Monte Verde – Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Vai viajar para Monte Verde? Descubra lugares incríveis para conhecer neste destino charmoso de Minas Gerais e saiba quais são os principais pontos turísticos e passeios para fazer por lá a partir de nossas dicas sobre Monte Verde

Monte Verde é apenas uma vila de Minas Gerais, mas um de seus principais destinos turísticos. Situado na Serra da Mantiqueira, no distrito de Camanducaia, o local ganhou fama por seu clima romântico, formado pelas baixas temperaturas da região e a arquitetura em estilo europeu de suas construções em meio às montanhas.

Tanto que Monte Verde é, hoje, um dos destinos brasileiros preferidos por casais e tem uma excelente estrutura para atender a este perfil de viajantes. Mais do que isto, a vila também se destaca como um dos melhores lugares para a prática do ecoturismo e atividades de aventura em Minas Gerais.

Essa combinação fez com que Monte Verde ficasse entre os destinos mais acolhedores do Brasil, de acordo com os prêmios Traveller Review Awards 2022 e 2023, e tem atraído cada vez mais turistas a essa região de Minas. E a charmosa vila não deixa a desejar no que diz respeito à infraestrutura turística, com ótimas hospedagens, muitos restaurantes e lojinhas irresistíveis.

Portanto, se você está planejando viajar para Monte Verde, saiba que o destino não o decepcionará, já que há muito o que ver e fazer por lá. E para te ajudar a montar um roteiro de viagem super bacana, preparamos este guia com dicas sobre os principais pontos turísticos da vila, lugares para ir e passeios para fazer em Monte Verde. Confira!

Pontos turísticos de Monte Verde

Diferente de outros destinos em que os pontos turísticos estão relacionados a grandes construções e monumentos imponentes, em Monte Verde as principais atrações estão na natureza ao seu redor.

A vila mineira fica em meio a um paraíso ecológico da Serra da Mantiqueira, a 1550 metros de altitude, onde há montanhas que chegam a 2.080 metros e trechos de Mata Atlântica e de Floresta de Araucárias.

Avenida Monte Verde

Pontos turísticos de Monte Verde
Principais pontos turísticos de Monte Verde – Foto: Prefeitura de Camanducaia

Um dos lugares mais turísticos de Monte Verde, a avenida principal da vila, que leva seu nome, concentra os principais restaurantes, lojas e galerias. A Avenida Monte Verde é famosa por sua arquitetura em estilo alpino e, por sua causa, a vila é conhecida também como a “Suíça Brasileira”.

Com cerca de 1 km de extensão em sua parte mais turística, a avenida recebe um grande fluxo de turistas, principalmente aos finais de semana. Nela estão pequenos shoppings e galerias, entre eles a Vila Europa, a Galeria Suíça, o Shopping Center Celeiro, o Inverness Mall, o Shopping Oak Plaza, entre outros.

Trilha da Pedra Redonda

Pontos turísticos de Monte Verde
Dicas de pontos turísticos em Monte Verde – Foto: Rafael Vianna Croffi/Flickr

Se você gosta de ecoturismo e aventura, um dos principais pontos turísticos para visitar em Monte Verde é a Pedra Redonda. Trata-se de um pico rochoso com 1990 metros de altitude localizado próximo à divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo. É possível acessar o topo da pedra através de uma trilha de 1 km de extensão. Do alto, se tem uma vista espetacular da região.

Parque Oschin

Parque Oschin
Lugares para ir em Monte Verde – Foto: Parque Oschin/Divulgação Facebook

O Parque Oschin é uma atração próxima ao centro da vila que agrada, principalmente, a famílias que viajam a Monte Verde. Isto porque o parque oferece uma série de atividades para todas as idades, como trilhas que levam a uma cachoeira, redes de descanso, um pequeno lago, alguns animais e um restaurante. O local funciona de quarta a segunda, das 10h às 21h e o day use custa a partir de R$ 65 para maiores de 12 anos e R$ 40 para crianças de 3 a 11 anos. (ref. set/2023)

Pedra Partida

Pontos turísticos em Monte Verde
Vista da Pedra Partida – Foto: MOVE/Divulgação

Outro ponto turístico em meio à natureza que cerca Monte Verde, a Pedra Partida tem 2.050 metros de altitude e oferece vistas incríveis do Vale do Paraíba. Para chegar até seu topo é preciso percorrer uma trilha íngreme de cerca de 1h30. Mas o esforço é recompensado pela bela paisagem que o local proporciona. O acesso à Pedra Partida, atualmente, é pago e a trilha tem ótima sinalização, o que facilita chegar até lá.

Pico Selado

Pico Selado
Pontos turísticos em Monte Verde – Foto: Pousada Serra do Luar/Divulgação

Quem prefere trilhas mais desafiadoras pode escolher visitar outro ponto turístico famoso de Monte Verde, o Pico Selado. O percurso até o local passa por um bosque e paisagens incríveis, terminando em um platô que oferece vistas espetaculares. O desafio, no entanto, está no fato de boa parte do trecho ocorrer em subida, com uma elevação de mais de 1.000 metros, em uma caminhada de 5 km.

Mirante Estrada de Monte Verde

Localizado na rodovia de acesso a Monte Verde, a cerca de 21 km da vila, o Mirante Miguel Juliano é mais um ponto turístico para visitar por lá. Também conhecido como Mirante Estrada de Monte Verde, ele fica em frente à Casa do Queijo Alto da Cachoeira e pode ser visitado antes mesmo de chegar à vila, já que fica no caminho. O local oferece uma vista panorâmica das montanhas e vales da região.

Lugares para ir em Monte Verde

A lista de lugares para visitar em Monte Verde inclui, ainda, galerias de arte, bar temático e uma escola que oferece uma experiência um tanto diferente para os turistas. Veja só nossas dicas de locais para considerar em seu roteiro de viagem por lá. 

Escola de Falcoaria

Lugares para ir em Monte Verde
Lugares em Monte Verde – Foto: Escola de Falcoaria/Divulgação

A Escola de Falcoaria de Monte Verde está entre os lugares mais famosos da vila mineira. Durante a visita, os turistas conhecem o projeto de reabilitação de animais resgatados de cativeiros e podem interagir com eles. Além disso, aprendem sobre a arte milenar da falcoaria e sobre as aves de rapina. Importante: é necessário agendar a visita à Escola de Falcoaria com antecedência através do site oficial.

Unger’s Pottery House

Lugares em Monte Verde
Dicas de lugares em Monte Verde – Foto: Unger’s Pottery House/Divulgação

A Unger’s Pottery House é mais do que um lugar para fazer compras em Monte Verde, é um verdadeiro ponto turístico da vila. Afinal, estamos falando de uma galeria de arte onde você encontra peças de cerâmica únicas e inspiradas na ufologia – isso mesmo! O local tem um acervo com obras muito interessantes para observar e, claro, adquirir. As opções vão de utensílios de cozinha a peças de decoração únicas.

Ice Bar Monte Verde

Ice Bar Monte Verde
Dentro do bar as temperaturas são negativas – Foto: Ice Bar Monte Verde/Divulgação

Monte Verde é um famoso destino de inverno do sul de Minas Gerais e, seguindo este conceito, tem uma atração que promete deixar até os dias de calor mais gelados. Trata-se do Ice Bar Monte Verde, um bar de gelo semelhante ao de Canela e de Foz do Iguaçu, em que as temperaturas internas chegam a -20º C. O local abre todos os dias da semana, em horários específicos, adultos pagam um valor de entrada com direito a uma bebida.

Fazenda Radical e Mega Tirolesa

Fazenda Radical e Mega Tirolesa
Lugares em Monte Verde – Foto: MOVE/Divulgação

Se você gosta de praticar atividades de aventura, a Fazenda Radical é o lugar ideal para visitar em Monte Verde. O local é famoso por sua Mega Tirolesa, que percorre uma distância de mais de 1 km em duas etapas. Além disso, oferece outras atrações, como arvorismo, arco e flecha, parede de escalada e quadriciclo, sendo uma ótima opção para quem viaja em família ou com amigos para Monte Verde.

O que fazer em Monte Verde: passeios

Dicas de passeios para fazer em Monte Verde
Saiba o que fazer em Monte Verde – Foto: @visite.monteverde/Instagram Reprodução

Não falta o que fazer em Monte Verde, com muitas opções de passeios que permitem explorar as belas paisagens que cercam a charmosa vila mineira. Por isso, ao planejar sua viagem para lá, reserve um tempo para realizar pelo menos algum deles.

Tour de bicicleta

Uma forma especial de conhecer Monte Verde, o tour de bicicleta é feito em pequenos grupos e leva os turistas a cenários belíssimos. Os roteiros, geralmente, incluem 10 km de pedalada na selva com guia particular, passando por uma pequena aldeia e realizando um piquenique com produtos da região da Serra da Mantiqueira

Trilha do Platô

Vista da Serra da Mantiqueira
Vista da Serra da Mantiqueira – Foto: Prefeitura de Camanducaia

Uma das trilhas mais populares de Monte Verde, a Trilha do Platô é o destino perfeito para quem gosta de passeios na natureza. O percurso dura cerca de 1h30 e tem um trecho com forte aclive, portanto exige esforço físico, que é recompensado com as vistas panorâmicas incríveis da região a partir de seu topo.

Trilha do Pinheiro Velho

Agora se a sua ideia é fazer uma trilha mais tranquila em Monte Verde, a do Pinheiro Velho é a melhor opção de passeio. O grau de dificuldade do percurso é baixo, por isso ela é recomendada, inclusive, para famílias ou para quem deseja uma caminhada relaxante.

O nome da trilha vem de sua atração principal, um pinheiro-brasileiro de 500 anos. Mas não é só isso, durante o percurso pode-se observar várias espécies nativas da Mata Atlântica, além de vistas das montanhas ao redor.

Trilha Chapéu do Bispo

Por último, temos como opção de passeio em Monte Verde a Trilha Chapéu do Bispo. Ela é um dos pontos panorâmicos mais icônicos da região, uma vez que oferece uma vista incrível da crista da Serra da Mantiqueira. Porém, é preciso atenção ao percurso.

Apesar de a trilha até a base ser tranquila, o trecho até o topo exige coragem e disposição. Há dois acessos principais à Trilha Chapéu do Bispo: um pelo Café Platô e outro pela Pedra Redonda. Este último exige a contratação de um guia.

Dicas de viagem em Monte Verde

Dicas de viagem em Monte Verde
Viagem a Monte Verde: dicas – Foto: Prefeitura de Camanducaia

Uma consideração importante a se fazer sobre Monte Verde e que faz toda diferença no planejamento de viagem para lá é que não estamos falando de uma cidade, mas de uma vila mineira. Na verdade, Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, que fica no extremo sul de Minas Gerais, na divisa com o estado de São Paulo.

Há um único acesso a Monte Verde que, apesar de ter pavimentação, é bastante sinuoso. São cerca de 30 km a partir de Camanducaia de curvas e serras até chegar em Monte Verde. A vila fica em Minas, mas é mais próxima de São Paulo (SP) do que de Belo Horizonte, a capital mineira. Da capital paulista a Monte Verde são 160 km, enquanto de BH são 480 km de distância. 

Portanto, os aeroportos mais próximos de Monte Verde ficam em São Paulo, onde também os preços das passagens aéreas costumam ser mais acessíveis. A principal opção para seguir à vila mineira pela via aérea é o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a 164 km. Já o Aeroporto de Congonhas fica a 174 km e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, a 182 km.

A partir de São Paulo, é possível seguir para Monte Verde de carro ou de ônibus, saindo de qualquer um dos aeroportos. Mas o ideal é viajar para a vila mineira de carro, o que te dará mais autonomia para explorar os atrativos naturais ao seu redor.

O acesso à Monte Verde é feito pela Rodovia Fernão Dias (BR-381) até Camanducaia. É preciso sair no Km 918 e seguir por mais 30 km na estrada local. O trecho inicial é feito em terra e a parte de serra em asfalto.

Melhor época para viajar a Monte Verde

Quando ir para Monte Verde
Quando ir para Monte Verde – Foto: @thonnycardoso/Instagram Reprodução

A definição da melhor época para viajar a Monte Verde depende muito do gosto pessoal de cada um, já que é possível realizar diferentes atividades no destino. Por exemplo, se você gosta de frio mais intenso, escolha visitar Monte Verde no inverno, entre maio e agosto, quando os termômetros registram temperaturas abaixo de zero.

Agora se você quer curtir um clima mais ameno, a primavera (setembro a novembro) e o outono (março a maio) são ideais para viajar para lá. Com temperaturas agradáveis e dias com tempo firme, possibilitam a prática das atividades ao ar livre, incluindo as trilhas nas montanhas da região.

O verão (dezembro a março), porém, é o período do ano em que mais chove em Monte Verde. As temperaturas podem subir bastante durante o dia, mas costumam baixar à noite que em outras regiões do país na mesma época, devido à altitude. Por isso, se viajar para lá no verão, não esqueça de levar ao menos um agasalho na mala.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima