Não sabe o que fazer em Amsterdã? Confira 18 atrações turísticas imperdíveis e conheça os principais pontos turísticos da capital holandesa

Amsterdã vem ganhando mais notoriedade entre os destinos europeus buscados por brasileiros. Tanto para mochileiros quanto para quem busca conhecer além das cidades tradicionais no continente, como Paris, Lisboa e Madri, a capital da Holanda é uma ótima opção. Além de existirem voos diretos para o destino saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Se você está planejando uma visita a essa cidade, confira 18 atrações turísticas de Amsterdã que são imperdíveis para completar seu roteiro. 

A capital holandesa é conhecida principalmente pela tolerância e liberdade quanto se trata de questões de gênero, drogas recreativas e o clima de festa que engloba toda a cidade, atraindo sobretudo viajantes jovens. Mas não só de liberdades é feita uma viagem a Amsterdã. A cidade é lotada de museus que esbanjam história e arte, além de uma arquitetura que vai do gótico europeu até traços mais modernos. 

Para aproveitar ainda mais a cidade, suas ruas planas incentivam os passeios de bicicleta. O meio de transporte é tão famoso em Amsterdã que o número de magrelas que circulam pela cidade chega a ultrapassar o número de moradores. Outro jeito de conhecer os cantinhos mais charmosos da capital holandesa é subir em um barco e deslizar pelos canais.  

Confira 18 lugares imperdíveis para conhecer durante sua estadia em Amsterdã. Lembrando de a Holanda faz parte do Espaço Schengen e os visitantes precisam contratar um seguro-viagem antes de embarcar. 

18 atrações para conhecer em Amsterdã

Museu Van Gogh

Principais pontos turísticos de Amsterdã

Principais pontos turísticos de Amsterdã. Foto: www.hollandfoto.net / shutterstock

Vincent Van Gogh é um dos artistas mais aclamados da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo. O Museu Van Gogh agrega a maior coleção de trabalhos do pintor holandês, entre eles os famosos quadros Os Girassóis, O Quarto em Arles, Amendoeira em Flor, fora seus característicos auto-retratos.  

Não só observar seu trabalho, o visitante do museu também conhecerá a história de vida de Van Gogh por meio de cartas, desenhos e fotografias. 

  • Endereço: Museumplein 6
  • Horário: Aberto de sábado a quinta-feira das 9h às 17h e das 9h às 21h às sextas-feiras.
  • Site: https://www.vangoghmuseum.nl/en

Casa Anne Frank

Principais pontos turísticos de Amsterdã

Atrações imperdíveis de Amsterdã. Foto: Valeri Potapova / Shutterstock.com

Localizada no coração de Amsterdã, a casa onde Anne Frank e sua família se esconderam durante a invasão nazista na cidade em 1942 hoje conta a história dessa menina que se tornou um marco da crueldade do regime nazista com o povo judeu. Anne, seu pai, sua mãe e sua irmã mais velha, ficaram escondidos junto com outra família judia e um dentista amigo por dois anos e um mês até serem descobertos e mandados para um campo de concentração. 

A história da menina, que acabou morrendo no campo de Bergen-Belsen de tifo com apenas 15 anos, foi contada com a publicação de seu diário, feita pelo seu pai, que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial. 

A visita à Casa de Anne Frank é muito bem planejada e guiada. O espaço foi mantido como era na época, com recriação de ambientes para que sejam quase idênticos aos que as famílias conheceram naqueles dois anos. 

  • Endereço: Westermarkt 20
  • Horário: De novembro a abril: domingo a sexta das 9h às 19h/sábado até às 22h. De abril a novembro: todos os dias das 9h às 22h
  • Site: https://www.annefrank.org/en/museum/

Rijksmuseum

Principais pontos turísticos de Amsterdã

Atrações Turísticas de Amsterdã. Foto: shutterstock

O Museu Nacional da Holanda é, depois do Museu Van Gogh, a atração que mais recebe visitantes em Amsterdã, recepcionando mais de dois milhões de turistas ao ano. Com a maior coleção de quadros do Século de Ouro Holandês, o museu é considerado um dos melhores da Holanda e conta com oito mil de obras em seu acervo permanente. Entre elas, peças de artistas como Rembrandt e Vermeer. Além disso, o museu também recebe exposições temporárias como, por exemplo, a exibição Caravaggio-Bernini: o início do barroco em Roma, que ficará a mostra até junho de 2020. 

Não só as obras incríveis que contam a história holandesa, a visita ao Museu Nacional da Holanda é completada pela arquitetura. Aberto oficialmente em 1885, o prédio que abriga o Rijksmuseum combinava os estilos gótico e renascentista e ainda acolhe o visitante com uma praça e jardins que exalam o charme holandês e formam um oasis para que os turistas relaxem ao ar livre. 

Passeio pelos canais

Principais pontos turísticos de Amsterdã

Principais pontos turísticos de Amsterdã. Foto: shutterstock

Com mais de 1500 pontes e 100 quilômetros de canais, há quem chame Amsterdã de uma Veneza do Norte. Mas a afirmação estaria um pouco equivocada já que o sistema fluvial da capital holandesa é historicamente maior do que o da cidade italiana.

Sem dúvida dos canais são um das coisas mais características de Amsterdã e também o que mais destacam a cidade. Em passeios de barcos alugados o turista pode ver exemplares das mais de 2500 casas flutuantes que abrigam milhares de famílias, passar pelos principais pontos turísticos e também passará pelo Grachtengordel. Esse nome, difícil de pronunciar para brasileiros, é a denominação do anel dos três canais mais importantes de Amsterdã. Eles foram desenhados no século XVII para suportar o aumento da população e, hoje, contam com algumas das mansões mais bonitas da cidade em suas margens. 

É fácil achar empresas que realizam passeios pelos principais canais e também que oferecem jantares e festas flutuantes. Muitos deles saem da Amsterdam Central Station.

Vondelpark

Atrações imperdíveis de Amsterdã

Principais pontos turísticos de Amsterdã. Foto: Hung Tran / Unsplash

O Vondelpark é um dos parques mais famosos de Amsterdã e também de toda a Holanda, recebendo cerca de 10 milhões de visitantes ao ano. Com cerca de 470 mil metros quadrados de área verde, o parque é o melhor lugar da cidade para caminhadas, passeios de bicicleta, praticar esportes, piqueniques, e aproveitar os dias de sol em um dos cafés.

Além de um passeio tranquilo e relaxante para turistas, o Vondelpark também faz parte do estilo de vida da cidade. Serve como passagem, programação de fim de semana e cultural para os cidadãos locais, sendo procurado para shows ou peças de teatro ao ar livre, churrascos e passar a tarde na casa de chá ‘t Blauwe Theehuis (A Casa Azul de Chá).

  • Endereço: Vondelpark, 3
  • Horário: aberto 24h
  • Site: https://vondelpark.com

Palácio Real

Atrações imperdíveis de Amsterdã

Atrações Turísticas de Amsterdã. Foto: TTstudio / shutterstock

O Palácio Real de Amsterdã é um dos principais pontos turísticos da capital holandesa. Localizado na Praça Dam em Amsterdã, bem no centro histórico que conta as memórias da cidade a cada esquina. O edifício, que ainda recebe como hóspedes visitas oficiais do Estado holandês e também eventos da realeza, foi construído entre 1648 e 1665, e recebe visitas guiadas que remontam às épocas em que a estrutura abrigava a Prefeitura ou quanto foi morada da família real nos anos de 1800s.

  • Endereço: Nieuwezijds Voorburgwal 147, 1012 R
  • Horário: abre para visitação das 10h às 17h em dias que o prédio não está reservado para eventos.
  • Site: https://www.paleisamsterdam.nl/en/

Heineken Experience

Atrações imperdíveis de Amsterdã

Principais pontos turísticos de Amsterdã. Foto: Nicole Kwiatkowski / shutterstock

Se você é do tipo que estimam uma boa cerveja e se interessa pelo processo de produção e história dessa bebida, a Heineken Experience pode ser um passeio muito interessante. A cerveja Heineken é conhecida e apreciada pelo mundo todo, mas sua história começa em uma pequena cervejaria no centro de Amsterdã em 1864. A experiência oferece três tipos de passeios em que o visitante conhece a primeira fábrica da Heineken e degustação de cerveja, podendo também incluir uma visita exclusiva aos bastidores, brindes, ou então um cruzeiro pelos canais de Amsterdã. Os ingressos estão disponíveis a partir de 18 euros. 

Praça Dam

Atrações Turísticas de Amsterdã

Atrações imperdíveis de Amsterdã. Foto: Aero Travel / Flickr

A arquitetura incrível por si só já compensa a visita pela Praça Dam. Como um dos principais pontos turísticos de Amsterdã, a Praça também é um dos melhores locais de encontro na cidade. Construída em 1270, bem no centro da cidade, a atração abriga diversas opções de entretenimento, passeios históricos e opções gastronômicas. Entre eles, o Palácio Real, construção imponente de 1648, é o que mais chama a atenção na Praça. 

Há pouco mais de um quilômetro da estação central de trens, a praça conta com diversos bares, restaurantes, cafés e lojinhas em volta de si, além da De Bijenkorf, uma das maiores lojas de departamento da Holanda, e o Magna Plaza, um dos únicos shoppings da cidade.

  • Endereço: Dam 1012 JL

NEMO 

O que fazer em Amsterdã

Atrações Turísticas de Amsterdã. Foto: Erik_Lyngsoe / Pixabay

O NEMO Science Center é o museu de ciência e tecnologia mais importante do país. Seu edifício em formato de barco possui cinco andares, onde os visitantes podem participar de experiências científicas e curtir exposições interativas sobre a força da gravidade, o magnetismo e outros muitos fenômenos cotidianos. O último andar ainda conta com um terraço que proporciona uma bela vista da cidade, além de um café.

O lugar é um passeio perfeito para famílias com crianças que terão a oportunidade de tocar e interagir com as mostras enquanto descobrem como o mundo funciona. 

Mercado de Flores (Bloemenmarkt)

Atrações Turísticas de Amsterdã

Principais pontos turísticos de Amsterdã. Foto: Carlotta Segna / Unsplash

Uma viagem a Holanda não seria completa sem envolver flores no passeio, principalmente as famosas tulipas holandesas. O Bloemenmarkt, “mercado de flores” em holandês, funciona desde 1860 com a particularidade de ser o único mercado de flores flutuante no mundo inteiro, às margens do canal Singel. São cerca de 15 floristas que oferecem desde as sementes até as plantas já desenvolvidas. Entre as espécies disponíveis estão as famosas tulipas, que são vendidas em todas as formas possíveis, em vasos, latas, em madeira, em bulbos e mais. Essas flores são muito vendidas como souvenirs do destino por sua relevância local. Outra opções de plantas são lindos bonsais e até cannabis. 

Stedelijk Museum

Atrações Turísticas de Amsterdã

Atrações Turísticas de Amsterdã. Foto: Christian Fregnan / Unsplash

Localizado na Praça dos Museus, bem próximo ao Palácio Real, Rijksmuseum e a Casa de Van Gogh, o Museu Stedelijk é um dos museus exclusivos de arte moderna mais inovadores de todo o mundo. Inaugurado oficialmente em 1895, o museu ficou fechado por oito anos para reforma, sendo reaberto em 2012 com uma enorme banheira na entrada recebendo os visitantes. 

Em seu acervo fixo, o museu conta com obras dos mais importantes representantes do iluminismo, cubismo e expressionismo, como Picasso, Neuman e grandes nomes holandeses desses movimentos. Também vale a pena conferir qual a exposição itinerante que o museu está recebendo durante sua estadia em Amsterdã. 

  • Endereço:Museumplein 10, 1071 DJ
  • Horário: De sábado a quinta-feira: 10h às 18h / Sexta-feira: 10h às 22h
  • Site: https://www.stedelijk.nl/en

Basílica de São Nicolau

Principais pontos turísticos de Amsterdã

Principais pontos turísticos de Amsterdã. Foto: soomness / Flickr

A Basílica de São Nicolau é um dos templos mais impressionantes da cidade. Se você chegar a Amsterdã de trem, o monumento será uma das primeiras vistas que você terá da beleza da capital holandesa pois ele fica do lado oposto da Estação Central de Amsterdã. 

Inaugurada em 1887, a igreja, elevada a basílica apenas em 2012, exala os estilos neo-renascentista e neobarroco. Entre suas duas torres frontais, o vitral circular permite uma vista espetacular quando a luz do sol reflete em seus padrões. No interior da igreja, os murais religiosos emolduram a coroa de Maximiliano I. As missas são frequentes, algumas até ministradas em inglês. 

  • Endereço: Prins Hendrikkade 73
  • Horário: Segunda e sábado das 12h às 15h / Terça e Sexta das 11h às 16h / Missas diárias ao 12h30
  • Site: https://www.nicolaas-parochie.nl/nicolaas/

Distrito da luz vermelha

Atrações Turísticas de Amsterdã

Atrações Turísticas de Amsterdã. Foto: Olena Z / shutterstock

Amsterdã é uma cidade muito conhecida por garantir mais liberdades quando o assunto são drogas recreacionais e sexo. O Red Light District, Distrito da Luz Vermelha, é um exemplo disso. No bairro o visitante irá encontrar mais de 290 janelas das quais prostitutas oferecem seus serviços 22 horas por dia. Esse tipo de prostituição (em janelas, bordéis, casas privadas e agências) é legal desde o ano 2000, e é um tipo de serviço que traz consigo direitos e deveres trabalhistas tanto para os donos dos estabelecimentos quanto para as trabalhadoras. 

A prostituição começou a se instalar no bairro por conta do porto que funcionava ali e gerava grande circulação de pessoas, principalmente homens. Hoje, o bairro também oferece casas de shows de sexo, coffee shops que vendem drogas como haxixe e maconha (também legalizadas por lá) e sex shops, além de museus, bares, restaurantes e a igreja mais antiga da cidade, a Oude Kerk.

Museu do Sexo

Principais pontos turísticos de Amsterdã

Principais pontos turísticos de Amsterdã. Foto: Wikimedia Commons

Dentro do Distrito da Luz Vermelha, o turista encontra o Venustempel (Templo de Vênus) Museu do Sexo, o primeiro e mais antigo museu dedicado ao tema. Em homenagem também à história do próprio bairro, o Venustempel traz expostos personagens, desenhos, pinturas, esculturas, vídeos e imagens que analisam como as culturas lidaram com o sexo ao longo dos anos. É um passeio diferente que pode acabar sendo muito divertido e libertador. 

Bairro Jordaan 

Atrações Turísticas de Amsterdã

Atrações Turísticas de Amsterdã. Foto: Boudewijn “Bo” Boer / Unsplash

Ao lado do bairro mais libertário de Amsterdã, o Bairro Jordaan é o que ganha a definição de “descolado” da cidade. Suas ruas e canais estreitos são ladeados por boutiques independentes, bares aconchegantes e restaurantes modernos. Além disso, entre as atrações do local estão o mercado Noordermarkt, que oferece jóias, roupas, antiguidades e alimentos orgânicos. Já o antiquário Antiekcentrum Amsterdam vende cerâmicas e pinturas vintage, enquanto as galerias menores da área têm como foco a arte contemporânea inovadora. Outros pontos de interesse são o Houseboat Museum e o Amsterdam Cheese Museum.

Madame Tussauds de Amsterdã

Atrações Turísticas de Amsterdã

Atrações imperdíveis de Amsterdã. Foto: PxFuel

O famoso museu de cera Madame Tussauds é uma atração que encanta milhares de turistas em todo o mundo com as estátuas de celebridades e grandes nomes da história da humanidade. Originalmente inglês, o museu possui unidades em diversos países na Europa, América, Ásia e Oceania, entre elas a de Amsterdã que, além dos famosos da cultura pop, esportes e grandes líderes mundiais, também põe a mostra estátuas da monarquia holandesa. 

Tropenmuseum

Atrações Turísticas de Amsterdã

Atrações Turísticas de Amsterdã. Foto: Jakob van Vliet

O Tropenmuseum é um museu de culturas do mundo, instalado em um dos edifícios mais impressionantes da Holanda. Do monumental Great Hall, há uma ampla visão do que o museu tem a oferecer. Sua exposição permanente atual é a Coisas Importantes, inaugurada em 2018, colocando o foco do museu em temas universais que conectam pessoas em todo o mundo. Questões sociais atuais, como migração e identidade, desempenham um papel importante nisso. Exposições engajadas, como o Afterlives of Slavery e Longing for Mecca são um exemplo. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

MSC transforma navio em hospital para atender pacientes com COVID-19 na Itália

Artigo anterior

5 passeios gratuitos para fazer em Roma

Artigo seguinte

Você pode gostar