O turismo em Brasília vai muito além dos pontos mais conhecidos do cenário político brasileiro. A cidade é cheia de lugares incríveis para visitar, ricos em cultura e diversidade

Vai viajar para Brasília e quer opções de passeios que fogem dos roteiros mais tradicionais pelo Plano Piloto? Vamos te falar, então, sobre 13 lugares secretos e imperdíveis para visitar na capital federal que vão muito além dos pontos mais conhecidos do cenário político do Brasil.

Não que a visita à Esplanada dos Ministérios não seja um passeio muito interessante. A beleza das obras de Oscar Niemeyer e o paisagismo de Burle Marx tornam a capital federal uma das metrópoles mais bonitas do nosso país.

Porém, o turismo em Brasília tem muito mais a oferecer, tanto para quem prefere se aventurar pela cidade como também para quem curte mais a natureza. Por isso, decidimos falar aqui sobre atrações em Brasília que não são muito conhecidas, mas que podem encantar a todos os tipos de viajantes. Confira, a seguir:

Veja quais são os lugares secretos e imperdíveis em Brasília

brasilia

Foto: Igor Augusto / Unsplash

Ao viajar para a capital federal, separe um tempinho para conhecer, ao menos, um destes lugares. Tenho certeza de que você se surpreenderá com estas opções alternativas de atrações em Brasília.

Templo da Boa Vontade

Considerado uma das 7 maravilhas de Brasília, o Templo da Boa Vontade é um lugar para quem gosta de arte, cultura e turismo religioso. O local tem vários ambientes que representam as mais diversas religiões e filosofias. Neles, você encontrará várias obras de arte, entre quadros, esculturas e objetos que remetem às diversas culturas de paz e reflexão sobre a vida.

Os destaques do Templo da Boa Vontade são a Sala Egípcia, o Memorial José de Paiva Netto e Alziro Zarur, o Salão Nobre, o Painel A Evolução da Humanidade e a Galeria de Arte, que recebe mostras itinerantes e permanentes.

Liberty Mall

Um dos shoppings mais interessantes de Brasília, o Liberty Mall é outro lugar imperdível para conhecer na cidade. Além de todos os atrativos de um shopping convencional, como diversas lojas e uma praça de alimentação bem variada, o local abriga o Cine Cultura Liberty Small, perfeito para quem curte produções e filmes alternativos, tanto nacionais como internacionais.

Planetário de Brasília

Localizado no Setor de Difusão Cultural no Eixo Monumental, entre a Torre de TV e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o Planetário de Brasília é uma ótima opção de passeio cultural. Ele foi inaugurado em 1974 e seu prédio tem um formato de disco voador, com túneis de vidro e ambientes que reúnem objetos utilizados por astronautas.

Apesar de estar bem localizado e ser belíssimo do ponto de vista arquitetônico, o planetário é um dos pontos turísticos menos visitados na cidade. Porém, vale muito a pena descobrir esse lugar secreto de Brasília.

Compras nos becos do Conic

Localizado em frente à Esplanada dos Ministérios, o Conic é um conjunto de prédios que reúne diversas lojas e vários equipamentos culturais. O local já abrigou o mais importante centro cultural brasiliense, com livrarias, cinemas, teatro, boates, bares e restaurantes. Hoje, é o lugar para quem quer fazer compras em Brasília. Lá você encontra de tudo um pouco: roupas, objetos de decoração, lembranças de viagem, alimentos, entre outros.

Igreja Rainha da Paz

Localizada no canteiro central do Eixo Monumental Oeste, a Catedral Militar da Rainha da Paz é uma belíssima construção projetada por Oscar Niemeyer. Geralmente fora dos roteiros mais conhecidos da cidade, ela é um dos lugares secretos e imperdíveis para conhecer em Brasília. O prédio tem formato triangular e parece uma barraca militar. Em seu interior, fica o altar que foi utilizado na missa celebrada pelo Papa João Paulo II em 1991 e, no subsolo, uma capela.

BSB Memo

Quando viaja, você gosta de sempre levar para casa uma lembrança com a cara do lugar que visitou? Então, ao viajar para Brasília, você não pode deixar de conhecer a loja BSB Memo, especializada em colocar em objetos e vestuário a identidade da capital federal.

Lá você encontra desde camisetas personalizadas a objetos de decoração e uso pessoal, como guardas-chuva e bolsas. Tudo o que é vendido na BSB Memo traz imagens e frases que remetem à Brasília.

Museu Catetinho

Primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek, o Museu Catetinho reúne objetos e mobiliário que resgatam a memória da época da construção de Brasília. Uma ótima opção para quem gosta de turismo histórico-cultural, o local também tem um acervo com várias imagens fotográficas que ajudam o público a entender como foi que a cidade nasceu.

Restaurante Villa Tevere

O Restaurante Villa Tevere é um dos lugares secretos e imperdíveis para visitar em Brasília, não só pela excelente gastronomia, mas também por sua beleza. Com projeto arquitetônico do renomado arquiteto George Zardo, o restaurante tem ambientes belíssimos e aconchegantes que convidam a ficar um pouco mais. O menu, por sua vez, tem forte influência italiana, porém com toques asiáticos e brasileiros em suas composições.

Chapada Imperial

E engana-se quem pensa que o turismo na capital federal está limitado ao perímetro urbano. Entre os lugares secretos e imperdíveis para visitar em Brasília está uma reserva natural belíssima: a Chapada Imperial. Localizada a 50 km do Plano Piloto, o santuário ecológico tem trilhas que levam a 30 cachoeiras, além de um museu eco-histórico, arvorismo e várias atividades de educação ambiental.

Museu Vivo da Memória Candanga

Localizado entre as Regiões Administrativas de Candangolândia e do Núcleo Bandeirante, o Museu Vivo da Memória Candanga é um conjunto de casas de madeira que remonta à época da construção de Brasília. O museu é um excelente lugar para quem quer conhecer um pouco da cultura e tradição dos operários que ajudaram a erguer a capital do país.

O nome “museu vivo” deve-se ao fato de o lugar reproduzir as vilas dos operários de maneira tão fidedigna que até as árvores frutíferas plantadas por eles continuam a florescer entre as várias casinhas coloridas. Uma opção muito bacana de passeio em Brasília.

Café da Manhã no Daniel Briand

Ao viajar para Brasília, você também precisa experimentar o café da manhã no Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier. O charmoso restaurante, que começou em um pequeno estabelecimento nos idos de 1990, hoje é um local espaçoso, em frente a um bosque, e conquista a todos não só por sua beleza como também pelo menu genuinamente francês.

Cine Drive-In

Um dos únicos no Brasil, o Cine Drive-In é outra ótima opção de passeio para quem viaja à Brasília. Localizado próximo ao centro da cidade, ele tem 15 mil metros quadrados e capacidade para receber até 400 carros. A tela de projeção tem 312 metros quadrados e o som dos filmes pode ser ouvido pelo rádio dos carros através de uma transmissão em FM.

Nova Nicolândia

Outro lugar secreto e imperdível para visitar em Brasília, sobretudo se você viajar com crianças, é a Nova Nicolândia. Situado dentro do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o local tem vários brinquedos radicais e de diversão, incluindo a Roda Gigante de Brasília, de onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade.

Bar Moebius e Carcassonne Pub

Você curte boardgames? Então, precisa conhecer dois lugares incríveis em Brasília: o Bar Moebius e o Carcassonne Pub. Neles, você encontra vários jogos de tabuleiros disponíveis para se divertir com seus amigos ou com quem estiver por lá. Além disso, pode jogar enquanto experimenta as várias delícias servidas pelas duas casas. O Bar Moebius fica na Asa Norte e o Carcassonne Pub, na Asa Sul.

Inscreva-se em nosso canal:


Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Martinhal Chiado: hospedagem para a família no centro de Lisboa

Artigo anterior

Veja quais são os 10 destinos mais pesquisados do Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar