela borda direita da laguna e vai seguindo até as montanhas no fundo do lago, podendo ser feito em 3h.
Para quem deseja conhecer de pertinho esses cenários maravilhosos da Patagônia argentina, indicamos a agência Ushuaia Extremo, um receptivo da região especializado em receber brasileiros e promove passeios com guias em português.
+Info:
Ushuaia Extremo
Tel: +54 2901 433816
[email protected]
www.ushuaiaextremoevt.tur.ar
Facebook | Instagram
» Ushuaia: o que fazer a noite
» Onde ficar em Ushuaia: dicas de hotéis e pousadas
» Embarque pelo Trem do Fim do Mundo em Ushuaia
» Descubra a melhor época para visitar a Patagônia Argentina
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]