Há muito o que fazer em Cali, uma das cidades mais animadas da Colômbia. Descubra quais são as atrações imperdíveis em Cali para incluir em seu roteiro

Ao programar uma viagem para a Colômbia, inclua em seu planejamento visitar Cali, uma das cidades mais animadas do país. Lá é comum encontrar alguém dançando salsa num parque ou praça qualquer, não importa o dia da semana, e o povo é super acolhedor. Mas não é só isso. Há muito o que fazer em Cali, desde conhecer pontos turísticos históricos até desbravar as belezas naturais da região. E, para te ajudar a montar um roteiro bem bacana, vamos falar sobre 10 atrações imperdíveis em Cali.

Antes, porém, vale ressaltar que, assim como Medellín, esta cidade colombiana se reinventou após o desmantelamento do narcotráfico no final dos anos 90 – o Cartel de Cali foi uma poderosa organização criminosa da Colômbia. Hoje, é um lugar alegre, que respira cultura e arte. Em suas ruas é comum encontrar grafites coloridos, livrarias, lojas de artesanato e galerias. Aliás, caminhar por Cali é um passeio e tanto.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O que fazer em Cali: Atrações imperdíveis

Se você gosta de história, arte, cultura e música, esse é o destino perfeito para conhecer na Colômbia. Para completar, a cidade fica em uma região belíssima, que rende ótimos passeios em contato com a natureza. Confira, a seguir, quais são as atrações imperdíveis em Cali.

Iglesia e Museo Arqueológico de La Merced

atrações imperdíveis

Foto: Alexander Schimmeck/Unsplash

Um dos destaques do centro histórico de Cali, a Iglesia e Museo Arqueológico de La Merced é uma construção centenária, onde foi realizada a missa de fundação da cidade, em 1536. Hoje, o local funciona como museu e tem um acervo com objetos da era pré-colombiana pertencentes às culturas Quimbaya, Tolima, Calima, San Agustín, Nariño e Tumaco. É possível visitá-lo de segunda a sábado.

Iglesia de San Francisco

atrações imperdíveis

Foto: Diego Carrejo Murillo/Wikimedia Commons

Localizada em frente à sede do governo, na praça de mesmo nome, a Iglesia de San Francisco é uma imponente construção do centro histórico de Cali. Pertencente à comunidade franciscana, a igreja foi construída entre os séculos XVIII e XIX. Ela faz parte do complexo religioso San Francisco, juntamente com o convento de San Joaquín, a capela da Imaculada Conceição, a Torre Mudéjar e um museu de arte sacra aberto à visitação.

Orla do Rio Cali

atrações imperdíveis em Cali

Colômbia: principais atrações para conhecer em Cali. Foto: Diego Fernando Navarrete Ocampo/Pixabay

Quando planejar o que fazer em Cali, não deixe de fora do seu roteiro caminhar pela orla do Rio Cali. O belo boulevard construído nas margens do rio é cheio de atrações, bares e restaurantes. O destaque, porém, são as esculturas de gato espalhadas por toda sua extensão. A principal é El Gato del Río, uma escultura de Hernando Tejada doada para a cidade pelo artista. Ponto de parada obrigatória para fotos, a obra tem 3,5 metros de altura, 3,4 de largura e pesa 3 toneladas.

Museo Caliwood

o que fazer em Cali colômbia

Foto: Divulgação

Apesar de pequeno, o Museo Caliwood é um lugar super interessante para conhecer em Cali, sobretudo se você é apaixonado por cinema. O local tem exposições que explicam como são feitas as produções cinematográficas dessa região da Colômbia. Localizado no centro histórico, o museu fica perto de outras atrações imperdíveis de Cali, como o Museo la Tertulia. A entrada é paga e o local funciona todos os dias da semana.

Cerro de Cristo Rey

o que fazer em Cali colômbia

Colômbia: principais atrações para conhecer em Cali. Foto: Francisco Lozano/Pixabay

Com 1.474 metros de altitude, o Cerro de Cristo Rey é um dos pontos turísticos de Cali que não pode faltar em nenhum roteiro. No alto do monte, além de ter uma visão privilegiada da cidade, você encontra a estátua de 26 metros de altura de Cristo com os braços abertos. Apesar de ser 4 metros menor que o nosso Cristo Redentor, a estátua é imponente e foi inaugurada para celebrar os 50 anos de paz depois da Guerra dos Mil Dias. A visita ao Cerro de Cristo Rey é gratuita.

Museo la Tertulia

o que fazer em Cali colômbia

Foto: Leidy Estefani Mielguteto Sandoval/Wikimedia Commons

O Museo la Tertulia fica no centro histórico de Cali e é voltado à arte moderna. Em seus três andares, há obras de artistas colombianos que fascinam a todos os visitantes. O local tem exposições permanentes e, no prédio anexo, recebe mostras temporárias. Além disso, tem uma cinemateca onde é possível assistir a produções do cinema independente de Cali. O museu abre de terça a domingo, sendo que a entrada é gratuita aos domingos.

Colina de San Antonio

o que fazer em Cali colômbia

Colômbia: principais atrações para conhecer em Cali. Foto: Flickr/CC

A Colina de San Antonio oferece uma das melhores vistas de Cali. Do alto, dá para ter uma dimensão de como a cidade é grande. A partir da colina, também é possível ver o Cerro do Cristo Rey e o Cerro das Três Cruzes. Mas não é só isso. O bairro que dá nome à colina é bastante agradável, por isso vale a pena reservar um tempo para andar por suas ruas. Além disso, há ótimos restaurantes e bares nesta região de Cali.

Dançar Salsa

o que fazer em Cali colômbia

Foto: Divulgação

Mesmo que você não saiba dançar salsa, em Cali é obrigatório experimentar, ao menos, alguns passos deste ritmo famoso na cidade. Aliás, como dissemos no início deste post, é comum encontrar pessoas dançando salsa nos parques e praças de lá. E não importa o dia da semana, você sempre encontrará um lugar para dançar. E se quiser aprender, várias academias e hostels costumam dar aulas de salsa para turistas.

Parque Artesanal Lome de la Cruz

o que fazer em Cali colômbia

Colômbia: principais atrações para conhecer em Cali. Foto: Divulgação/MInistério da Cultura

Importante espaço de cultura com muitas opções do que fazer em Cali, o Parque Artesanal Lome de la Cruz recebe apresentações teatrais, musicais, folclóricas e infantis. Além disso, é um lugar de exposição do trabalho de artesãos locais, por isso é impossível sair de lá sem, ao menos, uma lembrança de viagem. O parque também tem várias praças e áreas verdes ótimas para um passeio ao ar livre. A entrada é gratuita.

Plaza de Cayzedo

atrações imperdíveis em Cali

Foto: Aleko/Wikimedia Commons

A Plaza de Cayzedo é a principal de Cali. Antigamente conhecida como Plaza Mayor e Plaza de la Constitución, ela recebeu o nome de Plaza Cayzedo em homenagem ao mártir da independência, Joaquín de Caicedo y Cuero. Em seu entorno estão importantes prédios da cidade, como o Palácio Nacional, o Edifício Otero e a Catedral de San Pedro.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

O que fazer em Santa Marta? 10 atrações imperdíveis

Artigo anterior

O que fazer em Cartagena? 19 atrações imperdíveis

Artigo seguinte

Você pode gostar