Guia Viajar Melhor entre os maiores influenciadores de viagens do Brasil

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Indicado por três anos consecutivos como TOP 10 Influenciadores de Viagens e Turismo pelo iBest, Guia Viajar Melhor alcança mais de 20 milhões de pessoas durante 2023 apenas no perfil do Instagram. Estudo complementar ainda mostra como os influenciadores de viagens aquecem o mercado de turismo nacional 

Nos dez anos de marca completados em setembro do último ano, o site de viagens e turismo Guia Viajar Melhor, indicado por três anos consecutivos entre os TOP 10 influenciadores de Viagens e Turismo no Brasil pelo prêmio iBest, comemora a marca recorde de 20 milhões de pessoas impactadas em 2023 apenas no perfil do Instagram. 

Os dados auditados são coletados pela própria Meta, empresa proprietária das plataformas digitais Facebook, Instagram e WhatsApp. Os relatórios disponibilizados mensalmente, mostram o número de pessoas alcançadas, localização dos acessos, gênero, interesses, faixa etária e país de origem dos leitores. 

No fechamento do último trimestre de 2024, o perfil da empresa no Instagram se comunicou com mais de 4 milhões de pessoas. Entre eles celebridades, jornalistas de diferentes veículos, viajantes experientes, além de profissionais de viagens, gestores e lideranças de turismo. No site, são milhares de pessoas buscando inspiração e planejando uma viagem mensalmente.

Guia Viajar Melhor, guia de viagens está entre os maiores influenciadores de viagens do Brasil

Com o objetivo de ampliar a distribuição de notícias, a marca também firmou uma colaboração com outros canais da grande mídia brasileira, sendo provedor de conteúdo para o Terra e uma parceria com o R7, focado em publicar guias de destinos, notícias e análises sobre viagens. Segundo dados do Similarweb, o portal de notícias da Rede Record recebe cerca de 54 milhões de leitores por mês, destacando-se como um dos principais do país.

O grupo é considerado um dos maiores conglomerados de mídia brasileira e o segundo canal de TV em número de audiência no Brasil. A parceria também amplia as estratégias de comunicação e marketing de influência do guia de viagens, aumentando a exposição de marcas, destinos e serviços relacionados a turismo. 

Análise de dados e comportamento para o turismo 

A parceria conta com a produção de matérias sobre turismo desenvolvidas pela equipe de criação do Guia Viajar Melhor, alimentando as categorias de viagens e estilo de vida do R7, além do suporte estratégico em parte dos projetos especiais e campanhas para o mercado de viagens. 

O movimento também fortalece o serviço de business intelligence e análise de comportamento da Travel Media PR, agência de marketing turístico parceira do Viajar Melhor. A agência representa a marca em ações com o mercado de viagens do Brasil e do exterior. O trabalho feito em conjunto com as empresas mescla o conhecimento, alcance e habilidade das equipes, aumentando a área de atuação e resultados para empresas e destinos.

Em conjunto, elas também desenvolvem projetos de marketing turístico, mídia, marketing de influência, consolidação de destinos e análise de dados para a indústria de viagens. Com uma audiência qualificada, impactando milhões de consumidores de forma orgânica, são criadas análises de dados e comportamento para auxiliar a indústria de Viagens e Turismo na tomada de decisão. Além disso, engajam os viajantes durante toda a jornada de compra e planejamento das viagens. 

Influenciadores digitais e a indústria de Viagens e Turismo no Brasil 

Marketing de influência como vitrine para o turismo

A importância do marketing de influência no turismo é praticamente unânime entre as marcas do segmento de viagens. O artigo publicado pelo Sebrae com o título “Empresas de turismo querem influenciadores digitais”, aponta insights promissores sobre o setor e afirma que lideranças, empresários e gestores de turismo olham esse mercado com bons olhos. 

A matéria divulgada no site do Sebrae, desenvolvida pela ABBV (Associação Brasileira dos Blogueiros de Viagem), afirma que 92% das empresas de turismo entendem a importância dos influenciadores para otimizar suas estratégias de marketing turístico. Dentro deste cenário, elas optam por realizar ações com influenciadores digitais, jornalistas, sites de viagens e blogueiros. 

Segundo a pesquisa divulgada, 74% das empresas preferem trabalhar com projetos que mesclam diferentes canais. Ou seja, elas centralizam os esforços de marketing de influência em estratégias multiplataformas para serem encontradas durante mais de uma etapa da jornada de compra do viajante, aumentando a receita e a visibilidade de produtos turísticos. 

Entre os dados divulgados, o Instagram se tornou a plataforma com maior prioridade para 76% dos profissionais que participaram do estudo, enquanto os blogs e sites de viagens são prioridade para 61% dos entrevistados. Na plataforma, o guia de viagens Guia Viajar Melhor fechou o último ano com mais de 433 mil seguidores em seu perfil oficial e superou a meta de 50 mil seguidores no Guia dos Hotéis, vertical criada exclusivamente para o segmento hoteleiro.

De certa forma, os influenciadores de turismo servem como uma vitrine estratégica para auxiliar destinos e empresas do setor na hora de melhorarem a receita e a exposição para potenciais turistas. 

A edição impressa do Jornal de Negócios Sebrae, dedicada a empresários, traz os trabalhos do Guia Viajar Melhor em uma matéria de capa. A publicação intitulada como “Vitrine virtual para aquecer os negócios ligados ao turismo”, apontou como os canais digitais se transformaram em uma ferramenta que fortalece a venda das empresas do setor de forma inovadora.

Influenciadores digitais no turismo. Indústria de viagens quer investir em marketing de influência.

Instagram: a força do marketing de influência nas viagens

As redes sociais abriram espaço para o surgimento de novos formadores de opinião e possuem força para transformar serviços e destinos turísticos em larga escala. Em um estudo desenvolvido pela plataforma de viagens Expedia, divulgado pela DW, mostrou uma mudança no comportamento do consumidor mais jovem. 

Segundo constatação da plataforma, metade dos turistas abaixo de 40 anos utilizam as redes sociais como um meio para se inspirar e decidir o melhor destino para viajar. Para as novas gerações, as redes sociais superaram a influência de veículos tradicionais como TV e revistas, mas podem trazer consequências dependendo da forma que forem trabalhadas.

O Instagram se tornou a principal fonte de consulta para turistas que buscam um novo destino de férias. Inclusive, a relevância da plataforma criou um novo termo já popular entre as novas gerações – o chamado ‘destino instagramável’. 

“Desde que o Instagram foi lançado, em 2010, esse fenômeno tem se repetido. Seguindo os passos de influenciadores, os turistas saem à caça da fotografia de férias perfeita, inundando locais que eram ou pouco conhecidos, ou definitivamente menos populares do que agora”, analisou o repórter Jonas Martiny, que vive em Mallorca, destino turístico da Espanha e trabalha como correspondente da DW.

Com consequências diversas – principalmente para o meio ambiente – essa força também exige seriedade do poder público, dos turistas, das empresas, dos profissionais de turismo, influenciadores de viagens e formadores de opinião como um todo. 

Já que a força das redes sociais é um fato constatado para o turismo (e para diversos outros segmentos), impactando diariamente milhões de pessoas, também é urgente utilizarmos esse espaço para um debate saudável e mais ecológico. Se toda a influência pode definir tendências comportamentais para as pessoas, mudando a dinâmica de uma cidade, vale refletir maneiras saudáveis de transformar essa prática de forma mais positiva para todos. 

Esse cenário desafiador também é frequente nas reuniões de pautas do Guia Viajar Melhor, que busca ampliar a propagação de notícias e conteúdos diversos que melhoram as práticas sustentáveis adotadas por empresas e cidades ao redor do mundo. Esse esforço tem como propósito inspirar e orientar empresas e público sobre a importância de rever estratégias de consumo e escolhas para um mundo melhor. Para os próximos meses, conteúdos sobre práticas sustentáveis e cidades inteligentes se tornarão ainda mais frequentes por aqui. Afinal, viajar melhor é viajar em um mundo mais humano, diverso e respeitoso para todas as espécies!

Maiores influenciadores de viagens do Brasil

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