Descubra os principais locais para visitar em Lisboa e crie um roteiro completo para a sua viagem

Portugal é um país repleto de belezas e história, sendo a porta de entrada de muitos turistas que desejam conhecer a Europa.

A capital por si só reúne dezenas de atrativos que fazem do destino um dos mais visitados do velho continente. Por isso na hora de criar seu roteiro de viagem é preciso conhecer os principais locais para visitar em Lisboa, otimizando seu tempo e criando experiências inesquecíveis para a sua viagem por terras lusitanas. Apaixone-se por Portugal, em um tour por lugares emblemáticos de Lisboa. 

Estes 22 passeios para fazer em Lisboa vão garantir que você tenha uma visão completa e variada de uma das capitais mais belas da Europa.

22 atrações para conhecer em Lisboa

Catedral da Sé de Lisboa

Foto: DaBrick / Pixabay

As igrejas dificilmente ficam fora das listas de um roteiro de viagem por Lisboa ou mesmo em qualquer outra cidade importante da Europa. Ainda mais para quem é apaixonado por conhecer pontos históricos, projetos arquitetônicos antigos, arte sacra e cultura local.

A Catedral da Sé de Lisboa começou a ser construída em meados do século XII e é considerada Monumento Nacional português desde 1910. Um dos grandes orgulhosos dos “alfacinhas”, como é chamado quem nasce em Lisboa. A igreja também está próxima ao Miradouro de Santa Luzia e guarda boa parte da história da cidade. Sem dúvidas, pode ser uma boa parada em seu roteiro por Lisboa.

Bairro Alto

Foto: Pxhere / Creative Commons CC0

Este é um dos passeios noturnos obrigatórios para fazer em Lisboa. As ruas estreitas do bairro são repletas de bares e restaurantes com mesinhas externas sempre frequentadas por lisboetas e turistas de todos os estilos. O clima é de festa permanente.

Chiado

Foto: Luca Galuzzi / Wikimedia Commons

O Chiado é mais um bairro lisboeta em que história e cultura se misturam com a animação de seus muitos bares, cafés e restaurantes, sendo considerado um reduto de intelectuais e artistas.

Um dos cafés mais tradicionais da região, que se chama A Brasileira no Chiado, era frequentado por Fernando Pessoa e, por falar em literatura, não deixe de visitar a Livraria Bertrand, que é considerada a mais antiga do mundo ainda em funcionamento.

Praça do Comércio

Foto: Joaomartinho63 Wikimedia Commons

Um dos cartões postais mais conhecidos da cidade, esta praça está na lista dos passeios imperdíveis para fazer em Lisboa tanto por sua importância histórica quanto por sua beleza. Uma das maiores praças europeias, ela se abre para o Rio Tejo.

Passe um tempo em um de seus cafés e aprecia e paisagem deslumbrante.

Estátua de Fernando Pessoa

Foto: Andrea Pravettoni / Flickr

A Rua Garrett, no bairro Chiado, é famosa entre os turistas por causa do comércio que a cerca e principalmente por abrigar a estátua de Fernando Pessoa, um dos principais ícones portugueses da história.

Castelo de São Jorge

Foto; Lrocha / Wikimedia Commons

Visitar uma cidade europeia e não conhecer seus castelos é algo impensável, concorda?

Conhecida como a cidade das sete colinas, Lisboa tem em uma delas o imponente Castelo de São Jorge, de onde o visitante consegue ter vistas privilegiadas do Rio Tejo através dos mirantes. Reserve tempo para conhecer suas 11 torres e todos os cantos dessa importante fortaleza erguida no século XI.

O Castelo de São Jorge, que pode ser visto de quase toda a cidade, foi construído para defender Lisboa dos romanos e é uma de suas construções mais antigas, extremamente bem conservada e que hoje abriga um centro cultural. Em seu entorno, visite as barracas que oferecem artesanato local.

Oceanário no Parque das Nações

Foto: Daniel Silva / Unsplash

Entre os passeios para fazer em Lisboa, a ida ao Oceanário é daquelas visitas que agradam toda a família. Seu aquário principal tem cinco milhões de litros de água salgada, reproduzindo quatro grandes habitats marinhos, e seus peixes, plantas, anfíbios e mamíferos encantam todos os visitantes. O local também abriga exposições temporárias.

Capela de São João Baptista

Quem passa pela Capela de São João Baptista não imagina o esplendor que pode encontrar em seu interior, que contém marfim, mármore e outros elementos que fazem dessa construção uma verdadeira joia. E para os brasileiros, há um motivo a mais para conhecê-la: o ouro utilizado para revesti-la é originário da colonização do Brasil.

Mosteiro dos Jerónimos

Foto: Lacobrigo / Wikimedia Commons

Além de sua imponente estrutura datada do século XVI e mais de 300 metros de fachada, o Mosteiro dos Jerónimos impressiona também pelo que guarda em seu interior. Ali é possível visitar os túmulos de Vasco da Gama, Fernando Pessoa e Luís de Camões, três dos maiores ícones lusitanos. É possível adquirir um ingresso para visitar tanto o mosteiro quanto a Torre de Belém.

Museu Nacional do Azulejo

Foto: Wikimedia Commons

O deslumbrante Museu do Azulejo é um dos principais passeios para fazer em Lisboa, especialmente se você gosta de arte e de história. O prédio que abriga o museu tem mais de 500 anos e foi construído para ser um convento, mantendo seu claustro ainda preservado e estando aberto para visitas.

O museu tem em seu acervo a história do azulejo português, desde o século XV até hoje. São peças impressionantes, como o painel que retrata a cidade antes do terremoto de 1755.

O espaço também apresenta uma programação com exposições, cursos e atividades para o público, dependendo da época da sua viagem, ainda é possível participar de uma oficina de pintura de azulejos.

Museu Berardo

Foto: Dirk Olbertz / Flickr Wikimedia Commons

O Museu Berardo está entre os principais lugares para conhecer em Lisboa. Caso você goste de arte, esse pode ser uma outra parada indispensável em seu roteiro, pois reúne o acervo mais importante da cidade, e um dos melhores da Europa, no que diz respeito a obras modernas e arte contemporânea. Duchamp, Picasso, Salvador Dalí e Andy Warhol são apenas alguns dos diversos artistas que ganham espaços por ali, completando uma das coleções mais fascinantes da cidade.

Museu do Chiado

O museu, localizado no centro histórico de Lisboa, abriga obras portuguesas do final do século XIX até a atualidade e também é onde as grandes exposições internacionais itinerantes acontecem ao passarem pela capital portuguesa.

Palácio do Conde D’Óbitos

Foto: Wikimedia Commons

Quando pensamos em beleza, sem dúvidas o Palácio do Conde D’Óbitos está entre os principais locais para visitar em Lisboa. O local foi construído no século 17 e, embora hoje esteja modernizado, recebendo diversos eventos, ainda guarda sua imponência e beleza em seus salões. As obras de arte, lustres e móveis deixam qualquer turista boquiaberto e apaixonado por essa riqueza lusitana.

Elevador de Santa Justa

Foto: 1564890 / Pixabay

Mais do que um meio criativo de ir da Cidade Baixa para a Cidade Alta, o Elevador de Santa Justa não deixa de ser uma atração bem visitada por turistas, além de se destacar como uma grande obra de 1902.

Em sua viagem para Lisboa não deixe de utilizá-lo, aproveitando ainda o seu mirante, de onde é possível ver o Castelo de São Jorge.

Patrimônio nacional, o elevador vertical de 45 metros de altura, construído em ferro forjado, é não só um monumento que vale uma visita por sua beleza arquitetônica, mas ainda propicia uma das mais belas vistas de Lisboa. Se possível, prefira visitá-lo ao entardecer e garanta fotos inesquecíveis.

Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo

Também chamado simplesmente de Convento do Carmo, o Museu Arqueológico do Carmo abriga a antiga estrutura do Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo, de 1389, arquitetado em estilo neogótico. O museu recebe um acervo espetacular, considerado um dos mais fascinantes e curiosos de Portugal.

Passeio imperdível em Lisboa para quem gosta de coisas curiosas, história e arqueologia. Em uma visita você poderá conhecer pessoalmente, por exemplo, túmulos medievais, esculturas, ruínas e múmias pré-colombianas extremamente preservadas, caminhando por uma construção com quase 700 anos de idade.

Pastéis de Belém

Foto: Claude TRUONG-NGOC / Wikimedia Commons

Quer provar uma das principais iguarias da cozinha portuguesa em um lugar realmente autêntico? O Pastéis de Belém definitivamente deve estar em qualquer lista de lugares para visitar em Lisboa, pois este comércio vende simplesmente o produto mais amado da cidade desde 1837!

Acha pouco? Localizada no bairro tradicional Belém a pequena, antiga e famosa padaria de toldo azul, por sinal, é a única que pode utilizar o termo “pastéis de Belém”, conhecida mundialmente, enquanto os outros estabelecimentos podem dizer somente que vendem “pastéis de nata”.

Padrão dos Descobrimentos

Foto: Guido Radig / Wikimedia Commons

Próximo ao Mosteiro dos Jerónimos está o Padrão dos Descobrimentos, criado como forma de homenagear os descobrimentos de Portugal através de estátuas de figuras importantes, como Pedro Álvares Cabral. Durante a visita vale a pena sentar às margens do emblemático rio Tejo para recarregar as energias e apreciar a paisagem.

Gostou das dicas da cidade? Vale lembrar que existem muitos outros locais para visitar em Lisboa, incluindo um incrível museu voltado para tecnologia, cantinhos históricos e bons lugares para curtir a noite. Se possível, faça uma viagem com tempo de sobra para completar seu roteiro e explorar esses pontos turísticos com mais calma.

Convento do Carmo

Foto: Convento do Carmo / Wikimedia Commons

A igreja, que já foi a principal de Lisboa, foi atingida pelo grande terremoto que atingiu a cidade em 1755. Hoje, além das imponentes ruínas, o local abriga o Museu Arqueológico do Carmo, que exibe não só o passado da região como também artefatos e peças de todo o mundo.

Alfama

Foto: MANUEL_MARTINEZ / Pixabay

O bairro mais antigo de Lisboa tem tudo o que se espera dele: ruelas e fachadas pitorescas, que abrigam a gastronomia mais tradicional e as casas de fado mais características. Alfama tem até um labirinto medieval, que parece levar você de volta no tempo. Um passeio apaixonante!

Praça do Rossio

Foto: Wikimedia Commons

Mais uma praça em que, além da bela arquitetura neoclássica, o charme é a tradição boêmia, que atrai pessoas de todo tipo. Lojas, bares, restaurantes são frequentados por turistas e por lisboetas, incluindo o Café Nicola, o mais famoso da cidade. Não deixe de visitar o Teatro Nacional Dona Maria II estando por ali.

Bondinho

Foto: Alain GAVILLET / Wikimedia Commons

O tradicional e pitoresco bondinho que corta o centro de Lisboa é usado por moradores da cidade para o transporte diário e pelos turistas para fazer um tour autêntico pela cidade. Ele sai da freguesia Campo de Ourique e segue até a linda Praça Martim Moniz, cheia de opções de compras e turismo.

Docas de Santo Amaro

Essa área, abaixo da ponte 25 de Abril, foi revitalizada nos anos 90 e hoje as famosas Docas oferecem uma vida noturna bastante animada, especialmente no verão. Com sua estética moderna, o local guarda muitas opções de restaurantes, bares e casas noturnas, atraindo turistas de toda parte. Ali também há uma vista única do Rio Tejo.

» 30 destinos para visitar em Portugal
» Melhores hotéis para se hospedar no centro de Lisboa
» 14 cidades medievais super charmosas para visitar em Portugal
» Site divulga os melhores restaurantes de Portugal

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Voltando dos EUA: qual o limite de compras no exterior?

Artigo anterior

Como comprar passagem aérea no site da Latam

Artigo seguinte

Você pode gostar