Não sabe onde ficar no Rio de Janeiro? Com certeza uma das melhores localizações para turistas do Rio de Janeiro são os bairros da Zona Sul. Copacabana, Ipanema e Leblon reúnem o melhor do clima de praia da capital com diversas opções de entretenimento e gastronomia. 

Por ser cheia de atrações e ainda permitir ao turista fácil acesso aos demais pontos de interesse do Rio de Janeiro pela boa malha de transporte público, a Zona Sul é o point perfeito para se hospedar. Conheça um pouco mais sobre esses bairros e opções de hostels que atendem todas as necessidades dos viajantes. 

Onde ficar no Rio de Janeiro: Copacabana

Onde ficar no Rio de Janeiro zona sul

Bairros da Zona Sul: Copacabana. Foto: Wikimedia Commons

Copacabana é a jóia da coroa da Zona Sul, com 4 quilômetros de extensão de areia branca, o local atrai moradores e turistas para tomar sol, mergulhar no mar refrescante ou praticar esportes ao ar livre. No calçadão, que acompanha a orla, quiosques atendem a fome e sede dos passantes, que podem estar a pé em uma caminhada matinal ou de bicicleta, em um passeio em família. Mas não deixe a praia sem antes tirar uma foto com o simpático Carlos Drummond de Andrade, um dos poetas brasileiros mais influentes do século XX. 

Além disso, o bairro também comporta o Forte de Copacabana, onde o turista pode visitar o Museu Histórico do Exército e tomar um café em uma das lojas da Confeitaria Colombo, uma das cafeterias mais tradicionais do Rio de Janeiro. Para mais opções gastronômicas, as ruas de Copacabana estão lotadas de bares e restaurantes, lotando esquinas e calçadas com animação e boa música. 

Para aproveitar tudo isso não é preciso desembolsar uma fortuna para se hospedar no Copacabana Palace, o exuberante hotel no estilo art-dèco. A rede El Misti conta com três unidades no bairro mais famoso da Zona Sul que prometem agradar qualquer viajante. O El Misti Rio, com seus três andares, se diferencia pela grande variedade de áreas comuns, como o bar, em que festas e noites com música ao vivo reúnem os hóspedes, e o restaurante onde são servidos o café da manhã e jantar.

Já o El Misti House se diferencia por oferecer uma experiência carioca autêntica e ainda manter o clima jovial e descontraído de albergue internacional. Por fim, para quem busca privacidade, o El Misti Suites traz a essência do hostel mas sem os dormitórios compartilhados, oferecendo suites para quem viaja sozinho ou em família. 

Onde ficar no Rio de Janeiro: Ipanema

Onde ficar no Rio de Janeiro zona sul

Bairros da Zona Sul: Ipanema. Foto: Wikimedia Commons

Conhecer o bairro de Ipanema é uma das paradas obrigatórias para quem visita o Rio de Janeiro. O local inspirou grandes nomes da cultura brasileira, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque e outros para criar algumas das principais músicas do país e do mundo. A icônica Garota de Ipanema é a segunda música mais reproduzida no mundo e coloca o bairro carioca no mapa.

O bairro mais queridinho da Zona Sul conta com diversos pontos turísticos que exalam a boemia do lugar. Além da praia de Ipanema e o famoso Posto 9, a Pedra do Arpoador também fica no bairro, onde os visitantes podem assistir um dos pores-do-sol mais bonitos da cidade, apreciar a vista do Morro Dois Irmãos e das praias em volta. 

E a vida noturna não deixa nada a desejar, Ipanema conta com ampla variedade de bares, casas noturnas e os tradicionais botecos cariocas em que rodas de samba tomam as calçadas. Esse pedacinho do Rio oferece programação independente do dia da semana, garantindo ao visitante diversão durante toda a viagem.

A 3 minutos da praia, o El Misti Ipanema, considerado um dos melhores hostels do Rio pelos usuários, é uma boa opção para quem busca uma estadia com boa localização, conforto e preço acessível. 

Onde ficar no Rio de Janeiro: Leblon 

Onde ficar no Rio de Janeiro zona sul

Onde ficar no Rio de Janeiro: Leblon. Foto: Wikimedia Commons

Atravessando para o Leblon, o visitante encontra uma faixa de areia mais tranquilo dos que as dos bairros vizinhos. Fora o ganho com o sossego, o bairro também aumenta o nível de sofisticação em seus bares e restaurantes, que vão desde bistrôs franceses até churrascarias animadas. E para os que procuram as fotos de viagem perfeitas, o Mirante do Leblon está localizado no extremo canto direito da praia e proporciona uma vista de tirar o fôlego das praias do Leblon, Ipanema e do Arpoador. O enorme deck de madeira está posicionado sobre rochas e é um espaço para contemplar a belíssima paisagem.

E para aqueles que gostam de se conectar com a natureza, próximo ao Mirante está o Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos. O parque está localizado em uma área de preservação ambiental e possui brinquedos para as crianças, quadra poliesportiva e uma trilha de 1,5 km.

Para os visitantes que querem conhecer estes e outros atrativos do deste bairro charmoso da Zona Sul, o El Misti Ipanema fica a uma caminhada de 15 minutos do Leblon. 

Leia também:

» Rio de Janeiro: 4 hostels para ficar perto do metrô
» El Misti abre nova unidade com hostel em Búzios
» 18 lugares incríveis no Rio de Janeiro que poucas pessoas conhecem
» Low cost de ônibus chega ao Brasil com passagens São Paulo-Rio a partir de R$19,90

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Ipanema: conheça o melhor da boemia carioca

Artigo anterior

Neve na Serra Gaúcha: frente fria faz nevar no Sul do Brasil, veja o vídeo

Artigo seguinte

Você pode gostar