Vai viajar para a Colômbia e não sabe o que fazer em Medellín? Confira nossas dicas sobre as atrações desta cidade colombiana surpreendente

Engana-se quem pensa que não há o que fazer em Medellín. A segunda maior cidade colombiana tem atrações imperdíveis para quem curte cultura, história e passeios ao ar livre. Porém, devido ao seu passado violento, acaba ficando de fora do roteiro de muitos viajantes. Mas, neste post, vamos provar que, nos últimos 20 anos, Medellín se reinventou e hoje é, sim, um ótimo lugar para conhecer na Colômbia.

Moderna, a cidade chama a atenção pela transformação urbana que a fez receber o título de a mais inovadora do mundo, em 2016, pelo instituto americano Urban Land. Além disso, tem vários lugares históricos, inclusive alguns relacionados ao período em que foi dominada pelo Cartel de Medellín, liderado pelo narcotraficante Pablo Escobar. E o melhor: para turistar por lá não é preciso gastar muito, já que boa parte dos passeios são gratuitos.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O que fazer em Medellín: Atrações imperdíveis

As atrações de Medellín são, em grande parte, urbanas. Mas é possível, a partir da cidade, conhecer vários “pueblos” encantadores em seus arredores. Confira, a seguir, quais são os principais pontos turísticos desta cidade colombiana, capital da região de Antioquia, e os lugares incríveis para conhecer ao viajar para Medellín.

Museu de Antioquia

atrações imperdíveis medellín

Foto: Mark52 / shutterstock

Localizado ao lado da Plaza Botero, o Museu de Antioquia – ou Museo de Antioquia – fica bem no centro de Medellín. Um dos principais pontos turísticos da cidade, tem acervo com obras dos famosos artistas colombianos Fernando Botero e de Pedro Nel Gómez.

El Poblado

atrações imperdíveis medellín

Foto: oscar garces / shutterstock

El Poblado é um bairro descolado e onde você encontra o que fazer em Medellín à noite. Nele, você encontrará muitas cafeterias modernas, bares, restaurantes e, principalmente, baladas na região conhecida como Parque Lleras. Além disso,as ruas de El Poblado são repletas de grafites belíssimos.

Jardim Botânico

atrações imperdíveis medellín

Foto: pppp1991 / shutterstock

O Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe – mais conhecido como Jardim Botânico de Medellín – fica ao lado da estação de metrô Universidad. É o lugar ideal para quem gosta de passar o tempo em contato com a natureza, seja caminhando ou fazendo um piquenique. A entrada é gratuita e o local tem excelente estrutura para receber os visitantes.

Parque de los Deseos

atrações imperdíveis medellín

Foto: Divulgação

Outra ótima opção de passeio ao ar livre, o Parque de los Deseos fica ao lado do Jardim Botânico de Medellín. O local tem como objetivo criar experiências lúdicas em quem o visita. Para isso, disponibiliza fontes d’água para banhos, espaços acústicos para se testar a velocidade do som e esculturas em formato de lua que simulam o eclipse, entre outras atrações bem interessantes.

Metrocable

atrações imperdíveis medellín

Foto: Pixabay

O Metrocable é o sistema de teleféricos que liga as comunidades de Medellín ao metrô da cidade. Extremamente organizado e integrado, o Metrocable também facilita a vida do turista que deseja conhecer a cidade. E, para completar, a vista do alto dos teleféricos é incrível.

Parque Arví

atrações imperdíveis medellín

Foto: Divulgação

O Parque Arví é perfeito para quem gosta de ecoturismo. A entrada é gratuita e o local tem várias trilhas em meio à natureza, algumas cachoeiras, áreas de camping e um setor chamado Comfama, onde é possível realizar atividades como escalada, arvorismo e cinema 3D, que são pagas à parte.

Comuna 13

o que fazer em medellín

Foto: Allen.G / shutterstock

A Comuna 13 é uma das comunidades mais visitadas de Medellín. Muito organizada, a antiga favela foi pacificada em 2002 e, desde então, ganhou infraestrutura – incluindo escadas rolantes – que a tornou um dos pontos turísticos da cidade. É possível participar de tours dedicados a mostrar a comunidade, com seus belos grafites e uma vista espetacular da cidade.

Guatapé

o que fazer em medellín

Atrações imperdíveis de Medellín. Foto: Divulgação

Guatapé é uma cidade próxima a Medellín que pode ser conhecida em um passeio bate-volta. O lugar é encantador.: uma cidadezinha de casinhas coloridas construída na beira de uma represa, onde é possível andar de jet-ski.

Piedra del Peñol

o que fazer em medellín

Atrações imperdíveis de Medellín. Foto: Mark Pitt Images / shutterstock

Situada no caminho para Guatapé, a Piedra del Peñol é um monolito gigante e impactante de 220 metros de altura. Para acessá-la, é preciso percorrer uma trilha de 20 minutos a partir da estrada. Do alto, é possível avistar o lago artificial formado pela represa de Guatapé  em meio a colinas verdes.

Parque Explora

o que fazer em medellín

Foto: dubes sonego / shutterstock

Se você gosta de ciência e tecnologia, o Parque Explora vai te conquistar. Inspirado no Exploratorium da cidade de San Francisco (EUA), o museu interativo possui setores de ilusão de ótica, um planetário e o maior aquário de água doce da América do Sul.

Praça Botero

o que fazer em medellín

Atrações imperdíveis de Medellín. Foto: Fotos593 / shutterstock

Um dos principais pontos turísticos de Medellín, a Praça Botero – ou Plaza Botero – fica no centro da cidade e reúne obras do famoso artista colombiano que lhe empresta o nome. Nela há 13 esculturas de Fernando Botero, que podem ser vistas bem de perto.

Parque Berrío

colômbia

Foto: Divulgação

Situado na comuna de La Candelaria, o Parque Berrío é um dos principais de Medellín. Com um aspecto mais urbano, é o lugar para quem quer descansar ou recuperar as energias durante as compras na cidade, já que fica em uma região bastante comercial.

Museu de Arte Moderna de Medellín

o que fazer em medellín

Atrações imperdíveis de Medellín. Foto: Divulgação

É difícil pensar no que fazer em Medellín sem considerar a visita aos seus museus. Entre eles, destaca-se o Museu de Arte Moderna de Medellín, fundado em 1978. Para começar, seu impressionante edifício abstrato é uma obra fantástica. Além disso, tem um acervo rico com trabalhos de artistas colombianos renomado

Mercado del Río

Foto: Divulgação

O Mercado del Río reúne mais de 30 opções gastronômicas em um ambiente moderno e muito agradável. Localizado a apenas cinco minutos do centro da cidade, é uma ótima opção de lugar para comer em Medellín. Às sextas-feiras e nos finais de semana à noite, é comum encontrar apresentações musicais ao vivo no local.

Palácio da Cultura Rafael Uribe

o que fazer em Medellín

Atrações imperdíveis de Medellín. Foto: Divulgação

O Palácio da Cultura Rafael Uribe é um importante prédio histórico do centro de Medellín. Localizada na Praça Botero, a construção de 1925 se destaca pelo estilo gótico flamenco e tem um arquivo histórico e fotográfico da cidade fantástico. Por isso, ao escolher o que fazer em Medellín, inclua o Palácio da Cultura Rafael Uribe em seu roteiro.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Calendário de Festas Juninas em São Paulo

Artigo anterior

Quando visitar Cartagena das Índias: clima e melhor época para viajar

Artigo seguinte

Você pode gostar