Programando uma viagem para Eslováquia? Confira como é o clima do país e descubra qual a melhor época para visitar o destino

Situada entre a República Checa, Áustria, Hungria, Polônia e uma pequena parte da Ucrânia, a Eslováquia encontra-se no coração da Europa continental. Por esse motivo o país tem um clima bem influenciado por cada estação do ano, com invernos frios e com neve, e verões amenos, mas chuvosos.

Vale lembrar que a geografia da Eslováquia é bem diversificada e essas características também alteram o clima do país. Nas regiões do oeste, onde o terreno costuma ser mais plano, as chuvas são menos abundantes. Já o Leste do país, onde estão concentradas diversas montanhas, o clima costuma ser mais chuvoso.

As áreas mais baixas, como é o caso de Bratislava, capital do país, se encontram temperaturas que variam entre os 20 graus, no verão e 3 ou 4 graus abaixo de zero, em média, no inverno. Mas, se você gosta de montanhas e temperaturas abaixo de zero, as montanhas de Tatra, próxima à fronteira com a Polônia, são o destino ideal. Essa é a região mais fria do país e costuma ter temperaturas bem baixas, com paisagens que são constantemente pinceladas pelo branco da neve. 

Se você está planejando uma viagem para a Europa e deseja descobrir a melhor época para visitar a Eslováquia, confira essas dicas de como é o clima em cada estação do país. 

Clima na Eslováquia: melhor época para visitar o país

quando visitar Bratislava

Quando visitar Bratislava? Verão, outono, primavero ou inverno? Foto: Simy27 / Pixabay

O melhor período para uma viagem à Eslováquia certamente é entre os meses entre maio e setembro, quando as temperaturas ficam entre a casa dos 10 e 20 graus, e os dias são mais longos. Os melhores meses são na primavera e no outono (maio/junho e setembro/outubro).

Eslováquia no verão

O Verão na Eslováquia apresenta temperaturas elevadas que ultrapassam 30ºC durante o dia. 

O mês de Julho é certamente o mais quente do ano, podendo atingir 37 a 40ºC. A região mais quente do país é a mesma da capital Bratislava. Apesar de ser o período mais quente do ano, o Verão é também a estação mais chuvoso da Eslováquia.

Eslováquia no inverno 

O Inverno tem início no mês de Dezembro e as temperaturas caem drasticamente para -5, podendo chegar até -10ºC. Em geral, durante os meses de Dezembro e Janeiro, que são os meses mais frios do ano na Eslováquia, o país costuma receber geadas e muita neve, entretanto, é um ótimo período para quem deseja ver as paisagens do país coberta de gelo.

Eslováquia na primavera 

A primavera ocorre entre os meses de maio e junho e a cidade ganha um toque a mais com as flores e árvores que circulam a cidade. Esse é considerado por muitos a melhor época para visitar a Eslováquia, pois os turistas conseguem fugir do calor e do frio intenso. 

Eslováquia no outono 

Se você não sabe quando visitar Bratislava e está tentando fugir de baixas temperaturas, não opte pelo o outono. A estação na Eslováquia é úmida e tra muitos ventos. A temperatura média é de 14ºC em Setembro, podendo chegar até 3ºC em Novembro.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Onde comer na Bratislava: 5 restaurantes imperdíveis

Artigo anterior

Bate volta para Viena saindo de Bratislava: roteiro de 1 dia

Artigo seguinte

Você pode gostar