O Polo Astronômico de Amparo, localizado a 130 quilômetros da capital, inaugurou o maior telescópio refletor para uso do público no Brasil

Os apaixonados por astronomia agora terão um novo e moderno instrumento para observar o céu no interior de São Paulo. O Polo Astronômico de Amparo, cidade a aproximadamente 130 quilômetros da capital, inaugurou no complexo um novo e moderno telescópio aberto para visitação.

O aparelho é o que melhor oferece condições de observação de astros celestes em todo o Estado de São Paulo e também é o maior do Brasil que permite o acesso de visitantes. O instrumento é capaz de coletar cerca de 14 mil vezes mais luz que o olho humano e tem como componente principal um espelho parabólico de 650mm de diâmetro, permitindo que os visitantes consigam enxergar estrelas, nebulosas e galáxias.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Maior telescópio brasil sp

Foto: Divulgação

Mas, afinal, o que é um telescópio refletor? “Basicamente os telescópios são equipamentos que coletam luz e fornecem imagens ampliadas de objetos distantes. Alguns utilizam apenas lentes, como os refratores ou lunetas astronômicas. Outros funcionam por meio da combinação de lentes e espelhos especiais, são os telescópios refletores, como é o caso do novo instrumento em funcionamento no Polo de Amparo”, explicou o diretor do Polo Astronômico, Carlos Eduardo Mariano.

Melhor época para ver as estrelas

Para quem quiser admirar as belezas celestes e aprender sobre os planetas no novo equipamento, uma dica é realizar uma visita ao complexo no inverno. Os meses de julho, agosto e  setembro dão condições ideais para realizar as observações, já que o céu fica mais limpo.

Para se ter uma ideia, durante esses meses é possível ver imagens em alta resolução da superfície lunar, detalhes da atmosfera de Júpiter, como suas faixas escuras e a grande mancha vermelha e os belíssimos anéis de Saturno, que se transformam em um presente para os olhos.

Maior telescópio brasil

Maior telescópio aberto ao público no Brasil é inaugurado no interior de SP. Foto: Divulgação

O complexo do Polo Astronômico oferece outras experiências e conta com outros três telescópios refletores de 360mm, 340mm e 20mm de abertura, um refrator de 150mm e ainda dois instrumentos para a observação solar. Além deles, há também um planetário digital usado em simulações do céu estrelado e projeções.

As visitas ao Polo Astronomico de Amparo podem ser realizadas todos aos sábados, das 19h às 22h, com ingresso a R$ 30 e R$ 15 para estudantes, com carteirinha, idosos e professores.

+ Info
Polo Astronômico de Amparo
Rod. Benevenuto Moretto (SP-095), Km 29/ Amparo – SP
www.poloastronomicoamparo.com.br
Tel.: (19) 3326-8264

Leia também:

» Vai para o Chile? Aproveite para fazer um incrível tour astronômico
» Low cost chega ao Brasil com voos até 63% mais baratos para Buenos Aires
» Cidades para viajar com crianças em São Paulo
» 16 lugares legais para ir em São Paulo

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Taxa de turismo: entenda o que é e como elas são cobradas

Artigo anterior

Pagamento com moedas garante meia entrada em parque aquático de SP

Artigo seguinte

Você pode gostar