Quer saber o que fazer em Bogotá? Esta cidade é um destino impressionante, que mescla modernidade e história e reúne os principais pontos turísticos da Colômbia

Vai viajar para a Colômbia e quer saber o que fazer em Bogotá? Muita coisa, pode ter certeza. Um misto de modernidade e história, a capital colombiana é um lugar impressionante, com diversas atrações imperdíveis. Só para você ter uma ideia, a cidade tem 54 museus, vários parques naturais, 45 teatros, centros culturais e de compras, uma infinidade de bares e restaurantes e um povo super acolhedor.

Localizada a 2.640 metros acima do nível do mar, Bogotá é a terceira capital mais alta do mundo. Ela fica em um vale cercado pela Cordilheira dos Andes e tem clima agradável durante o dia e mais frio à noite.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Nela estão os principais pontos turísticos da Colômbia, sobretudo os que ajudam a contar a história do país, entre construções centenárias e resquícios dos povos tradicionais que habitaram a região antes dos espanhóis chegarem. Mas a cidade também é moderna e dinâmica, com bairros bem estruturados, grandes centros de compras e ótimas opções de hospedagem. Por isso, é possível montar um roteiro bem bacana ao viajar para lá.

O que fazer em Bogotá: Atrações imperdíveis

Vamos às dicas do que fazer em Bogotá? Separamos 22 atrações imperdíveis na capital colombiana, por isso você não terá dificuldade em encontrar opções de passeios para curtir com a família, amigos ou, até mesmo, sozinho. Aliás, a cidade é um excelente destino para viajar sozinho. Confira!

Monserrate

o que fazer em bogotá

Foto: Guillaume de Germain / Unsplash

Parada obrigatória para quem visita Bogotá, o Cerro Monserrate revela uma vista incrível da cidade. Localizado a 3 mil metros de altitude, é o ponto mais alto da capital colombiana e faz parte da Cordilheira Oriental, que pertence à Cordilheira dos Andes. Para chegar até o topo da montanha, é preciso embarcar no teleférico ou no funicular. E, além do mirante, você encontrará no Cerro Monserrate a Basílica Santuário del Señor Caído de Monserrate, uma linda construção de 1640, restaurantes, cafés e lojas de artesanato.

Museu Botero

o que fazer em bogotá

Foto: posztos / shutterstock

Com entrada gratuita, o Museu Botero não pode ficar de fora de um roteiro em Bogotá. O local abriga obras do pintor e escultor colombiano Fernando Botero, doadas pelo próprio ao governo, além de coleções internacionais, com peças de Picasso, Renoir, Monet, entre outros. Ao visitar o Museu Botero, após apreciar as obras expostas, faça também uma visita a seu belo jardim, sempre florido.

Museo del Oro

o que fazer em bogotá

Foto: ostill / shutterstock

Um dos principais pontos turísticos da Colômbia, o Museo del Oro é famoso em todo mundo devido ao seu rico acervo sobre as civilizações pré-hispânicas. Ideal para quem gosta de cultura e história, o museu foi fundado em 1939 e abriga cerca de 55 mil peças, entre elas, mais de 30 mil objetos de ouro. Ele funciona de terça a sábado, com entrada paga, e aos domingos, com acesso gratuito.

Praça de Bolívar de Bogotá

o que fazer em bogotá

Foto: posztos / shutterstock

A Praça de Bolívar de Bogotá, ou somente Plaza Bolívar, é um dos principais locais do centro histórico e conhecida como o coração da capital colombiana, onde ocorrem as manifestações populares. Além disso, é o ponto de partida para quem quer conhecer a região. Nela, você encontrará a Catedral de Bogotá e, ao seu redor, importantes prédios históricos, como o Palácio da Justiça, Congresso Nacional, a Capela do Sagrado e o Palácio Arzobispal.

La Candelaria

o que fazer em bogotá

Foto: javarman / shutterstock

O bairro La Candelaria é o centro histórico de Bogotá e um dos lugares imperdíveis para visitar na capital da Colômbia. Nele estão várias atrações turísticas da cidade, como a Paróquia de Nossa Senhora da Candelária – uma construção belíssima datada da era colonial -, o Capitólio, sede do governo colombiano, o Museo del Oro e o Museu Botero. Uma das melhores formas de conhecer La Candelaria é através do Free Walking Tour – uma caminhada em grupo guiada e gratuita.

Chapinero

o que fazer em bogotá

Foto: Unsplash

Outro bairro de Bogotá, o Chapinero é  um lugar interessante, principalmente, para quem busca comodidade e centros de compras. O bairro, mais residencial, fica em uma das regiões mais ricas da capital colombiana e concentra shoppings centers, muitos restaurantes e hotéis de alto padrão. Nele, estão a famosa Zona T e o Parque La 93, dois lugares muito procurados por turistas que visitam a cidade.

Centro Cultural Gabriel García Marquez

o que fazer em bogotá

Foto: Divulgação

O Centro Cultural Gabriel García Marquez é uma das melhores atrações de Bogotá para quem gosta de cultura, arquitetura e música. O belíssimo e moderno prédio projetado por Rogelio Salmona, por si só, já vale o passeio. Mas não é só isso. O centro cultural tem biblioteca, livraria e vários espaços, onde ocorrem exposições de arte, eventos e apresentações musicais.

Zona T

o que fazer em bogotá

Foto: Divulgação

Se a sua dúvida é o que fazer em Bogotá a noite, nossa dica é visitar a famosa Zona T. Como mencionamos há pouco, ela fica no bairro Chapinero e abriga vários restaurantes, bares e pubs, sobretudo entre as ruas 83 e 86. Porém, como está em uma das regiões mais ricas da capital colombiana, a diversão por lá costuma ser mais cara que em outras áreas, portanto, vá preparado para gastar um pouco mais.

Catedral de Sal de Zipaquirá

atrações imperdíveis

Foto: Fotos593 / shutterstock

A Catedral de Sal de Zipaquirá é um dos lugares mais impressionantes para conhecer ao viajar para a Colômbia. Ela fica na cidade de Zipaquirá, a cerca de duas horas de Bogotá, e trata-se de uma catedral católica feita de sal a 180 metros abaixo da terra. A construção foi feita nas minas da cidade e, hoje, é um dos pontos turísticos de lá. O local é bem iluminado e com fácil acesso para os turistas.

Mirante Torre Colpatria

atrações imperdíveis

Foto: Divulgação

O mirante da Torre Colpatria revela uma vista incrível de Bogotá e não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem pela cidade. A Torre Colpatria é o prédio mais alto da Colômbia e um dos maiores da América do Sul, com 196 metros. Em seu último andar, além do mirante, há um charmoso café, onde é possível provar várias delícias apreciando a bela paisagem.

Villa de Leyva

atrações imperdíveis

Foto: Matyas Rehak / shutterstock

Outro lugar próximo a Bogotá que é uma ótima opção de passeio bate-volta, Villa de Leyva é uma cidadezinha colonial, fundada em 1572, que conserva as construções históricas originais. Nelas, funcionam museus, lojinhas, restaurantes e cafés. Perfeita para os amantes do turismo histórico-cultural, Villa de Leyva tem também igrejas e parques.

Iglesia Museo Santa Clara

atrações imperdíveis

Foto: Divulgação

A antiga Igreja de Santa Clara, construída em 1647, hoje é um museu belíssimo, onde há várias pinturas e esculturas barrocas. A Iglesia Museo Santa Clara é uma das poucas atrações de Bogotá em que é necessário pagar para entrar, mas vale muito a pena incluir em seu roteiro. O lugar é incrível, tanto pelas obras expostas quanto pelo suntuoso prédio.

Parque de la 93

atrações imperdíveis

Foto: Divulgação

O Parque de la 93 é uma linda área verde do bairro Chapinero. Como já mencionamos, é uma das áreas preferidas pelos turistas que visitam essa região de Bogotá, não só pela ótima infraestrutura que oferece, com excelentes hospedagens, muitos restaurantes e bares, mas também pela beleza do lugar, que tem uma pegada mais moderna.

Andrés Carne de Res

atrações imperdíveis

Foto: Divulgação

O restaurante Andrés Carne de Res é um dos maiores points gastronômicos da Colômbia, por isso não pode ficar de fora do seu roteiro por lá. Ele fica a 30 minutos de Bogotá e, além da decoração exótica e colorida, atrai os turistas por seus excelentes drinks, pratos deliciosos e ótima música.

Tour de Graffiti

atrações imperdíveis

Foto: Unsplash

Voltado à arte de rua de Bogotá, o tour de Graffiti passa pelas principais obras do bairro de La Candelaria. Bem elaborado e divertido, o tour guiado vai das obras estéticas às de cunho revolucionário, mesclando informações sobre a história e a política da capital colombiana.

Mercado de las Pulgas de Usaquén

bogotá colômbia

Foto: Ivan_Sabo / shutterstock

O Mercado de las Pulgas é uma feira de rua super interessante que ocorre todos os domingos no bairro de Usaquén. Nele, é possível encontrar objetos de cerâmica, roupas, bolsas típicas colombianas, bijuterias, objetos de decoração e da cultura pop, além de souvenirs diversos e, claro, barraquinhas de comidas típicas.

Zona Rosa

bogotá colômbia

Foto: Divulgação

A Zona Rosa é uma das áreas mais badaladas da cidade, por isso é uma das opções do que fazer à noite em Bogotá. Boates, pubs, bares e restaurantes garantem a diversão para os turistas, com lugares para todos os gostos e estilos. Durante o dia, o destaque desse bairro da capital colombiana são as lojas de grife e as praças arborizadas.

Laguna de Guatavita

bogotá colômbia

Foto: Simon Pittet / shutterstock

Localizada na Cordilheira Oriental dos Andes Colombianos, Laguna de Guatavita é um belo lago circular, com 19,8 hectares de superfície. Considerado sagrado pelos colombianos, o lugar fica no Parque Natural Laguna de Guatavita e pode ser visitado com o acompanhamento de guias locais. Suas águas são verdinhas, resultado da presença de algas, e eram usadas pelo povo Chibcha, da etnia muisca, para fazer suas oferendas e seus rituais religiosos.

Parque Central Simón Bolívar

bogotá colômbia

Foto: Edaccor / shutterstock

O Parque Central Simón Bolívar é a maior e principal área verde da capital colombiana. Ele tem 360 hectares e, aos finais de semana, chega a receber até 200 mil visitantes, entre turistas e moradores locais. Portanto, ao considerar o que fazer em Bogotá, não deixe de incluir o Parque Central Simón Bolívar em seu roteiro.

Museu Nacional da Colômbia

bogotá colômbia

Foto: gary yim / shutterstock

Belo por fora e impressionante por dentro, o Museu Nacional da Colômbia é o maior e mais antigo museu do país. Localizado no bairro de La Merced, é uma das principais atrações de Bogotá e possui um acervo riquíssimo, com mais de 20 mil objetos em 17 salas de exposição que ajudam a contar a história da Colômbia.

Jardim Botânico de Bogotá

bogotá colômbia

Foto: Divulgação

O Jardim Botânico de Bogotá é perfeito para quem gosta de passeios ao ar livre e em contato com a natureza. Um dos pontos turísticos da Colômbia mais visitados, tanto por turistas quanto por moradores locais, o parque é bem conservado e muito bonito, com mais de 70 espécies de rosas distribuídas por seus 19 hectares, além de outras flores. Ele fica a apenas 40 minutos do centro da cidade.

Santuário Nossa Senhora de Carmen

o que fazer em bogotá

Foto: Divulgação

O Santuário Nossa Senhora de Carmen é uma bela construção em estilo gótico florentino, com detalhes mouros e bizantinos, que se destaca entre as igrejas colombianas. Finalizado em 1938, é um dos pontos turísticos históricos do bairro de La Candelaria que vale a pena conhecer ao visitar a capital da Colômbia.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

O que fazer em Cartagena? 19 atrações imperdíveis

Artigo anterior

Calendário de Festas Juninas em São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar