Do Maior São João do Mundo a uma das mais diversas feiras livres do Brasil, Campina Grande surpreende quando o assunto é arte, cultura e festas típicas

Quando o assunto é o que fazer em Campina Grande, a resposta sempre envolve arte, cultura e festas típicas. Isto porque a cidade valoriza a cultura nordestina em todos os aspectos. Para cada canto que se vá, você encontra manifestações artísticas tradicionais.

Segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande é conhecida por abrigar o Maior São João do Mundo e por realizar o carnaval fora de época. Além disso, a cidade é repleta de atrações, como espaços culturais, feiras livres e de artesanato, museus e parques.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Distante cerca de 135 km da capital João Pessoa, em pleno Agreste da Paraíba, Campina Grande é uma ótima opção de destino para quem quer conhecer mais da cultura nordestina, principalmente a paraibana.

Se este é o seu caso, confira nossas dicas sobre tudo o que se pode fazer em Campina Grande e onde encontrar arte, cultura e festas típicas nessa bela cidade da Paraíba. Mas se você ainda não tinha considerado ir para lá, entenda porque deve incluir Campina Grande em seus planos de viagem.

Veja as opções de arte, cultura e festas típicas em Campina Grande

campina grande

Foto: Divulgação

Do Maior São João do Mundo a uma das mais diversas feiras livres do Brasil, esta cidade paraibana surpreende quando o assunto é arte, cultura e festas típicas. Por isso, se você está procurando o que fazer em Campina Grande, veja nossas dicas a seguir.

Maior São João do Mundo

são joão

Foto: Divulgação

Com mais de 30 anos de tradição, o Maior São João do Mundo é o retrato da cultura nordestina e faz com que Campina Grande se transforme em um imenso arraial. Música, dança, gastronomia e artesanato fazem desta uma das melhores festas típicas do Brasil.

É uma atração imperdível em Campina Grande, que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem para lá. Ela ocorre durante todo o mês de junho e toma conta da cidade. Palcos  e ilhas de forró são distribuídos em vários pontos. Há campeonato de quadrilhas, várias corridas – incluindo a Corrida de Jegue – e muito espaço para dança, principalmente o forró.

Os destaques do Maior São João do Mundo estão a Pirâmide, a Locomotiva Forrozeira, o Casamento Coletivo, o Sítio São João, a Vila Nova da Rainha, a Cidade Cenográfica e as Ilhas de Forró.

Feira Central

feira

Foto: Divulgação

Surgida no século XVIII, quando Campina Grande ainda era a Vila Nova da Rainha, a Feira Central se mantém até hoje e é uma das paradas obrigatórias na cidade. Ela tem mais de seis quilômetros de extensão, entre ruas, becos e ladeiras, e reúne culinária típica, produtos regionais e muita música, através dos violeiros e emboladores de coco.

A Feira Central de Campina Grande ocorre de segunda a sábado, mas o ponto alto é mesmo no último dia da semana. Para percorrê-la, a dica é ir com calçado confortável e muita disposição, já que há muita coisa para ver e muitas ruas para percorrer.

Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC)

campina grande

Foto: Divulgação

O Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC) foi fundado em 1967 pelo jornalista paraibano Assis Chateaubriand em Campina Grande e é um lugar belíssimo que merece ser visitado durante sua estadia na cidade.

O museu funciona de terça a sexta e fica em um dos mais bonitos prédios históricos da cidade. Além disso, possui uma das mais importantes coleções de artes visuais do Brasil. Entre elas, a famosa obra de Cândido Portinari, “O Perna de Pau”, e “Rosto de Cristo”, de Pedro Américo. No Museu de Arte Assis Chateaubriand você também encontra obras de artistas modernistas nacionais, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Volpi.

Museu de Arte Popular da Paraíba

paraíba

Foto: Divulgação

Também conhecido como Museu dos Três Pandeiros, o Museu de Arte Popular da Paraíba reúne trabalhos de vários artistas paraibanos, como Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês e Elba Ramalho.

Visitar o Museu de Arte Popular da Paraíba é uma das melhores opções do que fazer em Campina Grande. Localizado às margens do Açude Velho, ele fica em um imponente complexo arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer.

Além do acervo fixo, o lugar recebe várias exposições de música, artesanato, literatura de cordel e xilogravura. E funciona, também, como um centro de estudos e documentação da cultura nordestina, com destaque para a paraibana.

Museu do Algodão

museu campina grande

Foto: Divulgação

Situado na antiga Estação Ferroviária da Great Western Of Brazil Rayway – também conhecida como Estação Velha, inaugurada em 1907 -, o Museu do Algodão é outro lugar interessante para conhecer um pouco mais da cultura paraibana.

O local reúne obras, fotografias e objetos que remetem à história do ciclo do algodão no estado, entre o século XIX e 1945, quando Campina Grande era a segunda maior praça exportadora do produto no mundo.

O Museu do Algodão fica próximo ao Açude Velho, onde está o Museu de Arte Popular da Paraíba. Por isso, é fácil conciliar a visita aos dois lugares em um único passeio. O local funciona de terça a sexta.

Vila do Artesão

campina grande

Foto: Divulgação

Entre os lugares para encontrar arte, cultura e festas típicas em Campina Grande, a Vila do Artesão é, com certeza, o mais completo. Com 84 chalés, o local reúne exposição de mais de 200 artesãos paraibanos. Além disso, tem espaços cenográficos e réplicas do simbolismo nordestino, como a Casa de Taipa.

A visita à Feira do Artesão, além de render ótimas compras, revela um pouco de cada aspecto da cultura nordestina. Você encontra trabalhos em barro, palha, madeira e couro. Além disso, há espaços onde ocorrem apresentações culturais, folclóricas e de danças tradicionais.

Parque da Criança

campina grande

Foto: Divulgação

Maior área de lazer ao ar livre de Campina Grande, o Parque da Criança é o lugar para quem gosta de caminhadas e de praticar exercícios físicos. Ele fica em ponto central da cidade e é bastante movimentado nos finais de tarde e noite.

O Parque da Cidade tem pista de skate, pista de bicicross, quadra de voleibol de areia, futebol de areia society, mini campo de futebol de areia, quadras para basquete e tênis, além de uma pista de 1 Km para caminhadas. Além disso, o local recebe diversas apresentações de grupos de capoeira e durante o período natalino, várias cantatas.

Não falta o que fazer em Campina Grande, principalmente quando falamos de arte, cultura e festas típicas. Por isso, ao viajar para lá, reserve um tempo para conhecer cada um destes lugares incríveis.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

8 passos para planejar uma viagem ao exterior sem agência

Artigo anterior

Como chegar na Chapada dos Guimarães

Artigo seguinte

Você pode gostar