Com praias maravilhosas, monumentos cheios de história e um dos carnavais mais conhecidos do mundo, a Capital Baiana é um destino surpreendente, carregado de riquezas materiais e culturais. 

Salvador é uma cidade com manifestações religiosas marcantes, exemplo disso são as tradicionais festas de Iemanjá, uma celebração religiosa em homenagem à orixá ocorrida no seu dia, 2 de fevereiro, e a lavagem da escadaria do Bonfim que mobiliza milhares de devotos, que antecede sempre no segundo domingo após o Dia de Reis, no mês de janeiro.

A cidade possui um peso histórico com suas igrejas, construções coloniais e museus importantes do país. Você vai se encantar cada dia uma nova descoberta. Como se não bastasse, Salvador também é famosa por sua maravilhosa culinária que tem fortes influências indígenas, portuguesa e africana.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A cidade de Salvador possui uma ótima infraestrutura hoteleira e de atrações interessantes que não podem ficar de fora do seu roteiro. Se você está planejando visitar o destino, confira nossas dicas e aproveite ao máximo sua estadia na região!

Lugares diferentes para sair em Salvador

salvador

Foto: Divulgação

Vamos fugir do óbvio porque existem muitas outras opções além dos clássicos lugares para visitar em Salvador. O incrível Terraço Glauber Rocha é uma delas.

O espaço abriga uma cafeteria, cinema (do Espaço Itaú), livraria (LDM) e um terraço imponente com uma das vistas mais lindas da capital baiana.

O Porto dos livros com sua vista especial não poderia ficar de fora das nossas dicas de atrações diferentes para conhecer em Salvador. Música, poesia, teatro e diversas expressões artísticas se misturam no Porto. Com suas grandes janelas com vista para o Porto da Barra, o espaço disponibiliza mais de 15 mil livros, revistas, discos de vinil, CDs e DVDs. A vasta programação cultural do local conta ainda com sarau aos domingos.

Visitar Salvador e não comer acarajé no tabuleiro de alguma baiana famosa é um crime assim como é inaceitável visitar a Igreja do Bonfim e não amarrar uma fitinha no braço, fazer três nós e três pedidos. Os acarajés mais famosos da cidades estão próximos dos principais cartões postais de Salvador, como Acarajé da Cira, em Itapuã, e o Acarajé da Regina, localizado no Largo de Santano, no bairro do Rio Vermelho.

Conheça também a Ponta de Humaitá, local que proporciona uma linda vista para a Baía de Todos os Santos, e ainda abriga o Forte de Monte Serrat, considerado uma das obras militares mais primorosas do período colonial do Brasil. Aproveite a localização privilegiada da atração e confira um pôr do sol inesquecível na cidade baixa de Salvador.

E o quão especial é visitar a Casa de Jorge Amado no Rio Vermelho e conhecer o lugar que inspirou esse grande autor. É um lugar familiar, para ir com tempo e poder apreciar a fundo a vida do nosso tão querido Jorge Amado, a Casa é um local incrível que merece ser explorado.

Fora do circuito de atrações diferentes para conhecer em Salvador, está o programa básico e imperdível: visitar o Mercado Modelo e subir o Elevador Lacerda. O passeio pode terminar com uma bela caminhada pelas ruas coloridas do “Pelô”, combinada com uma visita na Casa de Jorge Amado e no Museu Afro-Brasileiro da UFBA.

Restaurantes diferentes para conhecer em Salvador

Foto: Divulgação

O Restaurante Pelô Bistrô, que fica no Hotel Casa do Amarelindo, tem uma gastronomia requintada com misto das delícias francesas e baianas. Tudo é impecável por lá, fora o cardápio, tem o jardim tropical com um pôr do sol estonteante que pede a escolha de um bom drink no bar panorâmico ao final do dia.

O Casa di Vina Restaurante foi o local onde Vinicius de Moraes e Gessy Gesse viveram sua história de amor. Um recanto de poesia e paixão certamente tem uma gastronomia convidativa. A comida mediterrânea e baiana com pratos elaborados pela própria Gessy Gesse enchem os olhos e conquistam paladares.

E se você é apreciador de vinhos não deixe de visitar o Restaurante Alfredo com sua cartela com mais de 50 rótulos de vinho à disposição. O cardápio do restaurante é sofisticado, suas criações originais de alto nível com opções de pastas, risotos e carnes, tudo isso em um ambiente elegante que torna o restaurante uma das melhores escolhas.

Foi visitar o Shopping Salvador e bateu aquela fome, mas dessa vez você não quer fast food e está em busca de um ambiente aconchegante para degustar uma boa comida acompanhada de um drink, então o local ideal é o Camarada Camarão. O cardápio é vasto, as delícias são inúmeras e seus preços acessíveis, quem conhece recomenda.

O Ristorante Di Lucca conta com duas unidades em Salvador que oferecem massas artesanais e diversos tipos de molhos, normalmente está sempre cheio na hora do almoço sendo interessante chegar um pouco antes para garantir lugar. O destaque é para a parmegiana que faz sucesso por lá.

O que fazer à noite em Salvador

lugares diferentes em salvador

Fotos: Rodrigo Suriani / Flickr

Se você procura diversão noturna e bares em Salvador, o Rio Vermelho é o seu lugar. Com seus diversos bares, restaurantes, baladas e barracas de acarajé, o bairro é considerado o mais boêmio da capital baiana.  Aproveite para provar comidas típicas da Bahia, como acarajé, vatapá e bobó de camarão.

O bairro de Santo Antônio Além do Carmo, localizado próximo ao Pelourinho, é famoso por ser um reduto de artistas e por abrigar muitos estabelecimentos e espaços culturais. Em alguns bares você terá uma vista incrível da Baía de Todos os Santos e da Cidade Baixa, na região pode-se também encontrar ateliê e exposições de arte. Imperdível para quem quer curtir a noite com muita diversão e cultura.

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), no Solar do Unhão é conhecido pela bela vista de Salvador e por ser palco de um dos eventos culturais mais bacanas da cidade o Jam no MAM uma reunião de músicos locais que tocam de improviso todos os sábados, a partir das 18h, no estacionamento do museu.

Agora se a sua ideia é badalar, dançar e curtir muito, o local ideal é o Pra Começar Music Bar, um dos bares mais tradicionais da noite de Salvador. Com uma programação variada a casa agrada a todos os gostos musicais com shows de sertanejo, samba, pop e axé. E se der fome no Pra Começar você pode degustar o tradicional filezinho com fritas dentre outras opções do cardápio.

Se a sua pegada é mais eletrônica então o Amsterdam Rio Vermelho está à sua espera, a casa é forte na cena eletrônica mas também entram na programação funk e reggaeton para você dançar muito. Às quintas-feiras a festa é open bar, aprecie com moderação.

Lugares para sair e opções do que fazer em Salvador não vão faltar, faça sua listinha, programe-se e aproveite ao máximo a sua viagem.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Emirates quer contratar mais de 3 mil novos funcionários no próximo semestre

Artigo anterior

Produtores de eventos debatem sobre o auxílio das tecnologias na retomada

Artigo seguinte

Você pode gostar