Atualizada em:
Vai viajar para Aracaju e quer saber o que fazer por lá? Confira quais são as atrações e passeios imperdíveis de Aracaju e quais cidades do entorno visitar a partir da capital do Sergipe
Não falta o que fazer em Aracaju. A capital do Sergipe é uma cidade bem estruturada que atende aos mais diferentes perfis de viajantes. Ela agrada tanto quem procura um lugar para relaxar e curtir a deliciosa gastronomia nordestina, como aqueles que gostam de agitação, música e muita arte.
Em Aracaju, você poderá mergulhar na história do Brasil em museus e casarões antigos e aproveitar uma natureza exuberante, com rios, mangues, restinga e praias belíssimas. Além de conhecer mercados e feiras de artesanato irresistíveis. Por isso, separe alguns dias para curtir esta cidade incrível em Sergipe e veja o que incluir em seu roteiro, a seguir.
O que fazer em Aracaju
Um dos primeiros municípios a ser construído de forma planejada, Aracaju é um lugar muito agradável de se conhecer. Além de ser fácil encontrar suas atrações e equipamentos turísticos, é possível circular facilmente por ela.
Você encontrará muitas opções de passeios imperdíveis para fazer em Aracaju, como os que levam de buggy pelas areias da praia ou aos manguezais no entorno da cidade. Também se encantará com a quantidade de artesanato disponível nos mercados e feiras de Aracaju. E, claro, vai se apaixonar pela culinária típica da cidade, que tem pratos saborosos feitos com caranguejo.
Orla de Atalaia
A Orla de Atalaia é o cartão-postal de Aracaju e uma das paradas obrigatórias de quem visita a cidade. Ela circunda uma das praias mais bonitas da região e concentra restaurantes, hotéis e várias atrações. Uma delas é a Passarela do Caranguejo, que movimenta a vida noturna da cidade.
Projeto Tamar
Localizado na Orla de Atalaia, o Oceanário de Aracaju é a unidade do Projeto Tamar na capital do Sergipe. Uma das atrações mais visitadas da cidade, o lugar é enorme e abriga mais de 70 espécies de peixes e animais marinhos, todas nativas da região. Há cerca de 18 aquários com tartarugas, peixes, arraias, tubarões, crustáceos e moluscos.
Museu da Gente Sergipana
Totalmente interativo e gratuito, o Museu da Gente Sergipana é um lugar para mergulhar na cultura local. Ele tem espaços multimídia e exposições que mostram o melhor da cultura do Sergipe, como o cordel, as festas populares, o teatro de bonecos, entre outros. Ele fica na avenida Ivo do Prado, 398, no centro de Aracaju.
Centro Histórico de Aracaju
Quer conhecer mais sobre a cultura e o passado da capital do Sergipe, então faça um tour pelo centro histórico de Aracaju. Em uma caminhada, você poderá conhecer várias construções antigas bem preservadas, passando por importantes praças, como a Praça Olimpo Campos, e igrejas belíssimas, como a Catedral Metropolitana, de 1862.
Colina de Santo Antônio
Também no centro de Aracaju, a Colina do Santo Antônio é o ponto mais alto e mais antigo da cidade. É o “marco zero” da capital sergipana. Nela, fica a igreja de Santo Antônio e um mirante, de onde se tem uma vista incrível da cidade e do Rio Sergipe. Lá também está a tradicional sorveteria Santo Antônio, que serve sorvetes com sabores típicos.
Feiras de Artesanato (Orla de Atalaia – Feira do Turista e Passarela do Artesão)
Quem gosta de artesanato ou não abre mão de levar para casa aquela lembrancinha de viagem, encontrará nas feiras de artesanato de Aracaju os lugares ideais para compras. As principais são a da Orla de Atalaia: a Feira do Turista e a Passarela do Artesão. Nelas, você encontrará peças do artesanato local e muitos produtos típicos.
Mercado Municipal Antônio Franco
Os mercados de Aracaju também merecem entrar na sua lista do que ver e fazer na cidade. Um dos principais é o Mercado Municipal Antônio Franco, onde há venda de produtos típicos do Sergipe, como temperos e doces, além do artesanato local. O centro comercial é conectado pela Passarela das Flores a outro mercado, o Thales Ferraz.
Rua dos Turistas
A Rua dos Turistas é um centro gastronômico e de artesanato de Aracaju, onde você poderá mergulhar na cultura local. Ela fica na quadra lateral da Catedral Metropolitana de Aracaju, logo após o Centro de Artesanato e Culinária. O horário de funcionamento do lugar é de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.
Cânion do Xingó
Entre as opções do que fazer em Aracaju, o passeio bate-volta ao Cânion do Xingó é uma das principais. Separe um dia para passear de catamarã pelas águas do Rio São Francisco entre os imensos paredões rochosos, localizados próximo à divisa com Alagoas. Os passeios partem diariamente de Aracaju e permitem conhecer esse cenário incrível.
Crôa do Goré
Localizada próxima ao povoado de Mosqueiro, a Crôa do Goré é mais um dos passeios para fazer a partir de Aracaju. Trata-se de um banco de areia que se forma na maré baixa no Rio Vaza-Barris, onde é possível passar um dia bem agradável. Lá é possível tomar banho de rio, praticar stand-up paddle ou caiaque e relaxar em redes instaladas na água.
Praia do Saco
Ao viajar para Aracaju você também pode conhecer algumas das praias mais bonitas do Brasil. Uma delas é a Praia do Saco, que já foi, inclusive, eleita uma das lindas do mundo. Ela fica no litoral sul, a 70 km da capital do Sergipe, e tem areias branquinhas, mar azul e muitos coqueiros. Lá também há dunas, uma lagoa artificial e a Ponta do Saco.
Lagoa dos Tambaquis
Mais um dos passeios para fazer a partir de Aracaju, a Lagoa dos Tambaquis fica no caminho para a Praia do Saco. O acesso a ela é pago, mas o local tem uma ótima estrutura, com restaurante e quiosques. Formada pelas chuvas, a lagoa é habitada por muitos tambaquis, trazidos para o local pelos moradores do entorno. Lá é possível ver e alimentar os peixes.
Mangue Seco
Como Sergipe é um estado pequeno, é possível fazer passeios de bate-volta a partir de Aracaju também para cidades de outros estados. Uma delas é Mangue Seco, a primeira cidade ao norte da Bahia que faz divisa com Sergipe. Eternizada pelo romance de Jorge Amado e cenário de Tieta do Agreste, é um lugar encantador para conhecer.
Mosqueiro
Para finalizar nossas dicas sobre o que fazer em Aracaju, não podíamos deixar de falar da Praia do Mosqueiro. Ela é a última praia da cidade no sentido sul, nos limites com o Rio Vaza-Barris. Com uma faixa de areia ampla e águas quentinhas, é um ótimo lugar para quem quer relaxar à beira-mar ou praticar esportes aquáticos.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]