A contagem regressiva está a mil por hora e você ainda não sabe o que fazer para passar a data em Brasília? O fim do ano pode ser uma aventura e tanto nesta cidade, basta estar atento aos detalhes e como conseguir o melhor mediante as atuais circunstâncias. Lembre-se: a pandemia pode regredir, mas ela ainda está por aí.

Como a maioria das capitais brasileiras, Brasília também tem queimas de fogos de artifício, festas públicas e particulares grandiosas. Além de oferecer um leque amplo de atrações que merecem ser checadas no dia seguinte ou mesmo pouco antes do dia 31. Tudo que se tem a fazer é preparar-se com cuidado para não perder nenhum detalhe.

Claro que tudo vai do gosto e do bolso de cada um. Fim de ano é sinônimo de variedade na diversão e há opções para cada gosto. Para se ter uma ideia, em termos de comemoração há opções bem diferentes como a Esplanada dos Ministérios, o Templo Budista, o Templo da Boa Vontade e mesmo a Prainha, com shows musicais garantidos.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Como sempre, começamos com as festas públicas. E não há uma mais popular que a queima de fogos na Esplanada dos Ministérios, que começa por volta de 19h40 com shows de músicos locais acompanhados de uma atração nacional. Os fogos começam a estourar por volta da meia-noite, enchendo o céu da Esplanada com muita luz e cor por cerca de 15 minutos. A festa se prolonga com apresentações de cortejos religiosos e mais música, indo até quatro da manhã do primeiro dia do ano. O transporte público incrementa o metrô com funcionamento ampliado e os ônibus que circulam com carros extras.

Uma opção bastante procurada é o Réveillon na Praça dos Orixás, na Prainha. Trata-se de uma comemoração que mostra a força da cultura afrodescendente em Brasília. Começa por volta das 20h com a abertura da Feira Cultural e Afro Gastronômica, com cardápios culturais e comestíveis. A programação é diversificada e inclui tendas armadas na orla para manifestações afrodescendente e de cunho religioso. As apresentações musicais são interrompidas por volta de meia noite para a contagem regressiva e a queima de fogos.

Outra festa bastante procurada acontece no Templo Budista e é gratuita. O intento é, por meio de uma cerimônia sonora e intensa soltar seus sentimentos e sensações, se libertar de sentimentos ruins e adentrar o Ano Novo em busca da paz interior, renovando as esperanças. Começa às 20h e inclui uma ceia comunitária, onde cada um leva um item. Em seguida todos os presentes são convidados para acompanhar as 108 badaladas do Grande Sino, que chama a atenção para as 108 ilusões que dão sentido próprio ou impróprio à vida por meio de nossos seis sentidos.

A quarta opção é a comemoração no Templo da Boa Vontade. Os convidados se reúnem para orar no espaço Nave, dentro do complexo. Às 22hs começa o chamado Réveillon Espiritual, acompanhado de músicas que induzem à medicação, reflexão e oração. Este é um dos lugares mais visitados de Brasília, recebendo mais de um milhão de visitantes por ano.

Na entrada de 2020 para 2021 e a pandemia as festas populares da Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Orixás foram canceladas para evitar aglomerações. Os brasilienses tiveram que se contentar com concertos autorizados de duas orquestras na Esplanada, a Orquestra popular Marafreboi e a Orquestra de Cavaquinho Projeto Waldir Azevedo. Havia participação do público desde que fosse observado o distanciamento social, por meio de quadrantes instalados na grama. O projeto Brasília iluminada ofereceu um espetáculo de luzes surreal nos pontos turísticos do Eixo Monumental. Mesmo os bares e restaurantes que organizavam ceias puderam estender seus horários, antes limitado até às 23 horas pelo toque de recolher. Espera-se um resultado bem diferente para a entrada de 2022.

O que fazer no final de ano em Brasília?

réveillon em brasília

Foto Luis Tajes/Setur-DF

O mais difícil no fim do ano é decidir como aproveitar sua estadia, principalmente se você está em outro estado. Brasília oferece uma série de atrações que poderão ser visitadas na sequência do Réveillon ou pouco antes do dia 31 de dezembro.

Anote estas sugestões e organiza-se para poder desfrutar delas da melhor maneira possível. Lembre-se de que todas estão sujeitas a alterações de funcionamento, por isso consulte sempre via internet ou pelos telefones de informação respectivos.

Primeira parada, quase obrigatória: Memorial JK que mostra a vida do ex-presidente da República que deu início à construção da cidade. Lá estão objetos pessoais e documentos que relatam os tempos da construção, bem como a vida e morte de JK durante um acidente de carro suspeito. O corpo do ex-presidente repousa dentro do museu em uma cripta.

O Museu Nacional foi inaugurado no dia do aniversário de 99 anos de Oscar Niemeyer e teve como primeira exposição uma mostra de seu legado. Não há exposições fixas, tendo com o destaques mostras rotativas.

Outro ponto que vale a pena uma visita é a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, o primeiro monumento criado em Brasília. Possui linhas extravagantes e outras atrações projetadas por Oscar Niemeyer, além de apresentar um batistério na forma oval, e paredes com painéis em lajotas de cerâmicas, pintadas por Athos Bulcão em 1977. O campanário doado pela Espanha é outro destaque, com seus quatro sinos.

O Congresso Nacional possui uma dupla de torres e duas grandes cúpulas que abrigam a Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Seus prédios anexos possuem corredores e salas com um cenário futurista retrô. O lugar recebe visitas todos os dias, inclusive nos feriados, sendo ainda permitido aos visitantes que assistam as sessões no plenário.

Prefere uma atração gastronômica? Então vá até o Pontão do Lago Sul. Nãos e engane pela aparência, pois parece um condomínio fechado, mas é aberto ao público. Aqui estão os restaurantes e bares mais badalados da cidade, com um grande estacionamento e calçadão na orla do lago Paranoá. Bom lugar para passeios noturnos e para alugar pranchas de Stand Up Paddle durante o dia.

Aproveite e procure pelo Parque da Cidade. Desde que foi fundado, em 11 de outubro de 1978, o lugar se tornou um ponto de encontro diário para milhares de brasilienses. Com projeto de Oscar Niemeyer, obra paisagística de Burle Marx e área urbanística desenvolvida por Lúcio Costa, o parque ainda apresenta azulejos de Athos Bulcão em seus 420 hectares de extensão, que apresentam ainda atrativos como churrasqueiras, quadras de esportes, espaços infantis, praças, lagos, um centro hípico, restaurantes e um Pavilhão de Exposições.

Réveillon 2022 em Brasília

réveillon brasília

Foto: Wikimedia Commons

Por fim é hora de falarmos sobre as festas particulares mais procuradas no réveillon brasiliense. As quatro opções abaixo possuem suas características próprias e, dependendo do seu gosto pessoal, podem ser mais ou menos indicadas. Vamos a elas.

Vila Velluti Hotel – Afastado da agitação urbana o hotel é perfeito para passar um tempo dedicado à família. Oferece um fim de ano prolongado, opcional, com direito à ceia da virada de ano, que vai da meia noite até 2 horas da manhã, e após as 3 horas coloca à sua disposição caldos e cremes. O jantar ou ceia ainda possui opções de bebidas, banda e DJ. Se for de seu interesse ainda é possível ficar para o almoço do primeiro dia do ano, com todos os itens cobrados à parte. Passeios com a família são oferecidos, sendo o mais popular a cavalgada e o passeio de charrete.

Endereço: Rodovia BR 060 Km 24, Samambaia.
Maiores informações: https://www.vilavelluti.com.br.

Emopalooza de Reveillon – Apesar do nome a Festa de Réveillon 2022, a partir das 22h, no Outro Calaf com open bar e open food, tem muito a oferecer: dois ambientes, mega estrutura, comidas com opções veganas e vegetarianas e muito mais. O espaço é 100% coberto e possui mega estrutura, cenografia, EcoCopo Emopalooza, open bar com cinco horas de duração e muito mais.

Endereço: Quadra 02, BL Q, SBS Lojas 5/6 – Asa Sul.
Maiores informações: https://www.outrocalaf.com.

Réveillon Limited Cafe De La Musique Brasília – Outro grande destaque local de gastronomia é este café, que aposta num serviço totalmente premium, com deck para lanchas, 15 minutos de fogos, guarda volumes e um open bar com gin, vodka, whisky, cerveja, vinho branco e tinto, espumante, tequila, Red Bull, refrigerante, água de coco, água mineral e água tônica, além de algumas ativações gastronômicas surpresas durante a festa. No dia será obrigatória a apresentação do comprovante da 2ª dose ou dose única da vacina contra Covid-19. A apresentação do resultado de exame PCR negativo, com coleta do material genético realizada no máximo 72 horas antes, também servirá como comprovação.

Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 – Asa Sul.
Maiores informações: https://cafedelamusique.com.br.

Rede Windsor Hotéis – Não há um canto mais confortável para acomodar a família do que os Windsor Brasília, na Asa Norte e Windsor Plaza Brasília, na Asa Sul. Ambos possuem programações para comemorar a chegada do Ano Novo com alto padrão de higienização. O pacote especial de hospedagem e ceia completa inclui um cardápio variado, open bar de espumante e um pacote de bebidas não alcoólicas, com a ceia sendo servida a partir das 21h até a 1h da manhã em ambiente com música e espaço para as crianças.

Endereço: SHS Qd 05 BI. H.
Maiores informações:  https://windsorhoteis.com/hotel/windsor-plaza-brasilia/.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


O que fazer no ano novo no Rio de Janeiro? Réveillon 2022

Artigo anterior

Que tal programar uma viagem pelas 7 Maravilhas Naturais do Mundo?

Artigo seguinte

Você pode gostar