Confira uma seleção dos melhores restaurantes para comer bem na capital italiana

Se a Itália é conhecida por seu rico legado histórico, artístico e cultural, é claro que no quesito gastronomia não poderia ser diferente. A comida italiana está entre as mais importantes, completas e deliciosas do mundo.

Com uma diversidade de temperos, aromas e sabores, resultado da influência de povos que ocuparam a península itálica durante séculos, podemos dizer que a gastronomia italiana é uma verdadeira obra de arte. Roma concentra o que há de melhor e de mais variado dessa culinária, oferecendo uma gama muito farta de opções, desde restaurantes de alta gastronomia a pratos generosos e acessíveis.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Na capital italiana, além da própria gastronomia, os lugares também encantam. Já imaginou apreciar um jantar romântico em uma varanda com uma vista incrível para o Coliseu? E degustar pratos típicos em uma autêntica taberna romana? A verdade é que Roma tem o poder de agradar os paladares mais exigentes e de oferecer opções de gastronomia acessíveis a todos os gostos e bolsos.

Conheça lugares para comer bem em Roma:

Pipero Roma

Premiado com uma estrela Michelin, o Pipero Roma é considerado um dos pilares da cozinha gourmet italiana. Com decoração minimalista e ambiente clássico, é comandado pelo maître e sommelier Alessandro Pipero, um dos mais renomados nomes da gastronomia do país.  O prato imperdível da casa é clássico spaghetti a carbonara, que aqui é apresentado em sua melhor – e mais delicada –  versão.

Foto: Divulgação

Corso Vittorio Emanuele, II 250 –  00186 Roma
+39 339 7565114
www.piperoroma.it/

Ristorante Lusso Aroma

Um espetacular terraço no último andar de um luxuoso hotel com uma vista incomparável do Coliseu. Este é o cenário que compõe o Lusso Aroma, um lugar intimista, delicado e perfeito para desfrutar de um jantar romântico em Roma, sobretudo ao pôr do sol. O chef Giuseppe Di Lorio comanda o menu da casa, premiada com uma estrela Michelin. Além de um maravilhoso menu degustação, entre as pedidas à la carte está um surpreendente risoto com linguiça da Norcia combinado com lentilhas e queijo pecorino romano.

Foto: Divulgação

Via Labicana, 125 – 00184 Roma
+39 06 97615109
www.aromarestaurant.it

La Fontana di Venere

Localizado a poucos metros da famosa Fontana di Trevi, o La Fontana di Venere encanta com pratos tradicionais da cozinha mediterrânea e romana. Com um ambiente intimista, charmoso e acolhedor o restaurante preza também pelo atendimento e alguns garçons arriscam algumas frases em português. O “spaghettone all’uovo del golfo” combina uma massa deliciosa com frutos do mar frescos, um prato imperdível. Na hora da sobremesa, o tradicional tiramisu italiano promete adoçar a noite de qualquer um.

Foto: Divulgação

Vicolo Dei Modelli 56 – 00187 Roma
+39 06 69924087
www.fontanadivenere.it

Pizzaria La Boccaccia

Esta pequena pizzaria ainda preserva a tradição de saborear as famosas redondas, que são vendidas no sistema al trancio (a peso), no balcão. Apesar da simplicidade, tudo é cuidadosamente selecionado e preparado com ingredientes frescos e típicos da região. A massa leve e a combinação de sabores são perfeitas. Entre as pizzas mais pedidas estão a Cabonara e a Radicchio e Provola, um tipo de chicória salpicada com queijo provolone. A La Boccaccia é, sem dúvida, uma ótima opção para comer bem e barato em Roma.

Foto: Divulgação

Piazza Pollarola, 29 – 00186 Roma
www.pizzerialaboccaccia.it

Porto Fluviale

O Porto Fluviale possui uma atmosfera vibrante de um restaurante que funciona durante o dia todo. Com quatro diferentes ambientes, todos animados e charmosos, oferece uma variedade de pratos italianos, aperitivos e pizzas, além de uma boa seleção de cervejas artesanais. O atendimento também é um ponto forte do local, que costuma reunir muitos moradores de Roma, especialmente os jovens.  O ambiente descolado é ideal para quem deseja passar um dia ou uma noite inesquecível com os amigos com comida boa a um preço justo.

Foto: Divulgação

Via del Porto Fluviale 22 – 00154 Roma
+39 06 5743199
www.portofluviale.com

La Villetta dal 1940

O La Villetta é uma autêntica e charmosa taberna familiar romana fundada em 1940. O charmoso local, apesar de cada vez mais conhecido e frequentado inclusive por celebridades, mantém a atmosfera informal, amigável e aconchegante. A comida é servida em porções generosas e preserva as essências romanas passadas por gerações. Não deixe de provar os pratos mais tradicionais da cozinha romana, como o Rigatoni co la Pajata. O restaurante também possui excelente carta de vinhos.

Foto: Divulgação

Viale della Piramide Cestia 53 – 00153 Roma
+39 06 575 0597
www.lavillettadal1940.com

E você, tem alguma dica de restaurante imperdível em Roma? Compartilhe suas experiências com a gente. Está indo para a Itália pela primeira vez? Então conheça a Elmocar, agência que realiza serviço de transfer e city tours em diversas cidades italianas.  

+ Info:

Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

Leia também:

» Lugares para conhecer em Roma
» Roteiro: 2, 3 ou 4 dias em Roma
» 6 passeios bate e volta partindo de Roma
» Como viajar de Roma a Milão de trem

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Dicas para planejar sua primeira viagem à Itália

Artigo anterior

Viaje de carro pela charmosa estrada de Cunha x Paraty

Artigo seguinte

Você pode gostar