Dos vários problemas que podem acontecer em uma viagem, chegar em um aeroporto e descobrir que sua passagem tem o mesmo assento que a de outra pessoa é um dos piores. Caso você não saiba o que é overbooking, é importante ter mais detalhes sobre o que é esse problema e como é sua solução. Para isso publicamos este artigo.

O que é o overbooking

A venda de passagens e a disponibilidade de assentos se tornou cada vez mais complexa. Se antes a venda era feita por agências de turismo e as próprias companhias aéreas e era um processo mais demorado, hoje a compra é efetuada em poucos minutos e centenas de plataformas online estão vendendo passagens a todo momento.

Essa é uma das razões para o overbooking, que nada mais é do que a venda de assentos além da capacidade do avião. Outras razões incluem a necessidade de remanejamento de outros passageiros por voos cancelados – gerando um efeito dominó – e até questões econômicas. É possível que a companhia aérea venda mais passagens do que tem de assentos, esperando que alguém irá desistir ou não viajar por alguma razão.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Entretanto essa arriscada estratégia pode gerar o problema do overbooking. Uma solução que algumas vezes é encontrada e é positiva para o passageiro é o upgrade para a classe executiva ou até a primeira classe. Mas esses assentos também podem estar ocupados e o impasse se mantém. O que fazer então?

A culpa é da companhia aérea

Aqui não há dúvidas que o problema e a culpa são da companhia aérea e cabe a ela solucionar esse problema de modo satisfatório para o passageiro.

Entre as regras da ANAC estão o direito à informação (porque o embarque está sendo recusado) e o direito à assistência, baseado no número de horas que demorará até o problema ser solucionado. Acima de quatro horas o passageiro tem direito a hospedagem caso seja um pernoite ou transporte até sua residência e retorno ao aeroporto.

A solução mais simples é o upgrade para uma classe superior ou então um voo próximo da companhia ou de outra. Mas o passageiro também tem direito de recusar essas opções, especialmente se elas não forem de seu agrado.

É importante que o passageiro conheça seus direitos e não assine nenhum termo porque o caso pode gerar uma indenização, prevista na resolução 400 da ANAC (1300 reais para voos nacionais, o dobro para internacionais) e até uma indenização por danos morais.

Passo a passo

Caso o seu embarque seja preterido, pergunte a razão para isso. Se ela for overbooking, imediatamente a companhia aérea precisa reconhecer o erro e oferecer alternativas. Elas são:

  • Upgrade para a classe executiva ou primeira classe
  • Assento em voo da mesma companhia
  • Assento em voo de outra companhia
  • Reembolso da passagem

Lembre-se de guardar todos os comprovantes, desde o de compra da passagem até o cartão de embarque, físico ou digital. Não assine nenhum termo que abra mão de seus direitos de indenização. Caso você entenda que a empresa não soluciona sua questão de modo satisfatório, informe que você conhece seus direitos e que irá recorrer à Resolução 400 da ANAC.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Arquipélago de Fernando de Noronha atrai turismo de lazer o ano inteiro

Artigo anterior

Aeroporto de Brasília ganhará shopping e parques temáticos

Artigo seguinte

Você pode gostar