Está em Paraty e não sabe o que fazer à noite na cidade? Sabe que há diversas opções entre bares e restaurantes para aproveitar. Veja algumas dicas de passeios noturnos

Paraty é aquele lugar que tem um clima especial que faz qualquer viajante querer voltar muitas e muitas vezes. Situada no litoral Sul do Rio de Janeiro, está a 258 km da capital e é conhecida por suas belezas naturais, como praias, cachoeiras e trilhas que despertam o interesse da maioria dos turistas. Contudo, também representa uma extrema importância no campo cultural, por sediar a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, um evento que é referência para os amantes de literatura e também o acontecimento do ano na cidade. 

O seu centro histórico também merece destaque, por abrigar museus, igrejas e casarões que remetem à época colonial do Brasil, além de ser o primeiro sítio misto do país, considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por reunir aspectos culturais e naturais. Além disso, possui uma infraestrutura turística impecável, com hotéis, lojas, restaurantes e bares que agitam a vida noturna da região. Aliás, caminhar tranquilamente pelas ruas de paralelepípido é quase uma viagem no tempo e a melhor forma de descobrir os segredos guardados.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Engana-se quem pensa que a cidade morre ao anoitecer, pelo contrário Paraty abriga um circuito gastronômico prá lá de animado, com uma culinária bem diversificada e um público disposto a curtir até o último minuto da noite. 

O que fazer em Paraty à noite

paraty a noite

Foto: Mario Crema

Selecionamos alguns lugares famosos para comer e começar a noite. Preparado para conhecer os melhores restaurantes da região para jantar? 

Restaurante Banana da Terra 

Localizado dentro de um casarão, além de uma gastronomia regional, oferece uma experiência de viver a época de riqueza e poder do período colonial. Se você deseja experimentar alta gastronomia, mas com pratos simples e brasileiros, esse é o lugar certo. O próprio nome, Banana da Terra, já dá algumas pistas do que esperar do menu. 

Onde: R. Dr. Samuel Costa, 220 – Centro Histórico.

Bartholomeu 

Outro restaurante muito tradicional da cidade, que é especializado em carnes e peixes que podem ser harmonizados com uma carta de vinho bem completa que o só o Bartholomeu tem. Se você deseja uma noite mais requintada, para um jantar especial, lá é o lugar certo. No cardápio você vai encontrar lanches, saladas, porções, frutos do mar e outras delícias.

Onde: Samuel Costa, 196, no Centro Histórico

Restaurante Quintal das Letras

Mais uma sugestão que não pode faltar na lista de passeios noturnos. O restaurante Quintal das Letras fica dentro da Pousada Literária, uma das mais cobiçadas da cidade. O grande diferencial do local é o conceito de “fazenda para a mesa” que remete a ideia de pratos super frescos, preparados com ingredientes naturais. O menu também valoriza a gastronomia regional, com um toque especial. 

Onde: R. Ten. Francisco Antonio, 362

Margarida Café

Se o objetivo for um lanche rápido, o Margarida Café é uma boa opção de custo-benefício. Há também opções de pratos, mas o forte da casa são os lanches e pizzas, já que dentro do local há uma mini padaria, que produz pão caseiro fresquinho, feito na hora e massas para as deliciosas pizzas. O clima no salão é bem intimista com luz baixa, ótimo também para um momento romântico.  

Onde: Praça do Chafariz, no acesso ao Centro Histórico de Paraty

Mas, não só de restaurantes vive Paraty. No centro histórico, mais precisamente  na Praça Matriz há uma enorme opções de bares com mesas ao ar livre e música ao vivo para aproveitar o clima praiano de um jeito bem descontraído. Agora veja onde você pode tomar aquela cerveja bem gelada após um dia intenso turistando. 

Clandestino 

Apesar do nome, não tem nada de secreto, já que é um lugar famoso pelo seu custo benefício. Clandestino é perfeito para beber algo à beira-mar, aproveitando o clima e a brisa de Paraty.  E o mais interessante é que não é bar tradicional, é um food truck puxado por um fusca, com uma decoração super descontraída e ótimos preços. 

Oned: Praia do Pontal, em frente a escultura das cabeças

Sarau 

Sempre com uma boa música e muita badalação, o Sarau está localizado no coração do centro histórico de Paraty. É uma das melhores opções para quem deseja curtir a noite com os amigos e conhecer outras pessoas também, já que o clima de paquera rola solto. No cardápio há cerveja, drinks, petiscos e até pratos para dar aquela energia extra antes de começar o agito. 

Onde: Rua Marechal Deodoro, 241

Cana Praça

Óbvio que nessa lista não poderia faltar uma cachaçaria, uma das iguarias mais famosas da cidade, que conta com alguns alambiques que produzem a mais pura bebida em sabores variados. O Cana Praça conta com várias opções de drinks e petiscos para passar bons momentos, desfrutando o que Paraty tem de melhor, com preços justos.

Onde: Rua Marechal Deodoro, 3

Agora, se você quer curtir de verdade, virar a noite e festejar sem limites, os clubes e casas noturnas de Paraty são a melhor pedida. Infelizmente agora, os serviços estão suspensos por conta da pandemia, muitos lugares estão se adaptando, transformando o espaço em salões com mesas, cadeiras, para evitar aglomerações. Mas, confira essas dicas, para aproveitar muito quando as restrições acabarem. 

The Secret Club

Uma casa noturna que atrai muitos turistas, The Secret Club oferece ao público festas temáticas e ritmos variados para se acabar na pista de dança. É uma das poucas opções de balada em Paraty, por isso é o melhor lugar conhecer pessoas novas. 

Onde: Avenida Roberto da Silveira, 1212

Paraty 33 

Quando se fala em diversão, não tem como não pensar no Paray 33, uma das casas mais visitadas na cidade. O local se assemelha a uma antiga taberna e tem sempre música ao vivo para embalar uma roda de conversa entre amigos, familiares regadas a cerveja ou bons drinks. Os peticos também são famosos, ideais para beliscar quando bate aquela fome no meio da noite. 

Onde: Rua Maria Jacome de Mello, 357

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

7 destinos fantásticos para conhecer em uma viagem ao Chile

Artigo anterior

15 passeios imperdíveis em Gramado e Canela 

Artigo seguinte

Você pode gostar