Não sabe o que fazer em Paris? Confira 25 atrações turísticas imperdíveis e conheça os principais pontos turísticos da capital da França

Ah, Paris! O destino dos sonhos de quase todo viajante é mesmo uma cidade apaixonante e surpreendente. Elaborar um roteiro na capital francesa oferece pode parecer fácil, mas as possibilidades são tantas que fica difícil saber o que exatamente visitar. 

Assim, de atrações já bastante conhecidas até lugarzinhos especiais pouco explorados por turistas brasileiros, separamos 21 atrações imperdíveis para conhecer em Paris.   

21 atrações para conhecer em Paris

Passeio de Barco pelo Rio Sena

Foto: needpix

O passeio de barco pelo Rio Sena é uma das atrações imperdíveis para fazer em Paris e a oportunidade de admirar a cidade luz por um ângulo diferente. Neste tour, o visitante navega por alguns dos pontos mais emblemáticos da capital parisiense, como o Louvre, Notre Dame e a Torre Eiffel. Além disso, há opções de passeios que incluem jantar ou almoço a bordo, deixando tudo ainda mais romântico. 

Moulin Rouge

Foto: Lukas Gojda / shutterstock

O Mouling Rouge é o mais famoso e antigo cabaré de Paris. Inaugurado em 1889, ele ainda mantém sua fachada com o gigante e icônico moinho vermelho que atrai muitos turistas. Perfeito para quem deseja voltar no tempo e ter um gostinho do que foi a belle époque, o espaço oferece um show pomposo todas as noites, onde é possível conferir números musicais com muito cancã. 

Catacumbas de Paris

Foto: Alexander Parsalidis / Flickr

Um pouco fora do roteiro tradicional da cidade, as Catacumbas também estão entre os passeios imperdíveis para fazer em Paris. São diversos túneis em uma rede com mais de 300 quilômetros onde estão os ossos de mais de 6 milhões de pessoas que viveram em diversas épocas na França. A princípio, pode parecer um pouco macabro, mas esta é uma forma de compreender melhor uma parte da história da cidade, além de ser um passeio diferente. 

Opera Garnier

Foto: Wikimedia Commons

A imponente e luxuosa Ópera Garnier, também conhecida como Ópera de Paris ou Palais Garnier, é um verdadeiro tesouro arquitetônico parisiense. Construída em 1875 com estilo neobarroco, possui capacidade para mais de 2 mil pessoas. Uma grande e suntuosa escada principal, construída em mármore de diversas cores, chama a atenção por sua beleza, assim como a sala de espetáculos, repleta de tons dourados e vermelhos. É possível visitar a Ópera Garnier em visitas realizadas diariamente, sem a necessidade de assistir a um espetáculo. 

Versailles

Foto: Filip Fuxa / shutterstock

É claro que um dos lugares mais visitados da França não poderia ficar de fora das atrações imperdíveis para conhecer em Paris. Símbolo máximo da realeza absoluta francesa e de suas extravagâncias, o Palácio de Versalhes foi construído no século 17 por Luís XIV. São inúmeros salões e espaços para visitar que revelam todo esplendor dos estilos barroco e rococó. Entre os mais famosos estão a Galeria dos Espelhos e o Quarto do Rei. No entanto, é importante também dedicar algumas horas para conhecer os fabulosos jardins do palácio e sua incrível geometria. 

Museu do Louvre

Foto: pichetw / shutterstock

Aqui você não terá só a chance de conhecer uma das atrações imperdíveis de Paris, mas sim do mundo. O Museu do Louvre exibe um dos acervos mais importantes da humanidade, com mais de 380 mil itens e mais de 25 mil obras de arte em exibição permanente. Entre elas está La Gioconda, também conhecida como Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Além disso, o visitante poderá apreciar esculturas como a belíssima Vênus de Milo, uma estátua grega encontrada em 1830. 

Torre Eiffel

Principais pontos turísticos de Paris

Principais pontos turísticos de Paris. Foto: Viacheslav Lopatin / shutterstock

Talvez um dos monumentos mais famosos do mundo, a Torre Eiffel é, sem dúvidas, uma das atrações imperdíveis em Paris. A imponente “dama de ferro”, como é conhecida, possui 324 metros divididos em três níveis e mais de 1600 degraus. Além de encontrar lugares perfeitos para tirar fotos junto ao monumento, é possível subir sua estrutura por meio de elevadores e ter uma vista panorâmica incrível de toda a capital francesa. Quem quiser, pode também programar um almoço ou jantar no restaurante que fica no alto da torre.

Museu Orangerie

Foto: Takashi Images / shutterstock

O Museu Orangerie foge um pouco da rota tradicional de roteiros por Paris. No entanto, se você aprecia arte impressionista, ele certamente deve ser considerado como uma das atrações imperdíveis para conhecer na capital francesa. O museu não é muito grande, mas ocupa um prédio construído em 1852 e apresenta um incrível acervo com exposições temporárias e permanentes. O destaque, no entanto, fica para o mural “As Ninféias”, de Van Gogh, com oito painéis de quase dois metros de altura, além de obras de Picasso, Cézanne e Renoir.  

Catedral de Notre Dame

Principais pontos turísticos de Paris

Principais pontos turísticos de Paris. Foto: Pixabay

A igreja mais famosa da França e uma da mais conhecidas do mundo já foi retratada por diversas vezes em filmes e animações. A imponente construção medieval de estilo gótico, construída entre 1163 e 1245, já impressiona por sua fachada, mas seu interior abriga um dos vitrais mais incríveis já vistos. Atualmente, após um incêndio que ocorreu em 2019 e comprometeu parte de sua estrutura, a catedral está fechada para reforma e sem previsão de reabertura. 

Pantheon

Atrações Turísticas de Paris

Atrações Turísticas de Paris. Foto: EQRoy / shutterstock

Outro monumento que não costuma ser muito visitado por brasileiros é o Phanteon. No entanto, ele é uma das atrações imperdíveis para conhecer em Paris. Assim, com imponentes colunas e esculturas, é uma obra de arte a céu aberto que merece ser apreciada. Construído em 1790, uma época em que a França fascinada por elementos gregos e romanos, o  Pantheon ainda guarda em seu interior os túmulos de importantes nomes franceses, como Rousseau, Alexandre Dumas, Voltaire e Victor Hugo. 

Museu d’Orsay

Principais pontos turísticos de Paris

Principais pontos turísticos de Paris. Foto: photo.ua / shutterstock

O Museu d’Orsay está entre os lugares imperdíveis de Paris porque seu próprio edifício, instalado na antiga estação ferroviária de Orsay, já é uma atração à parte. No entanto, seu incrível acervo reúne obras de Van Gogh, Monet, Rodin, Degas, Tolouse-Lautrec,  Jean-Baptiste Carpeaux, entre muitas outras. Com uma localização privilegiada, às margens do Rio Sena, o museu pode ser facilmente incluído em seu roteiro junto com outros pontos turísticos próximos.  

Arco do Triunfo

Atrações Turísticas de Paris

Atrações Turísticas de Paris. Foto: Pigprox / shutterstock

O Arco do Triunfo é, sem dúvidas, uma das atrações imperdíveis de Paris e um dos símbolos emblemáticos da capital francesa. O monumento começou a ser erguido a pedido de Napoleão Bonaparte em 1806, após a batalha de Austerlitz, mas levou quase 30 anos para ser finalizado. Com imponentes 50 metros de altura, é possível subir em seu topo e ter uma vista privilegiada da região. 

Sainte-Chapelle

Principais pontos turísticos de Paris

Principais pontos turísticos de Paris. Foto: Xuan Nguyen

Muitas pessoas deixam de visitar a Sainte-Chapelle pois desconhecem que esta é uma das atrações imperdíveis de Paris. Erguida no século XIII a mando do rei Louis IX, é considerada uma obra-prima dos primórdios do estilo gótico. Sua beleza está especialmente nos detalhes do teto, que é cercado por alguns dos mais impressionantes – e antigos – vitrais franceses. Para se ter uma ideia, suas imponentes janelas medem mais de 15 metros de altura.  Portanto, não deixe de incluir a Sainte-Chapelle em seu roteiro pela cidade luz. 

Sacré-Coeur

Atrações Turísticas de Paris

Atrações Turísticas de Paris. Foto: Krzyzak / shutterstock

Localizada no ponto mais alto de Paris, no bairro de a Basílica Sacré Coeur, começou a ser erguida em 1875 e só foi concluída em 1914. A construção, realizada em mármore travertino, chama a atenção por seu campanário, com 83 metros de altura, que guarda um enorme sino de mais de 20 toneladas. A Sacré-Coeur é uma das atrações imperdíveis para conhecer em Paris não só por seu valor histórico e beleza, mas também por proporcionar uma das vistas panorâmicas mais bonitas da cidade.  

Jardim de Luxemburgo

Principais pontos turísticos de Paris

Principais pontos turísticos de Paris. Foto: Kosala Bandara / Wikimedia Commons

Considerado um dos parques mais bonitos do mundo, o Jardim Luxemburgo é um dos lugares preferidos dos turistas que buscam um passeio ao ar livre em Paris. O espaço conta com um paisagismo impecável no maior estilo parisiense. O grande jardim também é parada ideal para turistas e moradores fazerem piqueniques, atividades culturais e passeios em família.

Jardim de Tuileries

Atrações Turísticas de Paris

Atrações Turísticas de Paris. Foto: pandapaw / shutterstock

Outro espaço verde muito procurado em Paris é o Jardim de Tuileries, construído em 1564 por Catarina de Médici. Jardins floridos, lagos e fontes fazem do espaço uma parada imperdível na capital francesa. Além disso, o jardim está localizado no centro de diversas atrações, como o Museu do Louvre, o museu Jeu de Palme e a Praça da Concórdia. 

Saint-Germain-des-Prés

Principais pontos turísticos de Paris

Principais pontos turísticos de Paris. Foto: Connie Ma / Wikimedia Commons

O Saint-Germain-des-Prés é um dos bairros mais interessantes para conhecer em Paris e, portanto, uma das atrações imperdíveis da cidade. Muito famoso por seus cafés, é neste bairro onde você pode sentir a atmosfera parisiense dos filmes, sentando em uma cadeira ao ar livre na calçada. Não deixe de conhecer os clássicos o Café de Flore e o Les Deux Magots. Além disso, suas ruas charmosas são repletas de lojas, especialmente voltadas ao público feminino. 

Le Marais

Atrações Turísticas de Paris

Atrações Turísticas de Paris. Foto: Alexandre Rotenberg / shutterstock

Já o agitado bairro Le Marais guarda uma cena mais vibrante de Paris. Reunindo um público jovem e da comunidade gay, o bairro, antes histórico e habitado pela nobreza, atualmente é muito animado e repleto de boates e bares para curtir a noite. No entanto, o lugar também reúne diversos restaurantes e cafés bem charmosos, além de construções históricas do século XVIII. 

Canal Saint-Martin

Principais pontos turísticos de Paris

Principais pontos turísticos de Paris. Foto: Vince Duque / Unsplash

O Canal Saint-Martin foi uma encomenda de Napoleão para o abastecimento de Paris em 1825. Mais tarde, ele se tornou um importante meio de transporte de mercadorias. No entanto, nos dias de hoje, ele é uma das atrações imperdíveis da cidade. Com mais de 4 quilômetros e ligado ao Rio Sena, é possível navegar com pequenos barcos por toda sua extensão, um passeio muito charmoso. 

Montmartre

Atrações Turísticas de Paris

Atrações Turísticas de Paris. Foto: maziarz / shutterstock

Se existe um lugar que exalta ainda mais o lado boêmio e charmoso de Paris, este local é o bairro de Montmartre. Localizado ao norte da cidade, é conhecido como o local onde famosos pintores e artistas do início do século XX se reuniam, como Tolouse-Lautrec e Van Gogh. É nele também onde estão diversos pontos de interesse para o turista, como a Basílica Sacré Coeur e o Moulin Rouge. Vale a pena também caminhar pelas ruas estreitas de Montmartre e se surpreender a cada esquina. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Menos poluição: quarentena transforma céu do litoral de SP

Artigo anterior

Hotéis luxuosos para se hospedar em Barcelona

Artigo seguinte

Você pode gostar