Não sabe o que fazer em Madri? Confira 16 atrações turísticas imperdíveis e conheça os principais pontos turísticos da capital da Espanha

Madri é uma cidade acolhedora, cheia de vida e muito festeira – portanto, uma escolha fantástica de férias.

Há também outros motivos coisas que tornam Madri memorável, seja um café com leite em uma praça imponente, bebidas em um bar rooftop ou um passeio pelo Retiro ou pela Casa de Campo em um dia ensolarado.

O Museu do Prado apresenta obras de alguns dos artistas mais famosos da Espanha, incluindo Velázquez e Goya. O Palácio Real está aberto ao público e a feira da ladra El Rastro ou as lojas de luxo de Salamanca oferecem horas de compras. Mas se você for drenado de um longo dia de turismo, talvez queira descansar em um café ao ar livre, especialmente os que saem do Plaza Mayor.

16 atrações para conhecer em Madri

Gran Vía

o que fazer em Madri

Foto: Wikimedia Commons

Se você gostaria de ter uma ideia da cidade, um passeio pela Gran Vía é um excelente lugar para começar. Esse é o centro de entretenimento, compras e nervo cultural de Madri, uma avenida cheia de vida até o amanhecer. De dia, ela se aglomera com compradores parando nos muitos shoppings, lojas de rua como H&M e Zara e butiques de luxo. 

À noite, há casais de braços cruzados, que saem para o cinema ou para um musical. E depois de escurecer, a rua pulsa com as melhores casas noturnas da cidade.

Museu do Prado

o que fazer em Madri

Foto: Wikimedia Commons

Absolutamente essencial, o Prado é um dos melhores e mais populares museus de arte do mundo. Há uma coleção avassaladora de obras-primas de mestres renascentistas e barrocos. 

A Espanha é representada por Velázquez e El Greco, os países baixos por Rembrandt, Brueghel, van Dyck e Rubens, enquanto Titian, Caravaggio, Botticelli e Tintoretto formam o contingente italiano. Entre as muitas obras imperdíveis estão o Jardim das Delícias Terrenas da Bosch e David com Cabeça de Golias de Caravaggio. 

Palácio Real

o que fazer em Madri

Atrações turísticas em Madri. Foto: Paulo Valdivieso / Flickr

Construído em meados dos anos 1700 para o Rei Felipe V, o Palácio Real fica no local da fortaleza moura de Alcázar em Madri. 

Esse é o maior palácio real da Europa ocidental e tem uma mistura de estilos barroco e neoclássico.

Além da arquitetura impressionante, o palácio abriga obras de Goya, Caravaggio e Velázquez, assim como exibições impressionantes de relógios, tapeçarias, porcelanas e talheres de prata. Você pode ver o único quarteto de instrumentos Stradivarius no mundo, e o arsenal real que inclui as armas pessoais usadas por Carlos V no século 16.

Parque do Retiro

atrações turísticas

Foto: Natt Muangsiri / Flickr

O coração verde de Madri é cheio de jardins elegantes. O Parque do Retiro fica a poucos passos do Prado e foi uma propriedade real até o final do século XIX, quando foi aberto ao público. 

Se você estiver visitando o parque com os pequenos, remar no Grand Pond ao lado do monumento de Alfonso XII é uma opção divertida em uma tarde ensolarada. 

O pavilhão de ferro e vidro construído para abrigar a Exposição Filipina em 1887 é magnífico outra parada imperdível. A árvore mais antiga da cidade está próxima: É um Cipreste Montezuma plantado em 1633 e anelado por uma cerca de ferro.

Plaza Mayor

atrações turísticas

Foto: Dennis Jarvis / Wikimedia Commons

Outro “must” de Madri, a Plaza Mayor é uma bela praça renascentista, construída em 1600. Existem nove entradas para a praça e dentro dos pórticos no fundo dos edifícios há vários cafés. 

Prove um café em uma mesa ao ar livre e observe Madrid em ação por alguns minutos. Depois disso, você poderia passear até a estátua de bronze de 400 anos do rei Felipe III, que estava no poder no auge do império espanhol.

Estádio Santiago Bernabéu

atrações turísticas

Foto: Gilbert Sopakuwa / Flickr

Seja você um torcedor do clube ou não, a verdade é que o Real Madrid é o time de futebol mais bem-sucedido da Europa, com um recorde de 11 Copas Européias em seu nome. Portanto, qualquer torcedor do jogo deve considerar uma peregrinação ao seu gigantesco estádio de 85.000 lugares, onde a história tem sido feita muitas vezes ao longo das temporadas. 

Um tour lhe dará vistas panorâmicas do estádio, você entrará no vestiário, visitará os cavaleiros e verá todo tipo de peças interessantes, incluindo a coleção de troféus, a sala de imprensa e a caixa presidencial.

Museu Arqueológico de Espanha

atrações turísticas

Foto: Carole Raddato / Flickr

Com peças inestimáveis reunidas de toda a Espanha, este museu é uma viagem através da rica história do país. O que pode surpreendê-lo é a riqueza de magníficas peças que antecedem o período romano. 

Uma das peças mais populares são os tesouros e esculturas ibéricas que parecem quase novos, apesar de ter pelo menos 2.500 anos de idade.

Mercado San Miguel

atrações turísticas

Atrações turísticas em Madri. Foto: Enrique Murga Redondo / Flickr

Uma caminhada fácil da Plaza Mayor é este lindo mercado de art nouveau que data de 1916. É basicamente um mercado de produtos frescos e mais um destino gastronômico para comprar o melhor que a Espanha tem a oferecer, como cava  e açafrão.

Também há uma série de bares de tapas servindo a todos os favoritos como patatas bravas, gambas al ajillo e boquerones. O Mercado San Miguel é considerado o maior mercado municipal da Europa, com 200 bancas.

El Rastro

pontos turísticos em Madri

Foto: Wikimedia Commons

O El Rastro é o maior mercado de pulgas de Madri e fica bastante agitado, por isso é sempre uma boa idéia aparecer cedo. Mesmo ocorrendo aos domingos, o mercado tem suas lojas de antiguidades sempre lotadas. 

Greenhouse Atocha

pontos turísticos em Madri

Foto: Wikimedia Commons

Este jardim verdejante foi inaugurado em 1992. O Greenhouse Atocha enche um trecho abandonado do edifício que já foi a antiga estação de trem de Atocha antes da expansão do centro de transporte para incluir suas ligações de trem de alta velocidade. 

O jardim em expansão contém 7.000 plantas de mais de 260 espécies. Na seção do arboreto, você encontrará muitas plantas nativas de florestas tropicais. Entre elas estão coqueiros da Polinésia, palmeiras reais e árvores de mogno de Cuba, seringueiras do Brasil, bananeiras das Filipinas, palmeiras das ilhas do Oceano Índico em perigo crítico e uma impressionante árvore de viagem de Madagascar.

Fonte do Anjo Caído

pontos turísticos em Madri

Atrações turísticas em Madri. Foto: Wikimedia Commons

Localizada nos jardins do extenso Parque del Buen Retiro, esta estátua está a 666 metros acima do nível do mar. O Anjo Caído (Ángel Caído) está colocado sobre um pilar de mármore no meio de uma fonte decorada com entidades demoníacas sinistras e alguns répteis. 

Lúcifer é representado no momento em que é expulso do céu, como inspirado por uma passagem no Paraíso Perdido de John Milton. O escultor Ricardo Bellver lançou a estátua em bronze para a terceira Feira Mundial em Paris, após o que a peça foi adquirida pelo Museo del Prado. A estátua foi doada posteriormente à cidade de Madri e inaugurada em sua localização atual em 1885.

Calçada da Fama de Madri

Foto: Wikimedia Commons

No ano de 2011, a Academia Espanhola de Cinema tomou a iniciativa de prestar homenagem aos atores, atrizes e cineastas espanhóis, incorporando nas calçadas estrelas com os nomes dos mais renomados deles. O lugar escolhido foi Martin de los Heros, uma rua onde estão localizados vários cinemas Arthouse. 

Em 27 de junho de 2011, comemorando os 25 anos de fundação da Academia, foram instaladas 25 estrelas (uma por ano) com nomes tão grandes na história do cinema espanhol como Luis Buñuel, Pedro Almodóvar, Fernando Rey e Antonio Banderas, entre outros.

Edifício Mirador

pontos turísticos em Madri

Foto: Wikimedia Commons

Madri está cheia de blocos de apartamentos com arquitetura impressionante, mas entre eles está uma construção verdadeiramente distinta, erguendo-se como um enorme projeto pós-moderno da LEGO. 

O edifício é o Edifício Mirador (“Lookout Building”), uma estrutura de 21 andares e 208 pés de altura, com uma grande abertura retangular embutida a cerca de 131 pés acima do solo. Ele foi projetado pela MVRDV, uma prática holandesa de arquitetura e design urbano, e concluído em 2005.

Museu de Arte Thyssen-Bornemisza

pontos turísticos em Madri

Atrações turísticas em Madri. Dennis Jarvis / Wikimedia Commons

Se você ainda tem apetite por arte depois do Prado, vá até este museu, que também faz parte do “Triângulo Dourado da Arte” de Madri. 

O Thyssen-Bornemisza possui obras das escolas inglesas e alemãs de artistas como Hans Holbein, Hans Baldung Grien e Albrecht Dürer. Estes são acompanhados por obras de outros mestres renascentistas como Tintoretto, Veronese, Rembrandt, van Dyck e muitos outros. Há também uma grande coleção de expressionismo abstrato americano, e uma série de peças impressionistas e pós-expressionistas de figuras como Monet, Renoir e Degas.

Beber cerveja em algum bar com rooftop

pontos turísticos em Madri

Foto: Divulgação

No verão, muitos dos bares e restaurantes de Madri espalham-se pelas calçadas e praças do destino. Esta é uma parte essencial para sair e socializar na cidade.

Uma ótima opção é escolher um bar localizado em algum rooftop para observar a maravilhosa silhueta de Madri durante o pôr-do-sol. 

Perto da Plaza Mayor está o The Hat é uma ótima opção bem localizada e com ambiente despojado.

Assistir uma apresentação de Flamenco

o que fazer em Madri

Atrações turísticas em Madri. Foto: Flickr

Flamenco é uma dança originária da Andaluzia e mesmo que não seja estritamente nativa de Madri, a cidade tem alguns dos tablaos mais famosos do país.

São salões especiais que surgiram nos anos 60, onde é possível assistir um espetáculo sobre uma refeição à luz de velas.

É uma bela maneira de matar dois pássaros com uma cajadada só: experimentar a riquíssima gastronomia do país, enquanto se vê uma das formas de arte mais famosas do país, expressa por alguns dos melhores dançarinos do mundo do flamenco.

Leia também:

» Conheça os principais museus de Madrid
» Agência em Madrid oferece tour virtual gratuito pelo Museu do Prado
» Roteiro de trem na Espanha: 10 dias por Barcelona, Madri e sul do país
» Lugares para conhecer em Madrid

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Trem histórico é transformado em hotel de luxo na África do Sul 

Artigo anterior

Saiba qual é o primeiro destino que os brasileiros querem visitar após pandemia

Artigo seguinte

Você pode gostar