Atualizada em:
Vai viajar para a capital do Maranhão, mas não sabe onde ir nos dias chuvosos? Confira nossas dicas do que fazer em São Luís com chuva
É fato que São Luís tem muitos dias chuvosos ao longo do ano, sobretudo entre os meses de janeiro a junho. E quem não pode programar a viagem para lá fora desse período, a pergunta que resta é: o que fazer em São Luís com chuva? Se você é uma dessas pessoas, não desanime, pois é perfeitamente possível aproveitar – e bem – a capital do Maranhão mesmo nos dias em que o sol não dá as caras.
Para começar, as temperaturas não costumam variar muito entre a estação chuvosa e a seca. Ou seja, mesmo com as chuvas, encontrará termômetros entre 23ºC e 30ºC. Além disso, a maior parte das atrações da cidade estão em locais cobertos, principalmente no centro histórico. Por isso, ainda que você não tenha liberdade de circular tranquilamente pelas ruas, poderá conhecer o interior dos museus, centros culturais e igrejas, por exemplo.
São Luís com chuva: o que fazer
As opções do que fazer em São Luís em dias chuvosos não se limitam somente ao centro histórico, mesmo a orla da cidade pode ser curtida com chuva. Lá existem vários restaurantes com vista para o mar que, além de permitir observar a praia, servem pratos da deliciosa culinária regional. Você pode, ainda, fazer compras no Centro de Artesanato do Maranhão e garantir a lembrança de viagem. Confira, a seguir, algumas dicas do que fazer em São Luís com chuva.
Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra fica no centro histórico da capital do Maranhão, no Palácio Episcopal, um antigo colégio jesuíta fundado em 1627. É um ótimo lugar para quem gosta de arte e história. Lá estão expostas peças que retratam a colonização portuguesa e a influência dos jesuítas na formação da cidade. Ao todo, o acervo tem mais de 400 peças.
Catedral de São Luís
Um dos pontos mais visitados da cidade o ano todo, a Catedral de São Luís também é um lugar para conhecer nos dias de chuva. Situada em uma praça do centro histórico, é uma das construções mais antigas da capital, feita em estilo barroco. Sua inauguração ocorreu em 1622 para comemorar a vitória dos portugueses sobre os franceses.
Palácio dos Leões
Outro lugar para conhecer em dias de chuva em São Luís, o Palácio dos Leões também fica no centro histórico e é a sede do governo do estado. Ele pode ser visitado de terça a sexta, gratuitamente. Localizado em um prédio do século XVII, ele tem uma linda fachada. Em seu interior, porcelanas, móveis, quadros, esculturas e lustres em seu acervo.
Casa do Maranhão
A Casa do Maranhão é mais um lugar para conhecer no centro histórico de São Luís. O museu possui objetos, painéis, roupas e outros itens que representam as tradições do Maranhão. Lá, por exemplo, você encontrará um espaço completamente dedicado ao Bumba Meu Boi, com roupas típicas e um boi gigante.
Casa da Festa
Mais um lugar para se aprofundar na cultura maranhense, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho também pode ser visitado em dias de chuva. A Casa da Festa, como também é conhecido o espaço, reúne um acervo dedicado aos festejos populares do Maranhão, como o Bumba Meu Boi, a Festa do Divino e a Festa de Santos Reis.
Casa do Nhozinho
A cultura maranhense também é traduzida através das diversas obras artesanais da Casa do Nhozinho. Criado pelo artista Nhozinho, um dos mais famosos de São Luís, o espaço reúne as produções de vários artesãos. E, com o acompanhamento de um guia que conduz o passeio, os visitantes conhecem não somente as obras como suas histórias.
Teatro Arthur Azevedo
O Teatro Arthur Azevedo foi inaugurado em 1817 e é uma das construções mais bonitas do centro histórico de São Luís. Ele já foi palco de importantes apresentações da cidade e, hoje, é um de seus principais pontos turísticos, não só pela beleza, mas pela importância histórica. Seu interior revela toda a riqueza que o ciclo do algodão trouxe ao Maranhão.
Ceprama
Como mencionamos, o Centro de Artesanato do Maranhão (Ceprama) é uma ótima opção para os dias de chuva em São Luís. Ele fica no antigo prédio da Companhia de Fiação de Cânhamo, que tem 3 mil metros quadrados. Lá há dezenas de boxes, onde se pode encontrar artesanatos e lembrancinhas para todos os gostos.
Restaurante Cabana do Sol
Nos dias de chuva em São Luís você também pode aproveitar para experimentar a deliciosa culinária regional. Um lugar bem interessante para visitar é o restaurante Cabana do Sol que, além de ter um cardápio recheado de pratos típicos, tem um ambiente super aconchegante e um ótimo atendimento, que tornam os momentos por lá muito agradáveis.
Restaurante Cafofinho da Tia Dica
Outro restaurante para conhecer em São Luís, o Cafofinho da Tia Dica serve refeições com toque caseiro, tanto de receitas típicas da região como de outras culinárias. O cardápio traz desde petiscos até frutos do mar, além de carnes e salada. E seu ambiente descontraído é uma ótima alternativa para os dias de chuva em São Luís.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]