Atualizada em:
Descubra a melhor época para ir ao Pantanal para aproveitar o melhor da região, incluindo a observação de animais como a onça-pintada.
O Mato Grosso do Sul guarda algumas das belezas mais impressionantes do país, o que inclui a região pantaneira, que se espalha pelos municípios de Ladário, Corumbá, Aquidauana, Anastácio e Miranda, considerada por muitos sua principal porta de entrada. Mas, afinal, qual a melhor época para ir ao Pantanal?
Existem basicamente duas respostas para essa pergunta, as quais apresentaremos abaixo.
Qual a melhor época para ir ao Pantanal: no período das secas ou no período das chuvas?
Quem tem a intenção de viajar para o Pantanal e pretende saber a melhor época para isso não precisa se preocupar necessariamente com a temperatura. Aliás, é difícil ela ser citada quando se faz esse tipo de pesquisa.
Estamos falando da maior área inundável do mundo. Logo, existe apenas um fator determinante a ser considerado: a chuva.
Viagem para o Pantanal no período chuvoso
A chuva se faz presente na região de outubro até maio, e essa definitivamente é a melhor época para ir ao Pantanal para apreciá-lo em suas paisagens mais famosas: muito verde, rios suntuosos e centenas de animais para observar, como os jacarés e as cegonhas.
Chegar a esse paraíso é uma aventura a mais no roteiro nesses meses: não é raro conseguir chegar à hospedagem somente com barco ou avião monomotor.
As plantas aquáticas, como a vitória régia, também dão um show de beleza à parte, que pode ser contemplado ainda nos passeios a cavalo ou 4×4, com muito mais adrenalina do que na época da seca.
Viagem para o Pantanal no período da seca
De maio a setembro o verde proporcionado pelas chuvas dá lugar a uma paisagem mais árida, mas igualmente linda!
É o momento perfeito para caminhadas e para apreciar os ipês floridos além, é claro, de participar dos safáris em busca dos mamíferos locais, incluindo a onça-pintada.
Para quem gosta de pescar, essa também é a melhor época para ir ao Pantanal.
E então, qual período mais combina com o que você deseja fazer nesse destino?
Ah, e uma dica incrível: é possível conhecer o Pantanal e Bonito em uma mesma viagem, pois aproximadamente 150 km, apenas, separam os dois locais. Logo, seu roteiro pode incluir não só as planícies alagadas e a observação da vida selvagem, mas também cachoeiras e cavernas que formarão lembranças inesquecíveis.
A melhor forma de ver a famosa onça-pintada no Pantanal
Se o foco da sua viagem para o Pantanal é observar a onça-pintada, o melhor que você tem a fazer é contratar um dos safáris fluviais da região, através dos quais é muitas vezes possível encontrar esses animais em poucos minutos de navegação.
Alguns roteiros com esse fim duram até 5 dias, incluindo diversos atrativos como cafés da manhã típicos e o nascer do sol refletindo no rio como ponto de partida da aventura. Saiba mais clicando aqui.
Para mais informações sobre a região, além de a melhor época para ir ao Pantanal, visite o Portal de Turismo do Mato Grosso do Sul.
» Pantanal: expedição tem safári fluvial para ver onças-pintadas
» Bonito e Pantanal Sul Mato-Grossense na mesma viagem
» Barco hotel de luxo é a mais nova atração do Pantanal
» Fazenda brasileira oferece passeios para observar onças e outros animais
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]