Passar uma data tão marcante quanto o Réveillon no Rio de Janeiro é fazer com que o turista saia atrás de provas de que existe vida além das praias. E isso é necessário apenas para saber como complementar uma estadia nesta cidade maravilhosa. Mas nada é mais impressionante do que assistir a queima de fogos de artifício numa praia cercado de pessoas de branco, todas na expectativa do que o Ano Novo vai lhes trazer. É uma das cenas mais românticas de que se tem ideia.

Considerada quase universalmente como uma das festas mais glamorosas do planeta, este é o equivalente a uma ida religiosa ao Vaticano ou a Meca. Só mesmo passando por isso para se sentir todo o clima e as vibrações de tal evento. Mas os fogos ou as praias com pessoas de branco acabam sendo apenas detalhes: há muito mais com que se preocupar quando se realiza uma viagem com este propósito.

O Réveillon em Copacabana é o mais procurado e, de longe, o mais requisitado tanto por gente de fora da cidade como pelos que vem de outros estados. Por isso é importante prestar atenção a certas dicas para saber exatamente o que fazer e não ter surpresas desagradáveis.

Procure hospedar-se a uma distância que possa ser coberta por uma breve caminhada até a praia. Não se prenda muito ao hotel em si, uma vez que qualquer um fica a uma distância curta do local. A orla de Copa também está a uma curta caminhada dos hotéis do Arpoador. Se preferir ficar em Ipanema, dependendo da localização de sua hospedagem, demora de 15 a 40 minutos para se chegar.

O metrô costuma ficar aberto a noite toda nesta ocasião, mas há uma pegadinha: para pegar o transporte só com o uso de um cartão especial de Réveillon com embarque em hora marcada. São postos à venda cerca de 160.000 cartões especiais para circulação no dia 31 de dezembro, divididos em cinco faixas de horário de embarque. Cada horário terá um cartão de cor diferente, por isso confira a sua e fique atento: Das 19h às 20h; das 20h às 21h; das 21h às 22h; das 22h às 23h; e das 23h à 0h. Todos os casos podem voltar em qualquer horário entre 0h e 5h.

O cartão se esgota sempre entre ops dias 29 e 31 de dezembro. Caso você esteja fora do Rio nesse período, o melhor é pedir para alguém adquirir para você. Até 25 de dezembro pode ser adquirido nas estações Siqueira Campos (Copacabana); Jardim Oceânico (Barra); Carioca (Centro); Central (Centro); Uruguai (Tijuca); e Pavuna. Depois disso somente na Estação Carioca (subsolo, perto da academia SmartFit).

Dica importante de quem já esteve neste evento: leve bebida de casa. Mesmo um espumante pode chegar a preços exorbitantes na ocasião e não atinge a qualidade mínima exigida. Para adquirir taças de plástico há lojas de utilidades da av. Nossa Senhora de Copacabana ou Visconde de Pirajá. O supermercado Zona Sul vende o grupo de itens mais importante para a noite (bolsa térmica, espumante e gelo).

Prefere os quiosques para assistir ao evento? Não chegam a ser glamorosos, mas aumentam a sensação de segurança e, segundo muitos, valem o preço. Alguns deles são comercializados por sites patrocinados por empresas de cerveja e custam 500 reais por pessoa, com direito e open bar e buffet de petiscos. Há também aqueles que são independentes e que podem sair mais baratos.

Por fim basta afirmar algumas dicas de segurança: use doleira para guardar itens como chaves, documentos e principalmente dinheiro. Afaste-se dos palcos e das amontoações que o caracterizam, pois são lugares visados por batedores de carteira e afins. E o principal de tudo: evite a todo custo levar câmeras e celulares de último tipo a tiracolo, bem como o uso de correntes e relógios exagerados. Não deixe que a vaidade estrague sua noite atraindo ladrões.

O que fazer no final de ano no Rio de Janeiro?

Divulgação

Foto: Rio de Janeiro

O Réveillon passou e o Ano Novo já é uma realidade. Que fazer agora? É claro que muitos querem pelo menos uma vez na vida fazer os passeios mais recomendados, como subir ao Cristo Redentor ou passear no Pão de Açúcar quando o tempo ajuda. Mas lembre-se de que a cidade é muito mais do que praias e cartões turísticos.

Uma boa dica é ir até a Avenida Olímpica, construída sobre um viaduto que abandonou a cidade do litoral central e é a nova principal atração da cidade. Seus 3,5 quilômetros de extensão levam a diversas atrações pós-olímpicas, como o Museu do Amanhã, o AquaRio, a Roda Gigante do Rio, o Painel de Corridas, a Pila Olímpica e o Passeio de Barco da Marinha. Também oferece acesso desimpedido aos beneficiários.

Atrativos tradicionais escondidos pelo intrincado traçado das ruas do centro incluem pontos como o Mosteiro de São Bento, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Ilha Fiscal. A Avenida Olímpica também facilita a visita ao pitoresco Morro da Conceição e a descoberta do Cais do Valongo, local de desembarque de navios negreiros e um dos mais recentes Patrimônios Mundiais da UNESCO.

O AquaRio vale alguns comentários extras. Tem 28 aquários – incluindo um enorme onde se pode caminhar por túneis de acrílico sob tubarões e arraias – e é o maior aquário marinho da América Latina. Se já visitou outros grandes aquários de poutras cidades mundiais como Lisboa ou Monterrey, não há nada de novo, mas para novatos, especialmente crianças, é um procedimento mágico.

Depois de entrar, pegue o elevador até o terceiro andar para o passeio começar. Demora pelo menos 90 minutos para completar o circuito. Compre os bilhetes com antecedência, pois em período de férias, costumam esgotar no dia anterior. Se visitar o local de manhã cedo, poderá descobrir que os corredores estão menos lotados.

Outro ponto de grande interesse é visitar a Bherig, uma fábrica de chocolate abandonada, ocupada por estúdios de artistas e designers, lojas, cafés, pequenos restaurantes e empresas de economia criativa. Desde 2010, o local é considerado uma pequena parte de Berlim dentro da área portuária.

Por fim o Morro da Conceição é uma área pitoresca do Rio, no centro do distrito financeiro. As suas ruelas de nomes poéticos (Rua do Jogo da Bola, Ladeira do João Homem) remetem a Portugal, com casinhas simples e charmosas, muitas das quais ainda habitadas por antigos residentes, mas algumas viraram ateliês de artistas. Entrando do alto da serra, os elegantes Jardins Suspensos do Valongo foram recentemente restaurados.

Aos pés da montanha está o berço da cultura negra carioca: a Pedra do Sal. Durante o período colonial, os navios negreiros costumavam atracar lá. Mais tarde, o local atraiu imigrantes baianos, que espalharam o candomblé e viram o samba virar carioca.

Réveillon 2022 no Rio de Janeiro

réveillon no rio de janeiro

Foto: Divulgação

Como no caso de São Paulo, também no Rio de Janeiro os eventos de fim de ano fechados são bastante procurados, principalmente por quem não quer se ver em meio a multidões e prefere ambientes isolados e cercados de bons serviços e excelente comida. Selecionamos quatro para indicar e lembramos que todos eles estão sujeitos a alterações até o dia de realização, por isso fique atento.

– O Grand Hyatt Rio possui duas piscinas exteriores, dois restaurantes, dois bares e um spa. De frente para a praia, na Barra da Tijuca, o hotel tradicionalmente hospeda grandes festas de Réveillon, incluindo jantares, food station, sushi, frutos do mar, massas e risotos, além de open bar e Djs. Dá ainda para assistir à queima de fogos na Lagoa de Marapendi. Como a festa vai até o amanhecer, o hotel costuma encerrar a comemoração com o café da manhã, que é servido bem cedo para que os hóspedes possam dormir em paz.

Endereço: Av. Lúcio Costa, 9600 – Barra da Tijuca.
Maiores informações: https://www.hoteis.com/ho539933/grand-hyatt-rio-de-janeiro-rio-de-janeiro-brasil/.

– O Hotel Fasano Rio fica em Ipanema e é um dos mais procurados. Passe a virada do ano de frente para o mar em uma cobertura com vista privilegiada, cercado de muita elegância e sofisticação. O Réveillon tem como cenário o rooftop, conhecido como um dos mais bonitos da cidade, de onde se pode ver a queima de fogos.  Mas antes é possível saborear a deliciosa ceia preparada no restaurante do hotel, Fasano Al Mare, mas reserve a mesa com bastante antecedência, pois é muito requisitada.

Endereço: Av. Vieira Souto, 80 – Ipanema.
Mais informações: https://www.hoteis.com/ho246233/hotel-fasano-rio-de-janeiro-rio-de-janeiro-brasil/.

– A Praia de Copacabana é o local do Miramar Hotel By Windsor, onde o hóspede assistirá a queima de fogos com uma vista incrível, bem longe da movimentação em excesso característica das praias. Para marcar o evento o hotel prepara uma noite especial para que seus hóspedes possam recepcionar o ano que se inicia com muita animação. A celebração conta com apresentação de DJ no terraço e uma ceia deliciosa, que é servida no restaurante.

Endereço: Av. Atlântica, 3668 – Copacabana.
Mais informações: https://www.hoteis.com/ho184784/miramar-hotel-by-windsor-rio-de-janeiro-brasil/.

– Também em Copacabana fica um um hotel que permite escolher entre 2 tipos de festas para celebrar a virada do ano: O Rio Othon Palace, que possui comodidades como um belo terraço, piscina, três restaurantes e dois bares. Dá para escolher entre a Réveillon Party ou o Skylab. A primeira é realizada no foyer do hotel e conta com menu especial e uma pista de dança embalada por um DJ. A segunda acontece no 30º andar, com os mesmos destaques, acrescidos de um open bar e uma visão privilegiada da queima de fogos.

Endereço: Av. Atlântica, 3264 – Copacabana.
Maiores informações: https://www.hoteis.com/ho125209/rio-othon-palace-rio-de-janeiro-brasil/.

Inscreva-se em nosso canal:


Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Conheça alguns dos trekkings mais bonitos da América do Sul

Artigo anterior

O que fazer no ano novo em Brasília? Réveillon 2022

Artigo seguinte

Você pode gostar