Roteiro de carro entre São Paulo e Santa Catarina: conheça o que as regiões Sul e Sudeste oferecem de melhor quando o assunto é praia 

Não é só no Nordeste que o brasileiro encontra belíssimas e paradisíacas praias. Nas regiões Sul e Sudeste há uma diversidade de opções para todos os gostos: para os amantes de um agito e barraquinhas na areia, até para aqueles que preferem lugares reservados com uma natureza mais rústica. Então prepare-se, pois fizemos uma lista com as praias de São Paulo, Paraná e Santa Catarina para quem está planejando fazer um roteiro de carro entre São Paulo e Santa Catarina

Roteiro de carro entre São Paulo e Santa Catarina

Praias em São Paulo:

Peruíbe

Foto: Paulo Henrique Zioli / Flickr

Uma das praias mais próximas da capital, a apenas 137 km, Peruíbe é uma opção completa e muito procurada no litoral sul paulista. Ela reúne diferentes atrações para os turistas, que encontram agito e até mesmo passeios em meio a natureza para cachoeiras, trilhas e praias com quiosques à beira-mar ou sem nenhuma estrutura, movimentada ou mais reservada. É só escolher! 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Longe de ser a mais exuberante, a Praia do Centro de Peruíbe é aquela que tem a melhor localização, em uma área repleta de comércio e boas hospedagens. Se você quer aquele cantinho de natureza para curtir um pouco de sol com uma cerveja gelada, pode ser uma boa pedida, já que a faixa de areia é imensa. Mas vale lembrar que com todas essas facilidades, é também a mais procurada pelas pessoas. 

Se você quer praticidade, mas em um lugar um pouco mais reservado, a Praia do Costão pode cumprir essas exigências. Vizinha a Praia do Centro, é rodeada por vegetação e um pouco menos urbana, mas ainda assim com opções de quiosques. Agora, para os amantes da natureza rústica e lugares mais isoladas, a Prainha e a Praia Guaraú não decepcionam, pois são paraísos escondidos em Peruíbe. 

Cananéia

Roteiro de carro: Paradas entre São Paulo e Florianópolis. Foto: Ricardo Ghion / Flickr

Para quem busca um roteiro ecológico completo e muitas paisagens inesquecíveis, não pode deixar Cananéia de fora da lista. Foi a primeira cidade fundada no Brasil e está situada no litoral sul, no extremo, a 271 km da capital. É um local mais distante que exige mais tempo para ser explorado, mas que merece uma visita, já que é também um Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. 

Tédio nunca será um problema em Cananéia, já que lá é possível encontrar diferentes paisagens: mangues, dunas, restingas e Mata Atlântica, o que garante uma diversidade de passeios. Além disso, a cidade está rodeada por mar aberto e canais, então se você espera praias com grandes faixas de areia, esqueça. Contudo, há dois municípios vizinhos que vão te surpreender: Ilha Comprida e Ilha do Cardoso, que podem ser acessadas por barco. 

Ilha do Cardoso

Praias entre São Paulo e Santa Catarina

Foto: Edmilson sanches / Wikimedia Commons

Se você pensa que em São Paulo não existem lugares desertos e paradisíacos, é porque não conheceu a Ilha do Cardoso, um município de Cananéia. Também conhecida como Praia do Marujá, é muito procurada por pessoas que desejam ver golfinhos e mergulhar para ver de perto a vida marinha que habita a ilha. Vale destacar que lá você vai encontrar também outras praias desertas, trilhas e cachoeiras, no meio de uma natureza quase virgem.

Praias no Paraná

Ilha do Mel 

Paradas entre São Paulo e Florianópolis

Roteiro de carro: Paradas entre São Paulo e Florianópolis. Foto: Cyrus Augustus Moro Daldin / Wikimedia Commons

Engana-se quem pensa que no Paraná não há praia. A Ilha do Mel e seus 35 km de belas praias estão aí para provar o contrário. Um dos destinos mais procurados no verão, é um paraíso preservado, que oferece diversas opções de passeios voltados para o ecoturismo, e claro, com muito sol e mar. Para chegar lá, é preciso ir de balsa, que leva em média 2h para fazer a travessia entre a cidade de Paranaguá e a ilha. Aproveite esse trajeto para ir entrando no clima de sossego e desconexão, pois lá todas as ruas são de areia e a circulação de carros é proibida. Sim, o paraíso existe. 

Praia de Guaratuba 

Praias entre São Paulo e Santa Catarina

Praias entre São Paulo e Santa Catarina. Foto: Divulgação

Outra opção para quem busca um clima praiano no Paraná é Guaratuba, um dos destinos mais famosos na região, a 120 km de Curitiba. Com 22 km de litoral, opções não vão faltar. As praias costumam oferecer uma boa infraestrutura, especialmente as que estão localizadas no centro, como a Praia Central. Se você deseja surfar, a Praia Brava e Brejatuba atraem muitas pessoas em busca da prática esportiva, devido ao mar mais agitado e cheio de ondas. Agora, para quem busca maior conexão com a natureza e um visual quase inexplorado, a Baía de Guaratuba garante momentos únicos, com passeios de barco por rios, ilhas, mangues e uma vegetação bem preservada. 

Se tiver mais tempo, não deixe de incluir no seu roteiro a Praia das Pedras, Caieiras e Prainha. 

Praias em Santa Catarina 

São Francisco do Sul 

Praias entre São Paulo e Santa Catarina

Roteiro de carro: Paradas entre São Paulo e Florianópolis. Foto: Reprodução

Seguimos agora para Santa Catarina e uma pequena ilha, localizada próxima a Joinville, São Francisco do Sul. Talvez você ainda não tenha ouvido falar nesse nome, mas saiba que é um destino imperdível para quem busca paisagens naturais de encher os olhos, rodeadas pelo mar. Essa geografia privilegiada, que deixa todos encantados é fruto de como o seu território está dividido: de um lado a Baía da Babitonga e do outro o oceano Atlântico e no meio disso tudo, praias incríveis.

 A lista é grande, mas uma vez no local, não deixe de conhecer a Praia Itaguaçu, uma das queridinhas entre os turistas, por oferecer opções de hospedagens bem próximas e uma grande faixa de areia, para relaxar com tranquilidade. Ubatuba também é outra praia imperdível, com um mar bem agitado e super procurada por surfistas. 

Inclua na lista também: Praia do Molhe, Praia da Saudade, Praia do Forte, Praia Grande, Praia Ervino e Praia do Salão.

Balneário Camboriú

Paradas entre São Paulo e Florianópolis

Praias entre São Paulo e Santa Catarina. Foto: Reprodução

Uma mistura de sofisticação e elegância, Balneário Camboriú é um dos lugares mais procurados no litoral catarinense. A apenas 80 km de Florianópolis, é o refúgio de muitos moradores e turistas que buscam bons momentos em um dos destinos mais procurados pelos brasileiros durante o verão. E, com certeza, você deve estar se perguntando quais seriam as melhores praias para visitar. Há muitas opções, mas uma das preferidas entre os viajantes é a Praia do Estaleirinho que encanta com seu mar azul e mar mais forte, contudo o principal atrativo são os “beach clubs” que compõem a paisagem do local com estruturas de restaurantes, bares e muito agito. 

Outra opção que está entre as primeiras da lista é a Praia do Estaleiro, menos movimentada e escolhida por pessoas que desejam tranquilidade e claro, ela não deixa nada a desejar no quesito beleza natural. 

O movimento é intenso na Praia Central, a mais próxima ao centro da cidade, como o próprio nome já diz. Sua orla possui um calçadão que proporciona uma caminhada a pé ou de bicicleta bem agradável ao som do mar. O mar nem sempre é próprio para banho, portanto é aquele lugar para aproveitar nos restaurantes e quiosques, que lotam o calçadão. 

Bombinhas

Paradas entre São Paulo e Florianópolis

Roteiro de carro: Paradas entre São Paulo e Florianópolis. Foto: Reprodução

Já pensou em passar alguns dias em uma praia muito preservada rodeada por Mata Atlântica? Então você acaba de encontrar esse destino, Bombinhas, localizada entre 

Florianópolis e Balneário Camboriú, é um verdadeiro paraíso preservado, com regras ambientais rígidas que torna qualquer viagem inesquecível e agradável para todos os gostos. Para quem busca agito, as praias principais Bombinhas e Bombas são as melhores escolhas, mas se você quer algo mais tranquilo, livre de aglomerações, Zimbros, Morrinhos e Canto Grande vão te encantar. Aproveite para fazer trilhas e mergulhar, pois lá encontra-se também um dos melhores pontos de mergulho do Brasil

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Reforma no Coliseu colocará visitante no centro da arena romana

Artigo anterior

4 atrações inusitadas de Barcelona para sair do tradicional

Artigo seguinte

Você pode gostar