O roteiro de trem pela Espanha ficou mais barato com a inauguração do trem-bala entre Madrid e Barcelona. Com menos de 10 euros é possível ir de uma cidade à outra

Que tal fazer um roteiro de trem pela Espanha? Agora, esse tipo de viagem ficou mais barata com a inauguração da operação low cost – baixo custo – entre as duas principais cidades espanholas. Isso mesmo, Madrid e Barcelona ganharam um trem bala unindo as duas cidades com passagens a partir de apenas 9 euros.

A inauguração ocorreu no dia 10 de maio e o trem-bala será operado pela Ouigo, empresa do grupo francês SNCF. Haverá dez viagens diárias, sendo cinco em cada sentido. A viagem terá paradas em Tarragona e Zaragoza e durará cerca de duas horas.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A princípio, o trem-bala low cost ligará as duas principais cidades espanholas. Mas, segundo a Ouigo, há planos de expandir a rede de destinos, para oferecer rotas até Valência, Alicante, Córdoba, Sevilha e Málaga.

Esta é, com certeza, uma ótima notícia para quem quer conhecer a Espanha a bordo dos trens. Isto porque, atualmente, a viagem de trem-bala pelo país pode custar mais até do que cruzar seu território de avião, uma vez que também existem companhias aéreas de baixo custo.

Mais sobre o trem bala entre Madrid e Barcelona

trem barcelona madrid

Madrid e Barcelona ganham trem bala. Foto: Divulgação

O trem-bala entre Madrid e Barcelona tem capacidade para transportar 509 pessoas em seus dois andares e pode chegar a 300 km/h. As poltronas são reclináveis e confortáveis e os trens possuem wi-fi. 

Além disso, os passageiros contam com serviço de bar e opções de entretenimento – vendidas separadamente. As bagagens de mão não são cobradas e, caso necessite despachar malas, o serviço pode ser contratado à parte. 

A tarifa de 9 euros é oferecida para compras de passagens antecipadas pelo site da Ouigo. Esse valor é válido para viagens durante a semana. Aos finais de semana, a tarifa sobe para 15 euros. Em uma ação promocional, a companhia vendeu as primeiras 10 mil passagens a um euro em setembro do ano passado.

A inauguração dos trens-bala da Ouigo rompeu o monopólio ferroviário da Renfe na Espanha. A companhia espanhola, no entanto, também lançou uma operação de trens-bala low cost – o Avlo – entre Barcelona e Madrid, com apenas uma parada em Zaragoza.

Os trens Avlo têm 400 assentos e não possuem serviço de bordo, apenas máquinas de comidas e bebidas, que aceitam cartões de débito e crédito. Eles disponibilizam wi-fi gratuito e a passagem pode ser comprada a partir de 7 euros – antecipadamente no site.

Viagem entre Madrid e Barcelona

Madrid e Barcelona ganham trem bala

Madrid e Barcelona ganham trem bala. Foto: Reprodução

A viagem entre Madrid e Barcelona revela destinos incríveis para quem quer conhecer um pouco mais da Espanha. Em Madrid, os trens-bala param em Puerta de Atocha, uma grande estação que, além de estar bem localizada e interligada ao sistema de transporte da cidade, tem os principais serviços para atender bem aos turistas.

Sem sair da estação, você encontra caixas eletrônicos, farmácia, restaurantes, uma área comercial ampla e algumas opções de lazer, como o Tropical Garden – uma estrutura de ferro e vidro que abriga mais de 7.000 plantas nativas da Ásia, Austrália e América. 

Nos arredores de Puerta de Atocha, você pode visitar os museus do Triângulo da Arte – Museu do Prado, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia e Museu Thyssen-Bornemisza – ou passear pelo Parque do Retiro. 

Se você quiser ir além e conhecer melhor Madrid, a cidade tem atrações turísticas imperdíveis, como a Gran Vía, o Palácio Real, a Plaza Mayor, o Estádio Santiago Bernabéu, o Museu Arqueológico da Espanha e o Mercado San Miguel. 

Já em Tarragona, os trens-bala param na estação de Camp de Tarragona, a 11 quilômetros do centro da cidade. Apesar da distância, a estação é interligada com as principais linhas de ônibus, o que facilita chegar a seus pontos turísticos. Em La Secuita, onde está localizada a Camp de Tarragona, você pode conhecer a Igreja do Sagrado Coração ou passear pelos Clots de la Barquera, por exemplo.

Em Zaragoza, a parada na estação Zaragoza-Delicias também facilita conhecer os principais pontos da cidade, como a Ponte do Terceiro Milénio, o Canal Imperial de Aragón e a famosa El Tubo, uma área comercial cheia de restaurantes.

Em Barcelona, os trens bala param na estação Barcelona Sants. As duas linhas de metrô da cidade param ali também, o que facilita muito a locomoção do turista. Assim como em Madrid, a estação de Barcelona é bem servida por restaurantes, lojas de conveniências e guarda-volumes. 

Perto dela, você encontra a Calle de Sants, a maior rua comercial da Europa, com quatro quilômetros de extensão. Se você quiser um lugar para passear com tranquilidade, pode conhecer o Parque de la España Industrial ou o Parque Joan Miró.

Ao passar por Barcelona, não deixe de conhecer o Museu Picasso de Barcelona, o Bairro Gótico e Las Rambas. Vale a pena fazer um tour pelas diversas obras do arquiteto Antoni Gaudí espalhadas pela cidade e visitar os principais pontos turísticos, como a La Pedrera, a Casa Milà, a Casa Batllò, o Templo Expiatório da Sagrada Família e o Parc Güell.

A cidade tem, ainda, um litoral belíssimo e, se você puder ficar uns dias por lá, não vai se arrepender. Uma das praias mais visitadas da cidade é a charmosa Praia Barceloneta. Cartão-postal da capital catalã, ela tem ótima infraestrutura para receber os turistas, com quiosques, vestiários e chuveiros, além de aluguel de barcos, espreguiçadeiras e guardas-sóis.

Que tal programar uma viagem entre Madrid e Barcelona nos novos trens-bala. Além de gastar pouco, você poderá desfrutar de lindas paisagens e, ainda, conhecer os principais pontos turísticos da Espanha. Uma ótima pedida, não é mesmo?

Mas vale lembrar que as passagens, para serem mais baratas, devem ser compradas com antecedência no site das companhias. Confira as condições e fique atento às regras e condições para o despacho de bagagens, assim como ao valor dos serviços adicionais, caso queira viajar com mais conforto.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Melhores praias para visitar no México

Artigo anterior

Viagens aéreas estão sendo retomadas, mas Brasil segue em baixa

Artigo seguinte

Você pode gostar