Top 10 melhores cidades para visitar no interior do Ceará. Do litoral ao interior, confira uma seleção com os melhores destinos do Estado

O Ceará é muito conhecido por suas praias e belezas naturais, mas há inúmeras cidades no interior do estado que escondem muitas riquezas e que merecem destaque. Saiba mais sobre elas.

Melhores cidades para visitar no interior do Ceará 

Canoa Quebrada

cidades interior do ceará

Melhores cidades para visitar no interior do Ceará. Foto: Alexsandro Cavalcante Ferreira / Wikimedia Commons

Conhecida pelo símbolo da lua e da estrela, Canoa Quebrada é uma das praias mais procuradas do Ceará e está localizada a 160km da capital. Lá é possível fazer passeios de jangada, buggy e parapente, ou simplesmente desfrutar das praias em um dos quiosques que apresentam uma boa estrutura para passar o dia, alguns até com piscina. À noite, o calçadão da Broadway é perfeito para curtir a noite com muitos restaurantes e bares. Geralmente, no meio do caminho, os turistas costumam parar em Morro Branco,  onde encontra-se o Monumento Nacional das Falésias, um labirinto esculpido, em que é possível encontrar muitas falésias e areias de diversas cores. Um dos cartões postais do estado.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

» Opções de hotéis e pousadas em Canoa Quebrada.

Icaraizinho de Amontada

interior ceará

Foto: Divulgação

Icaraizinho de Amontada é um pequeno vilarejo que está a 200 km de Fortaleza e tem menos de 5 mil habitantes, ou seja, é aquele destino para descansar e passar dias bem tranquilos. Atenção, porque lá o celular não pega, então aproveite para se desconectar do mundo e apreciar lindas paisagens compostas por um mar azul clarinho e lindos coqueiros. É um destino muito procurado também por quem deseja conhecer os  Lençóis Cearenses, um  conjunto de dunas e lagoas que encantam. 

» Opções de hotéis e pousadas em Icaraizinho de Amontada.

Jericoacoara

Foto: Wikimedia Commons

Um dos destinos mais procurados pelos brasileiros e estrangeiros também, Jericoacoara ou Jeri para os íntimos é um paraíso possível. Localizado a quase 300 km de Fortaleza, é uma vila de pescadores  onde apenas carros autorizados podem entrar e  todas as ruas são de areia, a perfeita composição de um cenário bucólico  para relaxar. A principal praia da região é a Praia de Jericoacoara, muito procurada por praticantes de windsurf. As dunas do pôr do sol, situadas no final da praia também são famosas, pois de cima delas é possível ver um entardecer inesquecível, que arrasta uma multidão no final do dia. Um passeio que não pode faltar é a Lagoa do Paraíso, uma das melhores praias do Brasil sem ondas, de águas cristalinas, com tons de azul e verde. Além disso, há diversos quiosques no local com estruturas simples e luxuosas. Ideal para passar o dia e não querer ir embora nunca mais. Outro pontos que não podem faltar também: Buraco Azul, Pedra Furada (rende boas fotos), Mangue Seco e claro, passeios de buggy. 

» Opções de hotéis e pousadas em Jericoacoara.

Camocim

interior ceará

Melhores cidades para visitar no interior do Ceará. Foto: Divulgação

Para quem busca um destino com opções de ecoturismo e praias desertas, Camocim é o lugar perfeito. Com 60 km de praias, é ainda uma das poucas regiões do Ceará em que é possível encontrar lugares inabitados. A principal atração  é a Ilha do Amor, também conhecida como a Ilha da Testa Branca, com um visual composto por dunas, lagoas de água cristalina e manguezais. Outras três praias também não podem ficar no roteiro: Praia de Tajatuba com coqueirais e mar verde; Guriú e Praia das Barreiras, selvagem e cercada por falésias. 

» Opções de hotéis e pousadas em Camocim.

Guaramiranga

cidades interior ceará

Melhores cidades para visitar no interior do Ceará. Foto: Anderps / Wikimedia Commons

Já pensou ir para o Nordeste e ficar em uma cidade que possui um clima ameneno, que dificilmente ultrapassa os 20 graus o ano todo? Então conheça Guaramiranga, localizada na região serrana do Ceará, a 105 km da capital. Lá você vai encontrar passeios históricos em igrejas, monumentos e até mesmo opções com mais aventura no Parque das Trilhas, onde é possível fazer rapel, tirolesa e caiaque. O Pico do Alto, segundo maior do Ceará, é uma ótima pedida para apreciar a paisagem. Além disso, há cachoeiras, como Urubu, Veada e São Paulo para se refrescar e reconectar. 

» Opções de hotéis e pousadas em Guaramiranga.

Beberibe

cidades interior ceará

Foto: Shutterstock

As falésias são muito comuns na região do Ceará, e em Beberibe não é diferente. O local mais conhecido, que é parada obrigatória, é o Monumento Natural das Falésias de Beberibe, onde há areias com diferentes cores. Além disso, a praia de Morro Branco também é muito conhecida e movimentada. É perfeita para passar o dia e desfrutar das inúmeras barracas em sua orla. Para conhecer mais sobre mangue, não deixe de ir à Foz do Rio Choró e ao Rio do Uraú.

» Opções de hotéis e pousadas em Beberibe.

Flecheiras

Melhores cidades para visitar no interior do Ceará. Foto: Gustavo Albano

Uma das praias mais paradisíacas do Ceará, Flecheiras está localizada a 145 km de Fortaleza e é aquele lugar para descansar e aproveitar a natureza local. Ela é cercada por dunas, coqueiros e piscinas naturais com águas claras, destacando ainda mais a beleza do local. Nela também é possível assistir de camarote um pôr do sol espetacular nas dunas. A Praia de Guajiru é outra praia da região de Mundaú, que marca o encontro do rio com o mar e está cercada de paisagens virgens.

» Opções de hotéis e pousadas em Flecheiras.

Itarema

Melhores cidades para visitar no interior do Ceará. Foto: Divulgação

Itarema é uma cidade no interior do Ceará repleta de belezas naturais situada a 214 km da capital. O seu nome significa “pedra cheirosa” ou “pedra com cheiro agradável”, ou seja, um verdadeiro convite aos visitantes. Um dos lugares mais famosos da região é a Ilha do Guajirú, indicado para kitesurf. Algumas praias completam o roteiro dessa viagem, como Praia da Barra, Praia de Almofala e Praia de Guajiru. Opções não faltam para curtir um dia ensolarado e se desconectar. 

» Opções de hotéis e pousadas em Itarema.

Paraipaba

Foto: Divulgação

Lagoinha está localizada em um distrito do município de Paraipaba, a 95 km de Fortaleza e é muito procurada por pessoas em busca de tranquilidade. O principal ponto turístico é a Praia de Lagoinha, que tem águas tranquilas, limpas e calmas. É o lugar perfeito para fazer um passeio de buggy e conhecer as belezas da região. O Mirante do Cristo é outra parada obrigatória que rende boas fotos. 

» Opções de hotéis e pousadas em Paraipaba.

Quixadá

cidades interior do ceará

Foto: Wikimedia Commons

Quixadá é o destino mais procurado pelos aventureiros no interior do Ceará, devido a suas trilhas e escaladas que agradam os turistas em busca de aventura. Comece pela Pedra da Galinha Choca, que garante uma vista impressionante da região e depois aproveite tudo o que a Serra do Estevão tem a oferecer. Não deixe também de visitar os museus, igrejas e outros locais históricos, como o Açude do Cedro, uma construção centenária de onde é possível avistar muitos pontos turísticos da cidade.

» Opções de hotéis e pousadas em Quixadá.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

15 lugares para conhecer em João Pessoa 

Artigo anterior

Brasileiros podem se vacinar nos EUA? Entenda as condições

Artigo seguinte

Você pode gostar