Litoral mexicano: conheça as melhores praias para visitar no México, cuidado para não se apaixonar

Esqueça os sombreiros e a pimenta, pois o México é muito mais que isso. Muitas cores, cultura e um povo pra lá de animado, o país é muito conhecido por suas praias impressionantes que atraem diariamente milhares de turistas do mundo todo. Sua paisagem não para por aí, lá também é possível encontrar montanhas, desertos, selvas e até ruínas de civilizações antigas. Tudo isso regado a uma culinária rica, com ingredientes que vão conquistar qualquer paladar, com temperos únicos. 

Para chegar lá, a principal porta de entrada é a Cidade do México, sua capital ou Cancun, que também recebe vários voos. Contudo, há muito mais para explorar nesse destino. Mas, antes de programar sua viagem, verifique quais são as regras e protocolos de segurança exigidos pelas autoridades locais durante a pandemia e a situação das fronteiras para receber turistas. O momento ainda é instável na maior parte do mundo, por isso se puder adiar a viagem, o faça e enquanto isso descubra quais são as melhores praias do México

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Melhores praias para visitar no México

Cancun 

praias mexicanas

Foto: Dronepicr / Wikimedia Commons

Praias e festas, mas muita festa, isso é o que vai encontrar em Cancun, localizado no estado de Quintana Roo, na região da Península de Yucatán. 

Com uma geografia privilegiada, entre o litoral do Oceano Atlântico e o Mar do Caribe, fica quase impossível ter paisagens que não encatem. São 22 km de praias com areia branquinha e águas cristalinas com uma infraestrutura hoteleira que espanta e agrada até mesmo os turistas mais exigentes. Entre as principais, vale destacar Playa Tortugas, Playa Delfines, Playa Caracol e Chac-Mool. Porém, existe história na cidade também, por ter feito parte do território da antiga civilização maia, cujas ruínas arqueológicas podem ser encontradas em Cancun, assim como a pirâmide Chickén-Itza, patrimônio cultural da humanidade e eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

» Opções de hotéis em Cancún.

Tulum

melhores praias mexico

Foto: Felipe huerta hdez / Wikimedia Commons

Mais rústico e ainda preservado pela natureza, Tulum vem ganhando fama no território mexicano e é uma alternativa para quem procura um lugar mais calmo para relaxar.

A 140km de Cancun também faz parte de Quintana Roo e abriga cenários paradisíacos. Os clubes de praia são muito conhecidos na região, ideal para quem deseja passar o dia descansando com bastante conforto. Os cenotes são imperdíveis e garantem fotos perfeitas, para entender melhor são piscinas naturais abastecidas por águas de rios subterrâneos e possuem  formas diferentes. O mais conhecido é o Gran Cenote, que chama atenção com suas águas de um azul turquesa e por ter uma parte dentro de uma caverna. Cenotes Casa Tortuga e Cenotes dos Ojos também valem a visita. 

» Opções de hotéis em Tulum.

Cozumel

praias mexico

Foto: Ricraider / Wikimedia Commons

Parada obrigatória para quem deseja conhecer a vida marinha, Cozumel é conhecida como um dos melhores pontos de mergulho do mundo. É uma ilha pequena, mas com boa estrutura para o turismo, já que possui até um aeroporto próprio. Além disso, é ótima para quem deseja fazer compras e até mesmo se hospedar em um lugar mais calmo. 

» Opções de hotéis em Cozumel.

Cabo San Lucas

melhores praias mexico

Foto: Comisión Mexicana de Filmaciones / Wikimedia Commons

Cabo de San Lucas fica no município do estado de Baja California Sur, e é um lugar muito procurado pelas praias paradisíacas e vida noturna agitada.

A Playa El Médano é a principal do local, por ter uma orla com restaurantes e bares.  Já a Playa Santa Maria é menos urbana e voltada para quem deseja apreciar o mar, já que é indicada para snorkel. Quando estiver lá não deixe de ir ao Monumento El Arco, uma formação rochosa belíssima. 

» Opções de hotéis em Cabo San Lucas.

Puerto Vallarta

praias mexicanas

Foto: wisley / Flickr

Situado no estado de Jalisco, Puerto Vallarta é muito procurado por quem deseja passar dias tranquilos na praia em um lugar que foge da rota turística mais badalada.

Nadar nas águas de Vallarta é a certeza de encontrar diferentes espécies marinhas, já que é um santuário baleeiro. Um ponto importante para visitar são as Ilhas Marietas, um arquipélago desabitado perfeito para praticar snorkel. Não deixe de incluir na lista: Playa Norte e do lado sul Playa Los Muertos, Garza Blanca, Boca de Tomatlán, Las Animas. 

» Opções de hotéis em Puerto Vallarta.

Playa del Carmen

caribe

Foto: dronepicr / Wikimedia Commons

A 70 km de Cancun, encontra-se Playa del Carmen, um lugar mais calmo e até descolado que é muito frequentado por europeus. Apesar de menor, também oferece boas opções de hospedagem, assim como restaurantes e lojas.

O mar é o grande atrativo, com trechos de praias repletas de beach clubs , entre os mais famosos Coralina, Kool Beach, Mamita’s e Martina Beach Club. Agora, se deseja um local mais desconhecido, para fugir da badalação, conheça Punta Esmeralda,  que tem águas cristalinas e um mar tranquilo. 

» Opções de hotéis em Playa del Carmen.

Isla Mujeres

praias mexico

Foto: dronepicr / Wikimedia Commons

Um passeio bate volta muito comum entre os turistas que vão a Cancun, é conhecer a Isla Mujeres e suas praias. Comece pela Playa Norte, que tem águas quentes, cristalinas e um mar muito calmo e raso. Fazer snorkel também é uma ótima ideia, já que as águas claras possibilitam a visualização de peixes. Garrafon é outra parada, indicada para nadar com golfinhos

» Opções de hotéis em Isla Mujeres.

Acapulco

litoral mexicano

Foto: L-BBE / Wikimedia Comons

Você deve lembrar de Acapulco em uma viagem que o personagem Chavez no seriado mexicano. O destino ficou muito famoso e ainda é lembrado por pausa desse episódio, porém as belezas do lugar vão muito além. A 350 km da capital, é um balneário localizado na costa pacífica, rodeado por arranha-céus e montanhas que abrigam 17 praias de areia dourada e um mar super indicado para surfe. Não deixe de conhecer as praias de Icacos e de Revolcadero.Se prefere águas mais calmas,inclua a praia de Majahua, na Baía de Puerto Marqués, e as de Caleta e Caletilla. 

» Opções de hotéis em Acapulco.

Akumal

melhores praias mexico

Praias no México. Foto: dronepicr / Wikimedia Commons

Uma praia tranquila localizada na Riviera Maya, Akumal é mais um lugar paradisíaco no México. Ideal para mergulhar e conhecer a vida marinha local. Aproveite, pois se der sorte, você poderá nadar com tartarugas que habitam o mar. 

» Opções de hotéis em Akumal.

Puerto Escondido

praias do mexico

Praias no México. Foto: theklan / Wikimedia Commons

Um lugar ainda pouco procurado pelos turistas, mas que possui lindas praias banhadas pelo Pacífico, Puerto Escondido, como o próprio nome já diz é uma cidade portuária localizada no estado de Oaxaca. Aliás, praia é o que não falta aqui, especialmente para quem gosta de conhecer paraísos secretos.A Playa Zicatela é ideal para praticar surf, devido às ondas fortes, assim como La Punta indicada para surfistas iniciantes, por ser mais suave. Agora, se você quer descansar na areia e curtir a natureza, escolha entre Playa Principal, Playa Manzanillo e Puerto Angelito e Playa Bacocho. Nenhuma vai te decepcionar. 

» Opções de hotéis em Puerto Escondido.

Puerto Morelos

melhores praias

Praias no México. Foto: Elelicht / Wikimedia Commons

Mais uma cidade portuária no México que impressiona com suas belezas, Puerto Morelos, fica na Península de Yucatán. É um lugar pouco explorado, mas que oferece um dos melhores espaços de mergulho no caribe mexicano. Lá encontra-se Great Mayan Reef, a segunda maior barreira de corais do mundo, localizada no Parque Nacional Arrecife. Se você nunca teve a oportunidade de conhecer a vida marinha, esse é o momento.

A Playa del Secreto, uma das mais belas e vazias, é outra opção de passeio. Para chegar lá é preciso atravessar um manguezal e não há estrutura de restaurantes, o que garante esse caráter tão exclusivo. 

» Opções de hotéis em Puerto Morelos.

Zihuatanejo

litoral mexicano

Praias no México. Foto: Comisión Mexicana de Filmaciones / Wikimedia Commons

A 250 km de Acapulco, Zihuatanejo é aquele lugar que vai fazer você sentir a verdadeira cultura mexicana em uma cidade portuária com ótimas praias.

Apesar de ser um lugar distante e com acesso mais difícil, vale a visita, pois trata-se de um pequeno vilarejo de pescadores muito charmoso e tranquilo. O ponto alto da viagem vai para as praias de La Ropa e Las Gatas, com mar tranquilo e transparente, ideal para nadar e praticar snorkel. 

» Opções de hotéis em Zihuatanejo.

Holbox Island

caribe

Melhores praias no México. Foto: Dronepicr / Wikimedia Commons

Holbox Island é mais um paraíso secreto, que está entre o Golfo do México e o mar Caribe, na Península de Yucatán. São 40km de extensão e uma cidade simples, que foge de qualquer tipo de luxo, mas que esbanja beleza natural. É o passeio perfeito para descansar e curtir praias calmas.

O principal passeio do local leva a três ilhas vizinhas: Bird Island, que possui mais de 140 espécies de aves; Passion Island, dona de uma praia imperdível e Yalahau, onde encontra-se um pequeno cenote para garantir as melhores fotos da viagem.

» Opções de hotéis em Holbox Island.

Santa María Huatulco

litoral mexicano

Praias no México. jleonelss / Wikimedia Commons

Huatulco é um destino muito procurado pelos mexicanos nas épocas de férias e verão no estado de Oaxaca. É famosa por suas praias e mergulhos nos recifes de corais. Seus pontos mais importantes são Santa Cruz a La Entrega, uma das praias mais afastadas, mas que garante mar calmo e bons momentos desfrutando a natureza.

» Opções de hotéis em Huatulco.

Punta Mita

praia

Melhores praias no México. Foto: DELVALLE / Wikimedia Commons

Uma península privada no estado mexicano de Nayarit, isso é Punta Mita, Se você quer luxo, ela  sabe muito bem como oferecer. Frequentada por celebridade e magnatas, é um paraíso participar, com opções de estadia surreais.

Uma das atrações do lugar são  as ilhas Marietas, conhecidas como Galápagos mexicana, com praias que foram consideradas como parque nacional e patrimônio da UNESCO.

» Opções de hotéis em Punta Mita.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Viagens baratas, mas com conforto: 7 destinos para conhecer no Brasil

Artigo anterior

Madrid e Barcelona ganham trem bala unindo as duas cidades

Artigo seguinte

Você pode gostar