6 motivos para conhecer Capitólio em Minas Gerais

Atualizada em:

Pensando em viajar para Capitólio, em Minas Gerais? Entenda o que torna esta cidade um destino tão interessante com esta lista com 6 motivos para conhecer Capitólio

Não faltam motivos para conhecer Capitólio, em Minas Gerais, principalmente para quem gosta de contato com a natureza e esportes de aventura. A cidade localizada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas tem algumas das paisagens mais belas do estado, além de atrações históricas e da deliciosa culinária mineira.

No leque de opções do que fazer por lá, você encontrará lindas cachoeiras, piscinas naturais e montanhas com trilhas fascinantes que podem ser exploradas por praticantes de trekking, mountain bike, cavalgadas e motociclismo. Além, é lógico, dos passeios de barco pelo Lago de Furnas, conhecido carinhosamente como o Mar de Minas e principal atrativo de Capitólio.

Desse modo, se você ainda não está convencido a viajar para este destino incrível, vamos te ajudar a se decidir listando 6 motivos para conhecer Capitólio. Garantimos que, ao final deste post, você não terá dúvidas de que a cidade mineira precisa estar em seus planos de viagem. Confira!

O que falar de Capitólio?

O que falar de Capitólio, em Minas Gerais
Mirante do Lago de Furnas, em Capitólio. Foto: Ana Di Tullio/Wikimedia Commons

Quando falamos que Capitólio é um destino surpreende, não estamos exagerando. Para você ter ideia, a cidade mineira que ficou famosa pelo grandioso Lago de Furnas tem cânions com mais de 20 metros de altura, uma grande oferta de belas cachoeiras, grutas e mirantes naturais com paisagens incríveis.

Mas seus atrativos não param por aí. Capitólio também oferece roteiros rurais pela Serra da Canastra, assim como baladas animadas e um circuito gastronômico irresistível. Além disso, você pode curtir este destino mineiro tanto em férias como em um feriado prolongado.

O que não pode deixar de fazer em Capitólio?

Capitólio é um destino para quem quer curtir a natureza. Portanto, ao viajar para lá prepare-se para mergulhos refrescantes, banhos em cachoeiras e trilhas por lugares impressionantes. Mas não é só isso e, antes de listarmos os 6 motivos para conhecer Capitólio, que tal umas dicas do que fazer? Bora lá!

  • Escolha um bom hotel ou pousada (faça sua reserva aqui)
  • Passeie de barco pelo Lago de Furnas
  • Contemple a vista impressionante do Mirante dos Cânions
  • Visite as várias cachoeiras de Capitólio
  • Faça uma trilha no Parque Nacional da Serra da Canastra
  • Saboreie a irresistível culinária mineira

Pronto para conhecer Capitólio, em Minas Gerais? Confira, a seguir, os principais pontos turísticos de lá.

Motivos para conhecer Capitólio

Lago de Furnas

Motivos para conhecer Capitólio: Lago de Furnas. Foto: Divulgação/Prefeitura de Capitólio
Motivos para conhecer Capitólio. Foto: Divulgação/Prefeitura de Capitólio

Conhecido como o Mar de Minas, o Lago de Furnas é o principal atrativo de Capitólio e a maior extensão de água de Minas Gerais. Ele é também um dos maiores e mais limpos lagos artificiais do mundo, com 1440 km², e foi formado a partir da Usina Hidrelétrica de Furnas. Atualmente, o Lago de Furnas é uma das atrações turísticas mais visitadas em Capitólio, com cachoeiras, paredões rochosos e grutas. Sem falar nas belas águas da represa, que vão do azul-turquesa ao verde-esmeralda e são ótimas para passeios de lanchas e escunas, bem como para a prática de esportes náuticos.

Cachoeira Dicadinha

Cachoeira Dicadinha, em Capitolio, Minas Gerais. Foto: Marcelo Garcia/Wikiloc
Cachoeira Dicadinha, em Capitolio, Minas Gerais. Foto: Marcelo Garcia/Wikiloc

Uma das mais belas cachoeiras da região, a Cachoeira Dicadinha fica às margens da rodovia MG-050, em frente ao Mirante dos Cânions. Ela é uma ótima opção de passeio para quem quer curtir a natureza com um pouco mais de estrutura, pois tem fácil acesso e estacionamento próprio. Além disso, tem águas transparentes que percorrem um trecho do desfiladeiro, com poços de vários níveis e um visual incrível. Para completar, está localizada próximo à cachoeira Cascatinha que pode ser visitada em conjunto.

Cachoeira Fecho da Serra

Motivos para conhecer Capitólio: Cachoeira Fecho da Serra. Foto: Divulgação/Prefeitura de Capitolio
Cachoeira Fecho da Serra. Foto: Divulgação/Prefeitura de Capitolio

A cachoeira Fecho da Serra é uma ótima opção para quem procura por mais aventura em contato com a natureza. Para chegar até ela, é preciso percorrer 7 km em uma estrada de terra, além de trilhas que levam até a parte baixa e ao topo da queda d’água. Por esse motivo, a Fecho da Serra não está entre as mais visitadas da região, apesar de ser uma das mais belas. A cachoeira tem inúmeros poços para banho e uma forte queda d’água com 30 metros de altura. E os visitantes encontram uma área para camping, lanchonete e estacionamento próximos à cachoeira Fecho da Serra.

Lagoa Azul

Atrações para conhecer em Capitólio, Minas Gerais. Foto: Divulgação/Prefeitura de Capitólio
Atrações para conhecer em Capitólio. Foto: Divulgação/Prefeitura de Capitólio

Outra cachoeira imperdível em Capitólio, a Lagoa Azul tem duas quedas d’água e um poço perfeito para banhos. Não é por menos que esta é considerada uma das cachoeiras mais belas dessa região de Minas Gerais. Ela fica às margens da rodovia MG-050, no sentido da Usina Hidrelétrica de Furnas. Seu grande destaque é o Lago Azul, com águas cristalinas, de onde saem as escunas e lanchas que fazem passeios pelos cânions. Os visitantes podem acessar a parte baixa da cachoeira Lagoa Azul através do Lago de Furnas. Já os mais aventureiros conseguem subir ao topo da queda d’água pelos paredões rochosos.

Morro do Chapéu

Vista do Morro do Chapéu, em Capitólio. Foto: Ana Di Tullio/Wikimedia Commons
Vista do Morro do Chapéu. Foto: Ana Di Tullio/Wikimedia Commons

O Morro do Chapéu é um dos pontos mais altos de Capitólio, de onde se tem uma vista espetacular da região. Mas não é só isso que o torna um dos principais pontos turísticos da cidade. Ele é uma ótima opção de passeio ecológico, já que na trilha que leva ao seu topo há uma grande diversidade de flora e fauna. Por exemplo, ao longo do percurso é possível ver os lajeados, chapadões e as muralhas de pedra, construídas no início do século passado pelo artista e trabalhador rural Nestor Caetano. O local também é procurado por devotos que trilham o caminho do Morro do Chapéu para agradecer à Nossa Senhora dos Desamparados na capelinha construída no alto da montanha.

Parque Nacional da Serra da Canastra

Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Foto: Jairo Abud/Wikimedia Commons
Parque Nacional da Serra da Canastra. Foto: Jairo Abud/Wikimedia Commons

Para fechar a lista de motivos para conhecer Capitólio, não podemos deixar de falar do Parque Nacional da Serra da Canastra, uma das grandes belezas naturais do Brasil. Localizado a 100 km da cidade mineira, o parque abriga as nascentes do Rio São Francisco que, após se alinharem em pequenos córregos, formam piscinas naturais e a famosa Cachoeira Casca D’Anta, que possui 180 metros de altura. A área tem uma natureza exuberante, repleta de plantas nativas, flores de beleza rara e animais silvestres. Uma opção perfeita de passeio bate e volta para fazer a partir de Capitólio, sobretudo para quem ama ecoturismo.

Leia também:

» 2 dias conhecendo as belezas de Capitólio
» Hotéis e pousadas em Capitólio – MG
» Lugares para conhecer em Capitólio
» Campos de girassóis formam paisagens únicas em Minas Gerais

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima