Olímpia deve receber mais de 350 mil visitantes somente em julho. Saiba o que aproveitar nos parques aquáticos da cidade conhecida como a Orlando brasileira

Opção perfeita para quem procura por diversão e entretenimento para a família, Olímpia, no interior de São Paulo, tem atrações imperdíveis para todas as idades. Conhecida como a Orlando brasileira, a cidade tem uma estrutura incrível de lazer – com dois dos parques aquáticos mais visitados da América Latina – e uma das maiores redes hoteleiras do país. Por isso, é um destino sensacional para quem quer aproveitar as férias escolares de julho.

A expectativa da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura é receber mais de 350 mil visitantes somente neste mês, justamente por conta do recesso das escolas. Historicamente, julho é o segundo mês com maior fluxo de turistas, tanto que é considerado alta temporada em Olímpia, assim como dezembro e janeiro. Para se ter uma ideia, em julho de 2021 a cidade recebeu 340 mil pessoas, mesmo com os hotéis operando com 60% da capacidade devido às restrições da pandemia.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Olímpia, a Orlando brasileira

Olímpia, a Orlando brasileira

Foto: Divulgação

E não é difícil entender porque tantas pessoas decidem viajar para Olímpia – mais de 3 milhões de visitantes por ano. Esta cidade do interior paulista é repleta de atrações imperdíveis, tanto em seus parques aquáticos como em outros equipamentos de lazer.

Além disso, possui uma estrutura turística impressionante: tem a segunda maior capacidade de hospedagem do estado de São Paulo, com mais de 34 mil leitos, e é a quinta maior rede hoteleira do país, ficando atrás só do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Seguro e Salvador. Para completar, a proximidade com a capital paulista torna a chegada de turistas muito mais fácil. Olímpia fica a apenas 436 quilômetros de São Paulo, entre Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, e tem fácil acesso à rodovias e aeroportos.

Por tudo isso, ganhou a fama de Orlando brasileira, em referência à cidade dos Estados Unidos famosa pelos parques temáticos. Mas, assim como sua principal referência internacional, os parques aquáticos e temáticos são os principais responsáveis pelo fluxo de turistas na cidade.

Só o Thermas dos Laranjais recebe mais de 2 milhões de pessoas ao ano. Ele é o parque aquático mais visitado da América Latina, de acordo com o ranking da Themed Entertainment Association – entidade que monitora a visitação de parques temáticos e museus do mundo. Já o Hot Beach atrai aproximadamente 610 mil visitantes por ano – sendo o nono colocado no ranking da Themed.

Atrações imperdíveis de Olímpia

Atrações imperdíveis em Orlando

Foto: Divulgação

Os dois parques aquáticos mais famosos de Olímpia são abastecidos com águas termais, por isso podem ser visitados em qualquer época do ano. Além disso, são repletos de atrações para todas as idades e possuem propostas bem definidas. Thermas dos Laranjais tem brinquedos mais radicais, enquanto o Hot Beach é perfeito para quem busca por mais tranquilidade.

Mas não é só isso que faz da cidade um excelente destino para curtir as férias escolares. Há outros parques temáticos, museus e centros de convivência que convidam os turistas a ficar um pouquinho mais. E, a seguir, vamos te contar quais são as atrações imperdíveis de Olímpia.

Thermas dos Laranjais

Thermas dos Laranjais, em Olímpia

Foto: Divulgação

O parque aquático mais visitado da América Latina é também a principal atração de Olímpia. O Thermas dos Laranjais tem mais de 55 atrações, espalhadas em uma área de 300 mil metros quadrados e divididas em quatro categorias: Infantil, Família, Melhor Idade e Radicais. As principais são o Lendário, o Kamikaze, o Everest, a Asa Delta, a Piscina de Ondas e a Montanha-Russa Aquática, a única em operação no Brasil.

Hot Beach

Hot Beach, em Olímpia

Foto: Divulgação

O Hot Beach, por sua vez, tem 15 atrações categorizadas em Família, Suaves e Radicais. Os dois destaques são a praia artificial com piscina de ondas e o Ebaaa River, um rio lento que percorre um trajeto cercado por jardins. Relativamente novo, o Hot Beach foi inaugurado há apenas 7 anos e tem 80 mil metros quadrados. Suas atrações são, em grande parte, ideais para quem viaja em família – sobretudo, com crianças – ou para quem quer relaxar à beira da piscina.

Vale dos Dinossauros

Vale dos Dinossauros, em Olímpia

Foto: Divulgação

Fora do circuito aquático, o Vale dos Dinossauros é mais uma atração imperdível de Olímpia. O parque tem 38 réplicas de dinossauros em tamanho real – algumas com movimentos e sons – em uma área de 6 mil metros quadrados. Além disso, há um parquinho em forma de ossos e um canteiro que simula o trabalho de paleontólogos. Este é o terceiro Vale dos Dinossauros do país e o primeiro do estado de São Paulo construído pelo Grupo Dreams, que tem forte atuação em Foz do Iguaçu e na Serra Gaúcha.

Museu de Cera

Museu de Cera, em Olímpia

Foto: Divulgação

Outra atração de Olímpia, o Museu de Cera tem 70 personagens, confeccionados em tamanho real, distribuídos em 30 cenários diferentes. As estátuas vieram da Inglaterra e reproduzem figuras famosas, como Gisele Bündchen, Marilyn Monroe, Pablo Picasso, Bruce Lee, Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Steve Jobs, papa Francisco, Madre Teresa e Barack Obama. O local foi aberto em 2021 e pertence ao Grupo Dreams.

Vila Guarani

Vila Guarani é atração da Orlando brasileira

Foto: Divulgação

A Vila Guarani é a mais nova atração de Olímpia. Trata-se de uma área de entretenimento, gastronomia e compras, inaugurada em junho deste ano. Nela, você encontrará restaurantes, lojas de artesanato e comidas, além de um espaço com exposições folclóricas. Além disso, há brinquedos para as crianças, com destaque para a atração “Viiiixi”, um circuito interativo suspenso em uma plataforma vertical de até 15 metros de altura com passarelas e escorregadores.

Museu do Folclore de Olímpia

Museu do Folclore, em Olímpia

Foto: Divulgação

Olímpia é reconhecida oficialmente como Capital Nacional do Folclore e, como não poderia ser diferente, tem um espaço dedicado à tradição cultural. O Museu de História e Folclore Maria Olímpia, que fica no centro da cidade, foi inaugurado em 1973 e tem 10 mil peças em seu acervo. O acesso é gratuito e as visitas podem ser feitas de segunda à sábado.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Turistas pagarão taxa de até R$ 55 por dia para visitar Veneza

Artigo anterior

18 pontos turísticos em Campos do Jordão

Artigo seguinte

Você pode gostar